Pós-Graduação/MBA Presencial

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O curso tem como proposta qualificar o professor através de fundamentos e metodologias de ensino e aprendizagem, permitindo a melhoria da prática pedagógica em diferentes dimensões (linguística, social e política, psicológica e educacional) e também trazer a discussões, propostas para a alfabetização e dessa forma amenizar problemas educacionais, que envolvem o processo de aquisição da escrita e da leitura. O especialista em Letramento e Alfabetização será capaz de elaborar e utilizar diferentes metodologias de ensino e avaliação. A arte tem que fazer parte desse curso já que a construção do sujeito e seu envolvimento com sua cultura enfatizam a importância de um processo pedagógico que subsidie elementos da linguagem visual. A arte traz prazer para aprender.

    1 - A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: PRÁTICAS E REFLEXÕES DE METODOLOGIAS DE ENSINO

    Práticas Avaliativas Significativas na Alfabetização, Letramento, História, Aprendizagem, Abordagens de Ensino de Crianças, Jovens e Adultos. A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização e Letramento no Contexto Educacional, Cultural e Diversidade. Atividade Complementar Integrada.

    2 - A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

    Alterações que se manifestam em crianças durante o processo de alfabetização. Fatores de risco e preditivos. Transtornos do Neurodesenvolvimento que podem interferir no processo de aquisição da leitura e escrita. Aspectos afetivo-emocionais no processo de alfabetização. Motivação. Atividade Complementar Integrada.

    3 - A PSICOMOTRICIDADE E A LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

    Relações Existentes entre a Educação e o Processo de Transformação Social e Práticas Pedagógicas: o Aluno, o Professor e o Conhecimento, Arte e Ludicidade na Perspectiva do Letramento e a Psicomotricidade. Atividade Complementar Integrada.

    4 - ARTES, CULTURA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

    Percepção do significado da Arte, levando o educando a refletir sobre estética de forma crítica e criativa, tendo em vista, seu cotidiano mais próximo. Atividades que estimulem a liberdade de criação por meio da Arte. Atividade Complementar Integrada.

    5 - ATIVIDADES NO LETRAMENTO E NA ALFABETIZAÇÃO

    Letramento, não pode ser um treinamento repetitivo de uma habilidade. O Letramento pode ser uma diversão. Brincando com as letras, palavras. Pensar sobre o sistema alfabético por meio de atividades dando possibilidades cognitivas. Construir parcerias com os alunos através de habilidades, criando situações para o letramento e a alfabetização como forma de estratégias. Mostrar a importância do brincar através do jogo, do brinquedo e da brincadeira. cuito de recompensa e aprendizagem nos processos de comunicação. Brinquedos cantados: sons, corpo, emoção, memória rítmica e mímica Decifração de signos, símbolos na formação da cognição e metacognição. Processos de criação e recriação de símbolos para comunicação. Atividade Complementar Integrada.

    6 - CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, ESCRITA E LEITURA

    Teorias e Função Social do Letramento para a Leitura e para a Escrita, Gêneros Textuais em Práticas de Alfabetização na Leitura e a Escrita e outros Contextos (Oralidade, Processos Fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita. Psicogênese da Língua Escrita / Diagnóstico e Avaliação do Processo de Aprendizagem da Escrita. Atividade Complementar Integrada.

    7 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA E CONTEXTO SOCIAL NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

    Educação Inclusiva, Dificuldade de Aprendizagem na Alfabetização e Letramento: Especificidades e Contribuições. As Novas Tecnologias na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência. Atividade Complementar Integrada.

    8 - NEUROCIÊNCIAS EM BENEFÍCIO DO LETRAMENTO E DA ALFABETIZAÇÃO

    A Neurociência, a Alfabetização e Letramento e suas perspectivas para o ensino aprendizagem. Mostrar a importância e necessidade da Neurociência aos profissionais envolvidos no Letramento e Alfabetização para que tenham a clareza das ações comportamentais de seus educandos que provêm de atividades cerebrais dinâmicas e que contribuem para que sejam elaboradas atividades que desenvolvam tais funções. Dentro dessa abordagem, se procurará mostrar o que é Neurociências, suas possíveis contribuições para a área educacional, bem como a sua contextualização e relação com o processo ensino-aprendizagem. Atividade Complementar Integrada.

    9 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LINGUAGEM E MÍDIAS

    Políticas Públicas, Currículo e Planejamento. Metodologia e Alfabetização Científica e Letramento. Projetos Pedagógicos. Plano de Aula e Sequência Didática. Alfabetização e Letramento de Pessoas Jovens e Adultas e Orientações Metodológicas e Materiais Didáticos. A Alfabetização em Ciências Humanas, Linguagem Matemática e em Ambientes Virtuais. Atividade Complementar Integrada.

    10 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.