Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM GESTÃO DE INFRAESTRUTURA PREDIAL E INDUSTRIAL - FACILITIES SERVICES

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Proporcionar aos profissionais da área uma visão integrada das disciplinas relacionadas ao gerenciamento da infraestrutura da área predial e industrial, no âmbito privado e público. Discutir como ocorre o gerenciamento de aspectos como manutenção, limpeza, coleta de resíduos, transporte de bens, controle de frota, entre outros, apontado os indicadores de desempenho mais usados, correlatos às atividades. Apresentar os aspectos intangíveis (comunicação interna e com a imprensa, seleção de profissionais, treinamento, ética empresarial, qualidade etc) e as questões legais pertinentes à área, discutindo seu impacto no desempenho da empresa e na precificação final do serviço.

    1 - FINANÇAS APLICADAS AO GERENCIAMENTO DE FM

    Elaboração de orçamentos, conceito de juros e remuneração do capital. Juros simples. Juros Compostos. Taxa de Juros. Desconto. Rendas uniformes. Perpetuidades. Planos de Amortização. Payback, Payback descontado, VPL e TIR. Atividade Complementar Integrada.

    2 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS E ESTRATÉGIA

    Fatores Humanos alinhados a estratégia de uma empresa, Manejo e Sustentabilidade Ambiental como diferencial do profissional estratégico, Qualidade da informação em um projeto, Comunicação efetiva fazendo parte da estratégia de um projeto e Pesquisas de mercado e sua efetividade na aplicação de uma estratégia voltada para o mercado e para dentro da empresa. Atividade Complementar Integrada.

    3 - GESTÃO DA QUALIDADE E CRIAÇÃO DE INDICADORES

    Introdução (Conceitos Básicos. Evolução do Processo da Qualidade). Normas ISSO (Histórico, certificação, normas ISO 9000 e 41001, sistemas integrados de gestão). Prêmio Nacional da Qualidade (Histórico, fundamentos e modelo de excelência). Padronização e Melhoria (Ciclo do PDCA, melhoria contínua). Ferramentas da Qualidade (Brainstorming, Diagramas de Causa e Efeito, Fluxograma, Gráfico de Pareto, Outras Ferramentas). Tópicos Especiais em Gestão (5S e Seis Sigma). Indicadores de performance SLA, KPI e suas aplicação práticas. Atividade Complementar Integrada.

    4 - GESTÃO DE COMPETÊNCIAS

    Foco no desenvolvimento de habilidades sociais para aqueles que querem aperfeiçoar o seu estilo de gestão. Incluindo conceitos como Meritocracia e Avaliação de Performance: Destacando as melhores práticas de organizações de classe mundial e indivíduais. Atividade Complementar Integrada.

    5 - GESTÃO DE LOGÍSTICA PARA FM

    Introdução à logística e transporte. Importância da logística em empresas. O futuro da logística. Sistema logístico nacional. Novas estratégias logísticas. O impacto da logística nos preços de materiais e serviços. Atividade Complementar Integrada.

    6 - GESTÃO DE PESSOAS EM FACILITY MANAGEMENT

    Concepção de pessoa e sua negação nas empresas modernas. Intersubjetividade e mazelas da gestão de pessoas. Arbitragem, competição, cooperação, motivando equipes, definindo objetivos claros e recompensas tangíveis, metas pessoais, metas profissionais, desenvolvimento contínuo dos indivíduos como profissionais, perfil dos profissionais do mercado. Atividade Complementar Integrada.

    7 - GESTÃO INTEGRADA DA MANUTENÇÃO, LIMPEZA E RESÍDUOS EM FM

    Cadeia de relacionamento da integração dos serviços de manutenção, limpeza e resíduos, com seus clientes e fornecedores (visão do mercado). Como realizar estimar custos adequados a cada operação. Melhorias contínuas na prática da gestão de serviços. Tipos e tendências de manutenção (manutenção corretiva, preventiva, preditiva, detectiva e Engenharia de Manutenção). Atividade Complementar Integrada.

    8 - LIDERANÇA

    Aulas práticas com diálogos francos, sobre a necessidade e expectativa dos profissionais da área de Infraestrutura (com visão Brasil). Como Liderar e evitar conflitos em equipes (visão prática das questões mais sensíveis abordadas atualmente por gestores de FM). Atividade Complementar Integrada.

