Faça sua Matrícula Online pagando a 1ª parcela pelo PagSeguro. .
Objetivo
O curso tem como objetivo principal promover reflexões e conhecimento acerca das alterações e desvios no desenvolvimento mental (neurobiológico) infanto-juvenil, instrumentalizando os profissionais das áreas de educação e saúde sobre conceitos, características, nomenclaturas e etiologias.
1 - ASPECTOS NEUROBIOLÓGICOS
Aspectos do SNC e funcionalidade. Alterações da memória, atenção e percepção. Processamento do estímulo. Funções Executivas. Epigenética. Comando e motivo. Automatização. Empatia. Neuroplasticidade.
2 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Funcionamento intelectual e funcionamento adaptativo. Etiologias e prevalência. Fatores de risco. Investigação e marcadores. Condições associadas. Síndromes genéticas e DI. Atraso global do Desenvolvimento. Síndrome Alcóolica Fetal (SAF). Avaliação e instrumentos. Programas de adequação pedagógica e adaptativa (PEI).
3 - INTRODUÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS
Definição e características. Diferença entre transtorno mental, doença mental, síndrome e dificuldades. Nomenclaturas. Equipe multiprofissional, diagnóstico e intervenções. Fatores de risco. Abordagem terapêutico-educacional (instrumentos). Fatores preditivos (biológicos; fatores externos e estruturais). Empoderamento famíliar.
4 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
5 - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Histórico e o TDAH hoje. Quadro clínico. Teorias anatomofuncionais. Apresentação e Diagnóstico. Demandas acadêmicas e manifestações do TDAH na escola. Orientação família e escola. Adaptações ao contexto escolar.
6 - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Caracterização e diagnóstico. Sintomatologia. Diagnóstico diferencial. Alterações sensório-perceptivas e de processamento. Perfil de desenvolvimento e cognição. Linguagem e comunicação. Eficácia das metodologias terapêutico-pedagógicas (ABA, TEACCH, CAA, outras).
7 - TRANSTORNOS DA FALA E LINGUAGEM
Diferença entre alterações de fala e de linguagem. Fatores que desorganizam a aquisição da linguagem na infância. Os transtornos da comunicação verbal e não verbal. Diferença entre os prejuízos primários da linguagem e a co-ocorrência destes com transtornos maiores. Etiologias e sintomatologia. Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Transtorno do Processamento Auditivo (TPA). Apraxia verbal. Disartria. Implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento social.
8 - TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E OBSESSIVO COMPULSIVO
Medo e ansiedade. Fisiologia da ansiedade. Características diagnósticas. Transtorno de Ansiedade Generalizada; Fobias Específicas; Fobia Social; Mutismo Seletivo; Ansiedade de Separação; Transtorno do Pânico e Agorafobia. Espectro Obsessivo Compulsivo. Condições associadas, comorbidades e diagnóstico diferencial.
9 - TRANSTORNOS DEPRESSIVOS
Características clínicas da depressão infanto-juvenil. Definição e manifestações. Diagnóstico diferencial e comorbidades. Irritabilidade crônica como transtorno de desregulação do humor. Etiologias e apresentação dos sintomas: fatores internos e externos. Incidência e suicídio.
10 - TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO
Definição de transtornos disruptivos (explosão, desafio e conduta). Agressividade como marcador social para o transtorno. Transtorno de Personalidade Antissocial. Sociopata ou psicopata. Interferências no contexto escolar e social.
11 - TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM
Dificuldade acadêmica e Transtornos da Aprendizagem: diferenças essenciais. Etiologia, características e sintomatologia. Transtornos específicos da Leitura (Dislexia) e da Escrita (disgrafia e disortografia). Diferenças fundamentais entre dificuldades nas habilidades matemáticas e a Discalculia. Adaptações e intervenções.
12 - TRANSTORNOS MOTORES
Alterações na motricidade (dispraxias; lateralização; instabilidade e inibição psicomotora). Transtornos de Tique (Tourette, Motor e Vocal). Transtornos da Coordenação e Movimento Estereotipado. Características diagnósticas e condições associadas. Sintomatologia clínica. Diagnóstico diferencial TT e TOC. Co-ocorrência com outros Transtornos Mentais.
Curso:
TRANSTORNOS MENTAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL1ª Parcela:
300,00___________
Valor da 1º parcela a pagar agora:
300,00Demais parcelas em 12 x 300,00 no Boleto.
Pague com cartão de crédito a 1ª parcela de R$300,00 pelo PagSeguro e sendo aprovado a matrícula é liberada na hora.
Pague com boleto a 1ª parcela de R$300,00 pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.
Pague com Débito online a 1ª parcela de R$300,00 pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.
Formas de Pagamento:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual
* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.