Pós-Graduação/MBA Presencial

DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

• Objetivo

Propiciar ampla formação teórica e prática em direito e processo do trabalho, de forma a capacitar à atuação profissional nas áreas pública e privada, tanto nas carreiras específicas do campo jurídico, como nos mercados profissionais e empresariais conexos, que exijam conhecimentos afetos ao objeto do curso.

1 - DIREITO COLETIVO DO TRABALHO

Conceito e evolução histórica . Sindicatos: representação dos trabalhadores nas empresas . Conflitos coletivos do trabalho. Contrato coletivo . Convenções e acordos coletivos: greve. Atividade Complementar Integrada.

2 - DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO I

Evolução histórica do Direito do Trabalho no Brasil e no mundo. Posição no quadro geral dos ramos do Direito . Relações com os demais ramos do Direito . Fontes. Aplicação, interpretação e eficácia das normas trabalhistas . Princípios de Direito do Trabalho: prescrição. Contrato de trabalho: conceito, natureza, objeto, atributos, classificação, duração . Contrato de trabalho por tempo determinado: contrato de experiência . Contrato de trabalho por obra certa . Contrato temporário de trabalho. Trabalho a tempo parcial. Empregado: em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público. Diretor de sociedade . Trabalhador temporário: autônomo , trabalhador eventual , trabalhador avulso , estagiário. Empregador: espécies. Disciplina jurídica. Poder de controle . Poder de organização . Poder disciplinar . Regulamento de empresa. Atividade Complementar Integrada.

3 - DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II

Remuneração: denominação, conceito, elementos. Classificação de remuneração :abonos, adicionais, ajudas de custo, comissões, participação nos lucros, gratificações, décimo terceiro salário, salário família, salário maternidade, PIS-PASEP . Proteção ao salário . Equiparação salarial . Salário mínimo . Salário profissional. Alteração, suspensão e interrupção do contrato de trabalho . Cessação do contrato de trabalho. Aviso prévio. Estabilidade . Indenização . FGTS. Atividade Complementar Integrada.

4 - DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

Processo de conhecimento. Petição inicial . Citação . Resposta . Prova . Audiência . Sentença. Coisa julgada . Procedimento sumário . Processo cautelar . Procedimentos especiais . Jurisdição . Competência . Recursos. Tutela Antecipada. Princípio da subsidiariedade ao processo do trabalho. Princípios: confronto com o processo civil . Conciliação . Instrução . Prova . Sentença .Recursos . Execução. Procedimentos especiais. Poder normativo. Execução Trabalhista. Atividade Complementar Integrada.

5 - DIREITO TUTELAR DO TRABALHO/SEGURIDADE SOCIAL

Identificação e registro profissional. Princípio da isonomia no Direito do Trabalho: trabalhadores urbanos e rurais, discriminação no trabalho ou no acesso ao emprego, deficientes físicos, empregados domésticos. Jornada de trabalho. Repouso semanal remunerado. Férias. Trabalho da mulher. Trabalho da criança e do adolescente. Nacionalização do trabalho . Segurança e medicina do trabalho . Fiscalização do trabalho. Assistência na rescisão do contrato de trabalho. Previdência e Assistência Social : acidente de trabalho, enfermidades adquiridas no trabalho, auxílios, aposentadoria, pensões, seguro desemprego. Atividade Complementar Integrada.

6 - ESTADO CONSTITUIÇÃO E TRABALHO

Estado de Direito . Poder Constituinte. Teoria da Constituição: classificações das normas constitucionais. Hermenêutica Constitucional . Direitos sociais - Ordem econômica . Ordem social. Separação e independência de poderes . Forma federativa de estado . Organização judiciária brasileira: órgãos do Judiciário, competências . Justiça do Trabalho: competência, estrutura e funcionamento . Poder normativo da Justiça do Trabalho . Funções essenciais à justiça . Ministério Público do Trabalho. Administração pública. Aspectos formal e material. Função pública. Serviço público. Servidor público. Regimes. Aplicabilidade do regime trabalhista ao servidor público. Atividade Complementar Integrada.

7 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

• Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.