Pós-Graduação/MBA Presencial

DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O domínio cognitivo motor é um campo emergente nas áreas de educação e saúde. Baseada em no campo teórico e prático, ligada ás áreas de neurociência, aprendizagem, reabilitação e psicomotricidade. O curso tem por objetivo fornecer conceitos e conhecimento fundamentais e capacitar, em nível pós-graduação latu senso, profissionais num contexto interdisciplinar dos princípios envolvendo o domínio cognitivo motor nas áreas de educação e saúde. Oferecer subsídios para os alunos possam organizar as habilidade cognitivas associadas as motoras da infância a velhice através de atividade especificas de acordo com perfil etário e nível patológico. Objetivando a participação no diagnostico e na intervenção do tratamento dos distúrbios neurológicos.

    1 - EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

    Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino nos níveis médio e fundamental. Alternativas para exercícios de habilidades cognitivas, emocionais e sociais no contexto escolar, materiais e jogos que exercitam habilidades emocionais, cognitivas e sociais, que permitam a proposição de atividades curriculares e extracurriculares, contribuindo para o fortalecimento e o enfoque globalizador de educação, utilização de jogos cognitivos como recursos didáticos ao exercício dessas habilidades. Atividade Complementar Integrada.

    2 - ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E MOTORA APLICADA AOS PRÍNCIPAIS DÉFICITS DE APRENDIZAGENS

    Compreensão dos modelos relevantes de cognição saudável, a base biológica das deficiências cognitivas. Etiologia, características e sintomatologia dos transtornos de aprendizagem e seu impacto no funcionamento cotidiano para a reabilitação cognitiva direcionada, ou seja, como as funções cognitivas que afetam diretamente o aprendizado, recursos didáticos , adaptação e intervenção de exercício que facilitem essas habilidades. Atividade Complementar Integrada.

    3 - ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E MOTORA APLICADA AOS PROCESSOS REABILITATIVOS

    Processos cognitivos e funções executivas. Desenvolvimento neuropsicomotor e aspectos neuroanatômicos nas disfunções cognitiva e motoras e processos de reabilitação neuroplascidade, aprendizagem e reabilitação. Sintomatologia, avaliação e prescrição de programas de intervenção cognitiva e motora. Atividade Complementar Integrada.

    4 - ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E MOTORA NOS IDOSOS

    Conceitos iniciais de gerontologia e envelhecimento populacional. Neurofisiologia, fatores neurobiológicos e aspectos fisiopatológicos do processo de envelhecimento humano. Benefícios de programas de estimulação cognitiva e motora na melhoria da funcionalidade, autonomia e independência do idoso. Comprometimento cognitivo leve e demências associadas ao processo de envelhecimento. Elaboração de programas de exercícios cognitivos e motores aplicados aos idosos. Atividade Complementar Integrada.

    5 - INTRODUÇÃO AS NEUROCIÊNCIAS E DOMÍNIOS COGNITIVOS E MOTORES

    Conceitos em neurociências e seus conceitos científicos básicos que fundamentam os sintomas, sinais e funcionalidade do indivíduo. Visão geral das funções cognitivas, para permitir a compreensão crítica sobre o campo das neurociências com ênfase em estratégias em aprendizagem e reabilitação. O Neurofeedback na reabilitação e sua concepção teórica quanto aplicabilidade, e seus recursos disponíveis para uso na reabilitação, suas evidências quanto a resultados favoráveis e não favoráveis. Atividade Complementar Integrada.

    6 - JOGOS APLICADOS AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DA INFÂNCIA AO ENVELHECIMENTO

    Conceitos iniciais de jogos e ludicidade. Aplicabilidade dos jogos cognitivos e motores nas diversas fases da vida. Importância dos jogos cognitivos e motores na aprendizagem e na reabilitação. Serão abordados a elaboração e confecção de jogos utilizando materiais de baixo custo. Atividade Complementar Integrada.

    7 - PRINCÍPIOS DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E MOTORA APLICADA A EDUCAÇÃO E SAÚDE.

    Conceitos iniciais de estimulação cognitiva e motora aplicada as áreas de educação e saúde. Aquisição das habilidades cognitiva e motoras, fatores que a influenciam nos primeiros anos de vida e podem afetar no aprendizados e reabilitação. A relação desses domínios e suas influencias na performance reabilitativa e de aprendizagem. Concepção teórica quanto a aplicabilidade da reabilitação das alterações da sensopercepção: agnosias; dislexia; daltonismo; transtorno do movimento e da coordenação, perturbação da percepção/aspecto sensorial. Transtorno de linguagem e do desenvolvimento da linguagem, afasias, apraxias e diagnóstico diferencial das alterações neurológicas de linguagem e o seu impacto no funcionamento cognitivo para a reabilitação. Evidências quanto aos resultados clínicos favoráveis e não favoráveis. Atividade Complementar Integrada.

    8 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E MOTORA

    DCM aplicados ao Autismo; DCM aplicados a Síndrome de Down; DCM aplicados TDAH; DCM aplicados a PC; DCM aplicados a pacientes com AVE; DCM aplicados as AVDS. Atividade Complementar Integrada.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.