Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM FORMAÇÃO DE GERENTES, GESTORES E COORDENADORES PARA ALTO DESEMPENHO

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Objetivo: Formar gerentes, gestores e coordenadores para todos os tipos de organizações (privadas e públicas), focados, principalmente, na maximização de resultados econômico-financeiros sustentáveis, no mínimo custo, maximizando a utilização dos recursos organizacionais disponíveis, com integração e envolvimento criativos e produtivos das pessoas de todos os níveis e máximo foco nos clientes, público e mercado. Após o curso os participantes serão capazes de resolver questões e problemas de gestão de pessoas e de processos, demonstrar capacidade aos donos das organizações no quê se refere à melhoria e à manutenção de resultados competitivos e sustentáveis, aplicando as técnicas apreendidas durante o curso." Os participantes, “não gerentes, gestores, coordenadores e chefes”, terão a oportunidade de visualizar quais atitudes, comportamentos, habilidades, perfis e conhecimentos (exceto QI), são mais valorizados pelos donos de empresas para colocar alguém num posto de confiança.

    1 - GERENCIAR E COORDENAR PROJETOS

    Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Do quê tratam o gerenciamento e a coordenação de projetos: diferenças; Definir os papeis e habilidades do Gerente, Gestor e Coordenador de projetos; Definir os objetivos, metas e indicadores de desempenho: quais serão os ganhos pelo projeto (Pay back, Tempo de Retorno, exemplo prático); Montar o cronograma ou planejamento do projeto; Definir a equipe do projeto e suas funções; Execução do projeto; Monitorar e controlar a evolução física e a planejada (ver 3.8.11); Monitorar os custos previstos e os reais: ações corretivas; rodar o PDCA no projeto; Utilizar ou indicar técnicas para monitorar evolução de projetos: MS Project, Primavera, etc). Atividade Complementar Integrada. Atividade Complementar Integrada.

    2 - GESTÃO CORPORATIVA RESPONSÁVEL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL - NBR´S 16001 E 14031

    Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Ética e os Fundamentos da Responsabilidade Social - conceitos e pilares da responsabilidade social corporativa. Gestão da Responsabilidade Social - Gestão, Certificações, Relatos, Fornecedores, Normas e Diretrizes. Questão para Debate: Por que as empresas "fazem" Responsabilidade Social? Diálogo e Relacionamento com Partes Interessadas; Desenvolvimento de Programas de Responsabilidade Social; A Diversidade como um Valor para a Empresa; Questão para Debate: E agora! Por onde começar para criar uma Cultura Responsável na minha Empresa? Avaliação de desempenho ambiental (ADA); A NBR ISO 14031:2015; Visão geral; O que é uma ADA; Processo de ADA; Por que realizar uma ADA; CONAMA 237; Indicadores de ADA; Princípios de ADA; Partes interessadas; Planejamento; Seleção de indicadores; Coleta de dados; Avaliação das informações; Relato e comunicação; Análise crítica e melhoria; Exemplos para seleção de indicadores. Atividade Complementar Integrada. Atividade Complementar Integrada.

    3 - GESTÃO DE PROCESSOS COM INDICADORES DE DESEMPENHO E METAS

    Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Definição de Processo para Produtos e Serviços; Mapeamento de Processo; Importância do mapeamento de processo para a otimização da organização; Atores de um processo; Ferramentas básicas e avançadas para gestão de processo; Práticas da Gestão da Qualidade na Gestão de Processos (PDCA, Padronização, ISO 9001); Estruturação de Indicadores de Desempenho e definição de metas; Gestão com Indicadores e Metas; Desdobramento de metas pela empresa; O quê é controlar um processo ? O quê é otimizar um processo ? Fundamentos de Controle Estatístico de Processo (CEP) com 6 Sigma; Inspeções sistemáticas e auditorias como mecanismo de gestão (Exemplos práticos); Produtividade e Competitividade: como trabalhar e calcular. Atividade Complementar Integrada. Atividade Complementar Integrada.

    4 - GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORISMO

    Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Planos Estratégico, Tático e Operacional; Matriz SWOT para gerar estratégias e ações; Visão, Missão, Cenários, Objetivos, Estratégias, Táticas, Metas; Plano de Ações: como elaborar, implementar e mensurar eficácia; Gestão Estratégica; Balanced Score Card (BSC) x Plano estratégico; Empreendedorismo e Visão Estratégica; Como identificar e /ou desenvolver empreendedorismo; Empreendedorismo e Criatividade: como conjugar e maximizar o impacto na empresa. Atividade Complementar Integrada.

    5 - MARKETING, VENDAS E NEGOCIAÇÃO

    Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Introdução ao Marketing (MKT); Mix de Marketing (MKT); MKT de Produtos e de Serviços; Público-alvo: como identificar e trabalhar o foco? Inteligência de MKT; Posicionamento e estratégias; Planejamento de MKT; Introdução a vendas; Principais diferenças entre vendas de produtos e vendas de serviços; Vendas B2C, Vendas B2B e Vendas Consultivas; Garantias; Pós-vendas e gestão do relacionamento com o cliente; Gestão de metas; O quê é negociação; Conflito x Negociação; Preço x Valor; Princípios e critérios para uma boa negociação; Negociação ganha-ganha; Estratégias e Planejamento da negociação. Atividade Complementar Integrada.

    6 - PESSOAS E FUNÇÕES

    Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Atribuições funcionais de um gerente, chefe, gestor, coordenador, supervisor, coach e consultor: o quê você quer ser ? O quê a sua organização precisa ou valoriza ? Perfis adequados: problemas mais comuns na escolha desses profissionais; Características mais valorizadas para um colaborador se tornar um GGC (Líder x GGC x Saber Mandar); Impasse: funções definidas x cobrança diária dos donos - como contornar e ser efetivo; Elaborando uma agenda mínima diária - priorização de tarefas e responsabilidades; Utilizando os recursos (comunicação, internet, redes, zap) da empresa para atingimento das metas; Visão do todo: senso de início, meio e fim; Como obter o comprometimento dos colaboradores; Diferentes tipos de gerentes, gestores e coordenadores (Comercial, Logística, Operacional, Transportes, Produção, Manutenção, Financeiro, Administrativo, TI, Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing, etc); Reconhecendo e recompensando pessoas e equipes com desempenhos diferenciados; Treinando os colaboradores: levantando as reais necessidades em articulação com o RH; Competências essenciais; Formação dos quadros e equipes para máximo resultado: ouvindo os GGC; Como contornar os by-passes da direção sem traumas: quando o organograma é figura de retórica; Como motivar e tornar as pessoas donas de suas atividades e tarefas; Delegação; Como avaliar eficiência e eficácia de treinamentos. Atividade Complementar Integrada.

    7 - PROCESSO DECISÓRIO & DECISÕES ESTRATÉGICAS

    Conceitos básicos e fundamentos na tomada de decisão. O processo de gestão e a tomada de decisões. Juízos de valor e juízos de fato. Racionalidade x Emotividade. Técnicas de análise de dados. Dados x informação. Ferramentas de análise. Procura de solução ótima. Plano de ação. Aplicação do método do caso. Solução de 4 casos. Atividade Complementar Integrada.

    8 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
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Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

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Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.