    9 - MARKETING, ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTERNA EM FM

    Conceitos básicos de Marketing. Estratégia de avaliação de oportunidades junto ao cliente. Como se relacionar com a empresa evitando falácias. Canais de divulgação interna valorizando seus talentos e estrutura de atendimento local (operação/diário) e remoto (gestão à distância/investimento em visitas permanentes). Atividade Complementar Integrada.

    10 - PLANEJAMENTO (RFQ/RFI), ÉTICA E SEGURANÇA PATRIMONIAL

    Como é realizada uma RFI/RFQ e seus pontos de atenção, aspectos necessários para organizações privadas e públicas. O que é a segurança empresarial (histórico e dados). Como é feita sua gestão. O que é a segurança patrimonial. Como é sua atuação. Noções básicas de segurança eletrônica. Inteligência empresarial (definição, espionagem industrial e ações contra espionagem). A ética empresarial alinhada a suas políticas e princípios organizacionais, responsabilidade social coorporativa, questões de poder e liderança. Conflitos e negociação. O conceito de negociação (As negociações positivas, modelo de negociação, credenciais e credibilidade, ética em negociações). Características do bom negociador. Aspectos estruturados (avaliação quantitativa, avaliação qualitativa, orientação tática, posicionamento estratégico, pontos de recuo). As quatro fases da negociação. Vivenciando a negociação (casos para serem negociados pelos alunos). Atividade Complementar Integrada.

    11 - PROPERTY MANAGEMENT, EMERGÊNCIAS E CONTINUIDADE

    Conceituação das análises e avaliação de propriedades (make or buy) e suas interações como custo médio de Manutenção, Tecnologia aplicada a instalação, Conforto e deslocamento para o local de trabalho e a nova ordem mundial em estudos de home office e Soluções de escritórios virtuais. A importância das análises de risco e continuidade de negócios em casos de sinistros, além da importância de treinamento de segurança nas instalações. Atividade Complementar Integrada.

    12 - SEGURANÇA DO TRABALHO,MEIO AMBIENTE E SAÚDE FM

    Administração da Área de Saúde e Segurança Ocupacional com abordagem das Normas Regulamentadoras -NR: NR 4 (SESMT), NR 5 (CIPA), NR 6 (EPIs e EPCs), NR 7 (PCMSO), NR 9 (PPRA), NR 17 (ERGONOMIA), NR 23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS), NR 26 (SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA), NR 32 (BIOSSEGURANÇA), NR 33 (ESPAÇO CONFINADO) e NR 35 (SEGURANÇA EM TRABALHOS EM ALTURA) do Ministério do Trabalho e da NBR-14280 (CADASTRO DE ACIDENTE DE TRABALHO). Segurança no Transporte de Produtos Perigosos. Tópicos básicos em saúde (ergonomia, programa de controle médico e saúde ocupacional, exames médicos periódicos, campanhas vacinais (incluindo COVID-19) e programa de restrição de atividades no trabalho - PRAT). Atividade Complementar Integrada.

    13 - SUSTENTABILIDADE EM FM E RESPONSABILIDADE SOCIAL

    Estrutura do atual do mercado, certificações e princípios de sustentabilidade coorporativa. Como propor e implementar projetos de sustentabilidade que gerem recursos constantes. Conceito e questionamentos. Atividade Complementar Integrada.

    14 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA A FM

    Introdução. TI (Tecnologia da Informação) e SI (Sistemas de Informação). Por que utilizar a TI? Por que utilizar o SI? Sistemas de Informação (ERP - Enterprise Resource Planning, SCM Supply Chain Management, CRM Customer Relationship Planning, DW - Data Warehouses, BI -Business Intelligence, EAI - Enterprise Application Integration). TI e o Sistema Financeiro. Contabilidade Gerencial e Análise Financeira. Segurança da Informação (Segurança física, segurança lógica e cuidados essenciais). Atividade Complementar Integrada.

    15 - TÓPICOS DE LEGISLAÇÃO CIVIL APLICADA A FM

    Noções de Direito. Aspectos jurídicos envolvidos na prática de facilities management. Legislação e normas específicas sobre infraestrutura predial e industrial. Inspeção em edificações públicas e privadas. Acessibilidade da infraestrutura urbanística e predial. Normas especiais de tutela do trabalho. Regime de contratação de serviços. Relações de trabalho e de emprego. Fiscalização do trabalho. Responsabilidade Civil dos estabelecimentos comerciais e industriais (Shoppings Centers, Restaurantes, Estacionamentos e Garagens, etc). Atividade Complementar Integrada.

    16 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.