Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O Curso pretende dotar os seus alunos de conhecimentos técnicos, teórico e prático, em níveis suficientemente avançado, para atuarem como consultores, gestores, advogados, administradores, assessores, comissionados e correlatos, tanto na Administração Pública quanto na iniciativa privada.

    1 - AQUISIÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS

    Previsão Constitucional e Aspectos legais; Objetivos Geral e Específicos; Conceitos e Definições; O Poder de Compra da Administração Pública; Critérios de Sustentabilidade nas Licitações; Boas Práticas de Ecolicitação; Direitos, Deveres e obrigações; Responsabilidade Socioambiental do Gestor Público; Estado da Arte das Aquisições Sustentáveis; Avaliação do Ciclo de Vida do Produto (ACP); Metodologia e elaboração de editais ecoresponsáveis; Atividade Complementar Integrada.

    2 - COMPRAS PÚBLICAS ELETRÔNICAS E PRESENCIAIS

    Sistema Integrado da Administração Pública; Procedimentos para Cadastramento; Sistema de Cadastramento Unificado (SICAF); Uso do Sistema Comprasnet; Uso do Sistema de Compras do Banco do Brasil; Uso do Sistema de Compras da Caixa Econômica Federal; Sessão Pública da Internet; Demonstração Prática de um certame licitatório no ambiente web; Compras Eletrônicas pelo Sistema de Registro de Preços; Licitação Fase-a-Fase - Da Classificação a Homologação. Atividade Complementar Integrada.

    3 - ELABORAÇÃO DE EDITAIS E ATOS ADMINISTRATIVOS

    Noções de Redação Jurídica; Elaboração de Edital de Licitação; Elaboração de Projeto Básico; Elaboração de Termo de Referência; Elaboração de Contrato Administrativo; Elaboração de termo Aditivo; Preenchimento de Planilhas de Custo; Elaboração de Convênios e Contratos de Repasse; Elaboração de Concessão de Uso; Elaboração de Cessão de Uso e demais instrumentos precários; Elaboração de Impugnação a Editais; Elaboração de Recursos; Elaboração de Representação (Tribunais de Contas); e Noções de Elaboração de Petições e Contestações em sede judiciais. Atividade Complementar Integrada.

    4 - GERENCIAMENTO DE RISCOS NAS AQUISIÇÕES PÚBLICAS

    Papel das aquisições públicas. /governança e gestão na atuação do TCU no controle das aquisições públicas. A importância e a utilização do código de conduta. Identificação dos riscos no processo de contratação de bens e serviços, desde o planejamento. Mapeamento de causas, efeitos e possíveis ações de controle. Cuidados e alertas no processo. Metodologia PDCA. Atividade Complementar Integrada.

    5 - GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

    Conceito e delimitação da sociedade do conhecimento e da Sociedade; Explicação da competitividade baseada no conhecimento; Relacionamento da inteligência com a gestão do conhecimento; Histórico da Gestão do conhecimento e principais conceitos; Definição de Capital Intelectual; Definição de propriedade intelectual; Conceitos relacionados à inovação; Apresentação dos atores do processo de inovação e o contexto em que atuam; Principais habitats de inovação, entendidos como ambientes de incentivo às atividades de inovação. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual. Atividade Complementar Integrada.

    6 - GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

    Contrato Administrativo; Clausulas obrigatórias; Cláusulas Exorbitantes; Garantias; Sanções Administrativas e Penalidades; Gestão e Fiscalização de Contratos; Contratação de Serviços Terceirizados; Duração de Contratos; Formalização dos Contratos; Alteração dos Contratos; Execução dos Contratos; Prorrogação dos Contratos; Repactuação e Reajustamento de Contratos; Planilha de Preços; Rescisão de Contrato; e Recursos Administrativos. Atividade Complementar Integrada.

    7 - LEGISLAÇÃO CORRELATA A LICITAÇÕES E CONTRATOS

    Previsões Constitucionais; Lei nº 8.666/93; Lei nº 10.520/02 e Regulamentos; Lei nº 12.462/11 e Regulamentos; Lei nº 8.429/92; Lei nº 9.784/99; Lei nº 12.846/13; Lei Complementar nº 123/06 e Regulamento; Decreto nº 7.892/2013; Instrução Normativa nº 02/08 (MPOG/SLTI); Normativas sobre Margem de Preferência; Instrução Normativa nº 10/10 (MPOG/SLTI); Instrução Normativa nº 4/14 (MPOG/SLTI); dentre outras... Atividade Complementar Integrada.

    8 - LICITAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

    Legislação Correlata, Planilha de Custos Analítica e Sintética (Estudo, confecção e análise), Planilhas de Benefícios Indiretos (BDI), Aplicação de Índices, Projeto Básico, Executivo e Termo de Referência, Cálculos utilizando tabelas referenciadas e Cronograma Físico-Financeiro. Atividade Complementar Integrada.

    9 - QUESTÕES POLÊMICAS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS

    Indicação de Marca; Proposta manifestamente inexequível nas licitações e obras ou serviços de engenharia do tipo "menor preço" duração do contrato administrative; A adoção do registro cadastral; Licitações para itens de um mesmo segmento; Reajuste/Repactuação nos contratos; O afastamento do procedimento licitatório, por inexibilidade, na contratação de serviços técnico-profissionais especializados; Reflexos da reforma administrativa nas licitações públicas; Tratamento diferenciado para CNPJ locais, dentre outros. Atividade Complementar Integrada.

    10 - TEORIA GERAL DAS LICITAÇÕES

    Conceitos e Definições; Princípios da Licitação; Tratamento Diferenciado; Margem de Preferência; Obras e Serviços; Sistema de Registro de Preços; Intenção de Registro de Preços; Modalidades de Licitações; Dispensa de Licitação; Inexigibilidade de Licitação; Habilitação em Licitações; Etapas e Fases da Licitação; Tipos de Licitação; Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC); Pesquisas de Preços; Impugnações e Recursos; e Competências e Responsabilidades dos Agentes Públicos nas Licitações. Atividade Complementar Integrada.

    11 - TEORIA GERAL DOS ACORDOS ADMINISTRATIVOS

    Conceitos e características; Aspectos Legais e Regime Jurídico dos Contratos Administrativos; Convênio Administrativo; Contrato de Repasse; Termo de Parceria e Execução; Autorização de Uso; Concessão de Uso; Permissão de Uso; Cessão de Uso; Modalidades de Contratos Administrativos; Controle Externo; e Governança e Stakeholders nos Acordos Administrativos. Atividade Complementar Integrada.

    12 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
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Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

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Manual do Aluno

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Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
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*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.