Pós-Graduação/MBA Presencial

ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O objetivo do Curso de Administração e Supervisão Escolar da AVM é promover a capacitação de profissionais graduados nas diferentes áreas do conhecimento (Pedagogos, Professores da Educação Básica, Psicólogos, Administradores, etc.), para estudos e práticas nas áreas da Gestão e Coordenação do Trabalho Pedagógico em espaços escolares públicos e privados, a partir de uma postura crítica, criativa e de tomada de decisões compromissadas com o fortalecimento de uma escola reflexiva, inclusiva e favorecedora de aprendizagens significativas.

    1 - ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR

    Administração educacional e Administração Escolar: histórico, conceituação, princípios e especificidades. Tendências atuais de Administração Educacional no Brasil. A função social da escola e as condições objetivas de trabalho. Ação crítica da Administração educacional, o projeto institucional e seus fins. A autonomia da escola e a participação na gestão escolar. Funções da Administração educacional na organização e dinâmica escolar em espaços públicos e privados. A gestão de pessoas, dos recursos materiais e financeiros na escola. A gestão democrático-participativa: Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar. Atividade Complementar Integrada

    2 - CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

    Análise histórica, ideológica, cultural e epistemológica do currículo. Paradigmas curriculares: técnico, prático e crítico e suas implicações no processo de desenvolvimento curricular. A disciplina também apresenta e discute questões contemporâneas que envolvem o currículo relacionando-as com os aspectos legais e as atuais políticas públicas. Estudo da BNCC na educação básica e suas articulações. Atividade Complementar Integrada

    3 - DIREITO E LEGISLAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

    O Sistema Educacional Brasileiro: legislação e organização. Estrutura política e administrativa do ensino no Brasil: o papel da União, dos Estados, dos Municípios e das instituições de ensino das redes pública e privada. Análise, interpretação e aplicação da Legislação Educacional vigente: CF/1988, Lei 9.394/96, Lei 8.069/90 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Atividade Complementar Integrada

    4 - ESCOLA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO

    História social da família. Família e contemporaneidade. Rotinas e dinâmicas familiares. Políticas públicas e família. Redes de inter-relação das crianças na família. Escola e família: dimensões socializantes e processos formativos.Atividade Complementar Integrada

    5 - INOVAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS EM EDUCAÇÃO

    Habilidades e competências de um Gestor Educacional. Inovação em Educação. Relações Interpessoais e o espaço escolar. Estilos de liderança em Gestão Educacional. Gestão de Conflitos e criatividade. Atividade Complementar Integrada

    6 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

    Compreender os princípios e práticas de planejamento educacional e pedagógico, analisando seus reflexos no âmbito da Gestão Escolar, aliado à reflexão sobre a tipologia e dimensões da avaliação em educação, evidenciando objetivos e aprimoramento de práticas avaliativas na ação de Gestores Educacionais. Atividade Complementar Integrada

    7 - SUPERVISÃO EDUCACIONAL

    A coordenação pedagógica/supervisão educacional: histórico, conceitos, características e especificidades. A coordenação pedagógica: realidade e perspectivas; condições subjetivas e objetivas da ação. Supervisão educacional na atualidade: princípios filosóficos e pedagógicos. Coordenação/supervisão educacional: conhecimento, ética e cidadania. Coordenação/supervisão educacional e o Currículo: qualidade do ensino e cidadania. Gestão democrático-participativa e a coordenação/supervisão educacional: o Projeto-Político-Pedagógico (PPP) em questão. Especificidades da ação do Coordenador/Supervisor Educacional: a Legislação, Planejamento, Acompanhamento e a Avaliação do trabalho pedagógico - princípios e métodos de intervenção. Formação continuada dos profissionais de educação. Atividade Complementar Integrada

    8 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    9 - TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

    Compreensão dos estilos de aprendizagem: aprendizagem normal e disfuncional; e foco nas funções cognitivas, principalmente, atenção, memória, linguagem e funções executivas (e suas alterações). Reflexão sobre a diferença entre síndromes, dificuldades e transtornos; suas comorbidades; e alterações de comportamento. Entendimento básico sobre os transtornos do neurodesenvolvimento (DSM-5): disgrafia, dislexia, disortografia, discalculia, TDAH e autismo. Experiências de flexibilidade nas metodologias docentes com formação junto aos diferentes transtornos. Organização e administração de práticas docentes inovadoras diante do conhecimento sobre os transtornos do desenvolvimento mental (Retardo Mental; Transtornos de Desafio e Conduta; Ansiedade e Fobias; Tiques; Depressão Infantil; Transtorno do Humor). Abordagens neurodidáticas a partir da percepção de alterações de comportamento emocional, cognitivo, físico, social e relacional. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais junto às demandas acadêmicas e emocionais: pensando Ansiedade e Depressão. Inclusão e Mediação Escolar: instrumentos neuropedagógicos com gestão das atividades e dos métodos de avaliação. Atividade Complementar Integrada

    • Turmas de Maio/2020.

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.