Informar os profissionais sobre a importância e utilização dos conceitos e técnicas da Arteterapia como método facilitador terapêutico nas áreas da saúde e educação; Observar e experimentar o despertar do potencial criativo do ser humano; Promover o reconhecimento dos genuínos valores emocionais e materiais, somente através dos quais poder-se-á abrir uma porta para o acesso, individual ou coletivo, a um mundo verdadeiramente mais humano.

1 - ARTETERAPIA

Contextualização histórica da Arteterapia. Principais correntes teóricas . A arte, a história da arte e a psicologia: possibilidades de intercâmbio com a arteterapia. O processo de individuação da psicologia analítica de C.G. Jung : fundamentos teóricos. Aplicação dos princípios teóricos de Jung nas áreas de saúde e de educação. Aspectos práticos da arteterapia. Atividade Complementar Integrada.

2 - CRIATIVIDADE

Abordagens da subjetividade humana através da história da arte.Os sentidos: possibilidade para desenvolver o potencial criativo. Criação. Potencial criador. O momento criativo como fazer artístico: processo de desencadeamento da atividade criativa. Principais movimentos criadores na história da arte. Atividade Complementar Integrada.

3 - LINGUAGEM DOS MATERIAIS

Os materiais plásticos e sua linguagem terapeutica. A utilização de materiais plásticos, nas diferentes técnicas artísticas, através de atelier livre e arteterapeutico. Os materiais plásticos facilitando o contato com imagens internas, esquecidas e materializadas em símbolos carregados de significados afetivos. Os materiais plásticos nos diferentes movimentos da história da arte. Atividade Complementar Integrada.

4 - NEUROCIÊNCIA NO CONTEXTO FAMÍLIAR

Funções gerais do sistema nervoso: recepção de informações, interpretações, e elaboração das respostas. Noções da fisiologia do encéfalo: células nervosas, sinapses e neurotransmissores. Neurotransmissores, drogas e patologias: interação e mecanismos. Reorganização e reequilíbrio do sujeito ao meio ambiente: a neuroplasticidade. Atividade Complementar Integrada.

5 - OFICINA DE ARTES

O contexto prático da Arteterapia. O atelier arteterapeutico através das diferentes linguagens expressivas e visuais da arte, dos materiais plásticos e de diferentes técnicas artísticas. Os procedimentos artísticos utilizados em Arteterapia. O fazer expressivo, o simbólico e a procura do seu significado. Os elementos visuais da arte: o ponto, a linha, o plano, a forma , a cor , a composição como forma de expressão do imaginário. Atividade Complementar Integrada.

6 - PSICOPATOLOGIA

A arterapia e a doença da alma. Estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão. O normal e o patológico. O paciente psicossomático e as contribuições do processo arterapêutico na melhoria da qualidade de vida. O material simbólico : ferramenta para o diagnóstico e para o prognóstico em pacientes psiquiátricos.Estruturação do sujeito sob a leitura lacaniana da obra de Freud. Atividade Complementar Integrada.

7 - TERAPIAS EXPRESSIVAS

A arteterapia e as diferentes linguagens da arte - a dança, o teatro , a fotografia, música e o cinema - como parte do processo Arteterapêutico. As técnicas expressivas no contexto arteterapeutico. A arteterapia e suas interfaces com a arte, em suas diferentes manifestações. A expressão artística e a compreensão dos Sentimentos humanos através do processo arteterápico, a partir de uma relação integradora e organizadora da psique. Atividade Complementar Integrada.

ENSINO REMOTO SÁB MANHÃ

Pós-Graduação / MBA Presencial - Início: 16/01/2021

ARTETERAPIA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE

Pague com cartão de crédito a 1ª parcela de R$250,00 OU o valor total do curso a vista 3.087,50 já com 5% de desconto pelo PagSeguro e sendo aprovado a matrícula é liberada na hora.

Pague com boleto a 1ª parcela de R$250,00 OU o valor total do curso a vista 3.087,50 já com 5% de desconto pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.

Pague com Débito online a 1ª parcela de R$250,00 OU o valor total do curso a vista 3.087,50 já com 5% de desconto pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.