Capacitar profissionais a identificar e aprimorar habilidades para o exercício da mediação. Desenvolver a habilidade de analisar a estrutura do conflito. Intervir, a fim de construir junto com as partes, estratégias que possibilitem a interrupção da escalada do conflito. Dominar técnicas de negociação. Manejar as estratégias utilizadas em mediação.

1 - ANÁLISE DOS CONFLITOS

Definição de conflito. Análise do Conflito. Diferentes tipos de conflitos. Conflitos judiciais e extra judiciais. Negociação de Conflitos

2 - ASPECTOS GERAIS DA MEDIAÇÃO

Mediação: Definição, História e Diferentes Áreas de Aplicação. Outras Metodologias de Resolução de Conflitos: Negociação, Arbitragem e Conciliação. Preceitos Éticos da Prática da Mediação. Princípios da Mediação. O Papel do Mediador de Conflitos.

3 - ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SOCIAIS DA FAMILIA

História Social da Família. Novas Configurações Familiares. As Etapas do Ciclo vital da Família. Família de Origem x Família Nuclear. Fronteiras de Comunicações Familiares. Conjugalidade x Parentalidade. Disfunção Conjugais e Parentais. Adaptações Culturais. Conflitos Geracionais. O Divórcio. O Recasamento.

4 - FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA MEDIAÇÃO

Disposições Gerais sobre a Mediação Civil. A Mediação Privada. A implementação da Política Pública dos Meios Pacíficos de Resolução de Conflitos. O Direito de Família. O Lugar e a função da Informação Jurídica na Mediação. O Papel do Advogado na Mediação. A Resolução nº 125/2010 do CNJ. Marco Legal da Mediação: Lei nº 13.140/2015

5 - OS DIFERENTES MODELOS DE MEDIAÇÃO

Modelo Tradicional/Linear (Escola de Harvard). O Modelo Transformativo (Folger e Bush). O Modelo Circular Narrativo (Sara Cobb). Outras contribuições teóricas.

6 - PROCESSO DE MEDIAÇÃO

Reunião (individual/conjunta e coletiva) de pré-mediação. Planejamento das sessões de mediação. A declaração de abertura do mediador. O resumo em mediação. Levantamento das questões. Elaboração e discussão da Pauta. Identificação de interesses e necessidades. Reconhecimento e validação de sentimentos. As técnicas utilizadas em mediação. Construção e redação do acordo. Outros encaminhamentos.

7 - SIMULAÇÃO E ESTUDO DE CASOS

Aplicação teórica nos casos práticos. Dinâmicas com simulações de casos. Estudo de casos reais. Exercícios para o desenvolvimento de habilidades.

8 - TÓPICOS ESPECIAIS EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Violência Doméstica e de Gênero. Compulsões e dependências. Conflitos de Lealdades. Possíveis Casos de Síndrome de Alienação Parental.

NITERÓI 3ª NOITE
    Inscrições: Encerradas
    Próx turma: OUT /20

Pós-Graduação / MBA Presencial - Início: 29/08/2020

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COM ÊNFASE EM FAMÍLIA

Pague com cartão de crédito a 1ª parcela de R$270,00 OU o valor total do curso a vista 3.334,50 já com 5% de desconto pelo PagSeguro e sendo aprovado a matrícula é liberada na hora.

Pague com boleto a 1ª parcela de R$270,00 OU o valor total do curso a vista 3.334,50 já com 5% de desconto pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.

Pague com Débito online a 1ª parcela de R$270,00 OU o valor total do curso a vista 3.334,50 já com 5% de desconto pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30.