Formação Pedagógica

Docência no Ensino Fundamental e Médio

Curso de formação de docentes no nível superior.

  • Objetivo

    Formação de docentes no nível superior para as disciplinas que integram as quatro séries finais do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio. O programa é destinado a portadores de diploma de nível superior, em cursos relacionados à habilitação pretendida, que ofereçam sólida base de conhecimentos na área de estudos ligada a essa habilitação.

    1 - ANÁLISE BIO-PSICOLÓGICA DO ALUNADO

    Desenvolvimento humano e aprendizagem: histórico, concepções e metodologias. Infância e adolescência: construção da identidade, da auto-estima, dos valores morais e dos limites. Abordagem dos aspectos bio-psico-social e cultural do desenvolvimento do sujeito e sua influência nas bases cognitivas da aprendizagem. Problemas de aprendizagem: a produção do fracasso escolar, mecanismos de exclusão. Procedimentos de superação. Determinantes e prevenção das deficiências.

    2 - DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

    Definição e Importância; A Didática e o Processo Ensino-Aprendizagem. Agentes do Processo Pedagógico: Professor e Aluno. O contexto escolar e seus desafios no Ensino Fundamental e Médio. Diversidade na sala de aula. O planejamento Educacional no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. Práticas de Ensino. Projeto Político-Pedagógico. Sistemas de Avaliação no âmbito do Ensino Fundamental e Médio.

    3 - DINÂMICA DE GRUPO

    O conhecimento técnico para a execução de tarefas em tempos de trabalho em equipe. Processos de interação e processo humano. Dinâmicas e jogos: desenvolvimeto de conhecimentos teórico-práticos dos processos grupais e das relações humanas: a ótica da abordagem construtivista. Liderança.

    4 - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

    Definições e Funções da Filosofia. Filosofia e Senso Comum. Os Grandes Problemas Filosóficos. Fundamentos da Epistemologia: tipos de conhecimento. A Educação e a Filosofia. Concepções de Filosofia da Educação. O Conhecimento Filosófico e o Pensamento Reflexivo. Os Pressupostos Filosóficos Subjacentes às Práticas Educativas: Fundamentos Antropológicos (o Homem), Axiológicos (Valores), Epistemológicos (Conhecimento) e Políticos (Poder). Concepções Filosóficas da Educação no Mundo Contemporâneo. Os Problemas Filosóficos da Educação Brasileira. A Significação Ideológica do Discurso Pedagógico. Estudo das Correntes Filosóficas da Educação e de sua Relação com as Tendências Pedagógicas. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    5 - LIBRAS

    Aspectos clínicos, educacionais, organizacionais e socioantropológicos da surdez. A inclusão da pessoa surda. Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    6 - MÉTODOS E PROJETOS DE AVALIAÇÕES

    Pedagogia de Projetos: das idéias de Dewey à realidade da educação do século XXI. Um modo seguro de provocar aprendizagem. Ensino-aprendizagem e processos pedagógicos. Pedagogia de Projetos e a reciprocidade, a autonomia e a aprendizagem significativa. Vida cooperativa e Pedagogia de Projetos. Conhecimento escolar, projetos de trabalho e disciplinas acadêmicas. A interdisciplinaridade e a pedagogia de projetos. Concepção globalizante de conhecimento. Trabalhando com Projetos, interligando conteúdos e compartilhando reflexões. O que pensam Gardner e Lipman. Tipos de Projeto: Projeto empreendimento; Projeto competência/conhecimento; Projeto vida cotidiana; Projeto Institucional.

    7 - PRÁTICAS DE ENSINO, LEIS E ARTES

    O papel das práticas de ensino no processo de aprendizagem. Tipos de práticas de ensino no âmbito presencial e a distância. Práticas de ensino em diferentes correntes de aprendizagem. A importância dos recursos pedagógicos e das TICs aplicadas a Educação. Problemas e desafios da prática de ensino no contexto atual. Vícios da prática de ensino. Plano de Ensino e Plano de Aula: Construção e aplicação. Prática de Ensino e LDB. O papel da arte no processo de aprendizagem. A arte como recurso pedagógico.

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.