Faça sua Matrícula Online pagando a 1ª parcela pelo PagSeguro. .
Objetivo
O curso de PSICOMOTRICIDADE tem como objetivo ressaltar a importância da descoberta e ainda aprofundar o tema “integração do corpo, ação e emoção” na área educacional. Oferece subsídios para que os alunos possam organizar as habilidades motoras da criança através de atividades trabalhando gestos, as ações e posturas enquanto sistema. Mostrar que o bom desenvolvimento psicomotor é importante para fazer com que o sujeito melhore seu desempenho e habilidades, crie confiança em si, aprimorando sua autoestima e que há essência no ser em movimento. Também é um importante instrumento para mostrar que a prática psicomotora pode ajudar qualquer profissional em todas as atividades que têm o corpo como instrumento de conhecimento. Com base no saber psicomotor leva cada um a buscar habilidades que irão transformar cada ação numa expressão cheia de intelectualidade, verdade e consciência. Fazer sabendo. Fazer pensando. Produzindo o corpo para adequar em muitos significados. Mostrar que somos o corpo construído numa totalidade de afeto e de existência humana. Também analisar a contribuição do trabalho psicomotor na construção e preservação da saúde do idoso, sua valorização e reconhecimento para uma melhor qualidade de vida. Psicomotricidade é construir, reconstruir e transformar. Também assimilar alguns conceitos e apropriar-se de alguns princípios norteadores, tendo em vista um pequeno aprofundamento no conhecimento no que tange à prática da psicomotricidade na educação inclusiva.
1 - EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
Condutas psicomotoras infantis. A expressão motora. Reeducação psicomotora. Deficiências psicomotoras. Conscientização da expressão motora: possibilidade para a melhoria das aptidões. A reeducação psicomotora.
2 - GERONTOPSICOMOTRICIDADE
O idoso e a gerontopsicomotricidade. O corpo e as perspectivas psicomotoras para o idoso. O corpo e seus símbolos (linguagens razões). A contribuição da família do idoso: convivência, conflitos, participação e interação. Intervenções psicomotoras: possibilidade de educação, reeducação e terapia. Processos Neurofuncionais: Gnosias, Praxias, Memória, Atenção, Linguagem e Pensamento. Atividades como essência de motivação.
3 - NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E MOTORA
Funções gerais do sistema nervoso: recepção de informações, interpretações, e elaboração das respostas. Noções da fisiologia do encéfalo: relações com os fatores biopsicosociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano. Desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e relacional. Reorganização e reequilíbrio do sujeito ao meio ambiente.
4 - PRÁTICAS DE JOGOS PSICOMOTORES
Intervenções psicomotoras: relevância, necessidades e propósitos. Jogos e estímulos: funções e práticas usuais.
5 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Introdução à Psicologia: conceito, princípios. Pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Freud. Infância, Adolescência, Vida Adulta e envelhecimento: conceitos, características.
6 - PSICOMOTRICIDADE
Psicomotricidade: conceitos, características e propósitos. A intervenção psicomotora no processo de aprendizagem. Aspectos funcionais: esquema corporal, lateralidade, organização e estruturação espaço-temporal, percepção, ritmo, equilíbrio, tônus, postura, memória, respiração, relaxamento. Aspectos relacionais : a comunicação, a expressão, a agressividade, a afetividade, o limite e a corporeidade.
7 - PSICOMOTRICIDADE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Abordagem das características e especificidades de alguns transtornos ao qual o especialista em psicomotricidade pode trabalhar; Alguns transtornos e deficiências a serem trabalhadas em sua atuação profissional; Conceitos primários dos transtornos que o profissional encontra diante de seus desafios diários na sua atuação; Conceitos de inclusão e educação especial na atuação do especialista em psicomotricidade; Promover discussão a respeito da atuação do psicomotricista na área de educação especial.
8 - TÉCNICA E AVALIAÇÃO PSICOMOTORA
Avaliação do Indivíduo: prática fundamrntal no atendimento psicomotor. Esquema corporal : percepção global do corpo. Relaxação generalizada e segmentar. Coordenação geral estática e dinâmica. Equilíbrio: educação e treinamento. Ritmo : adaptação e intervenção. Relações têmporo-espaciais : orientação e estruturação.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
Curso:
PSICOMOTRICIDADE1ª Parcela:
220,00___________
Valor da 1º parcela a pagar agora:
220,00Demais parcelas em 12 x 220,00 no Boleto.
Formas de Pagamento:
Pague com cartão de crédito a 1ª parcela de R$220,00 pelo PagSeguro e sendo aprovado a matrícula é liberada na hora.
Pague com boleto a 1ª parcela de R$220,00 pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.
Pague com Débito online a 1ª parcela de R$220,00 pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual
* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.