Pós-Graduação/MBA Presencial

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Capacitar profissionais das várias áreas de Educação, possibilitando-os atuar enquanto mediadores na formação e no desenvolvimento biopsicossocial e afetivo dos educandos das várias redes de ensino existentes.

    1 - DINÂMICA DAS RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

    A competência Relacionamento Interpessoal e as Relações Profissionais: como conviver com personalidades, percepções e modelos mentais diferentes; Gestão dos Conflitos e Resolução de Problemas ligados à dinâmica do relacionamento com as pessoas.; Relações pessoais x metas profissionais para gerar resultados desejados. O Papel do Orientador Educacional e Pedagógico como líder integrador entre a escola, os alunos, a família e a comunidade. A Liderança como competência essencial na função de Orientador; Gerentes e líderes; Estilos de Liderança e Liderança Situacional -A importância do desenvolvimento da flexibilidade; A habilidade de dar e receber "feedbacks" e sua importância para o alcance dos resultados e melhoria do ambiente de trabalho. Comunicação Assertiva; Características das Equipes de Alto Desempenho; A competência Trabalho em Equipe e o estilo de trabalhar em grupo.

    2 - FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA

    Fundamentos da didática. A didática em perspectiva histórica. A didática e o processo ensino / aprendizagem: abordagens pedagógicas. A relação Professor-Aluno. Didática Fundamental: pressupostos, características. Planejamento educacional: o projeto político-pedagógico e o projeto ensino-aprendizagem. Os projetos de trabalho. A abordagem intercultural.

    3 - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA

    História da orientação educacional e pedagógica no Brasil - Origem, desenvolvimento da orientação educacional e pedagógica no Brasil: concepções de funcionamento e formas de intervenção; A evolução da orientação educacional e pedagógica no Brasil; Aspectos legais e sua aplicabilidade na escola. O papel da Orientação Educacional/ pedagógica e os desafios enfrentados no cotidiano escolar - O trabalho docente: ações, limitações e o processo avaliativo; O educando e o processo de ensino-aprendizagem; A família, a educação, o ensinando e a escola; Planejamentos, projetos e intervenções na prática da orientação educacional e pedagógica. O Projeto Pedagógico da Escola: filosofia e construção - O modelo de educação almejada; A instituição escolar, seu perfil e seus objetivos; A construção do projeto político pedagógico. A orientação educacional e pedagógica no conselho de classe - A construção de ações coletivas em prol da comunidade escolar; A mediação de conflitos entre docentes,discentes e famílias. O currículo como instrumento de formação da cidadania - Objetivos a alcançar, a partir do currículo desenvolvido: métodos e técnicas utilizadas; A adequação do currículo ao perfil educacional dos discentes: dimensões cognitivas, afetivas e sociais; As dificuldades de aprendizagem e os transtornos de comportamento - Atuação da orientação educacional e pedagógica junto aos docentes, discentes e famílias; Adaptações curriculares às necessidades dos educandos: a inclusão; A educação de jovens e adultos.

    4 - ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL

    A disciplina se propõe a contribuir para a formação do Orientador educacional, priorizando uma maior compreensão teórico-metodológica do processo das relações de produção de um modo geral, e particularmente na sociedade brasileira. Nessa perspectiva, a disciplina pretende aprofundar os estudos que fundamentam a relação Educação e Trabalho, e o papel do educador na escola, enquanto estimulador de reflexões e ações neste âmbito. O percurso histórico da Orientação Vocacional no Brasil - Perspectiva da Orientação Vocacional na escola e suas dimensões na sociedade; Orientação Vocacional e preparação para o mundo do trabalho; Educação, trabalho e meios de produção. Os segmentos sociais e a relação de produção na sociedade brasileira. A história do trabalho e da produção no Brasil; A orientação vocacional e a questão da escolha profissional; Interesses, aptidões e habilidades; Escolha profissional na sociedade de classes.

    5 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO

    O Projeto-Político-Pedagógico (PPP) e sua influência no planejamento educacional; Currículos e programas: o currículo enquanto processo educacional e suas contribuições para o desenvolvimento do senso crítico dos sujeitos na escola; O planejamento educacional e planejamento participativo: características, princípios, objetivos e sua importância para a instituição; O plano: características e funções na escola e para a escola; Projeto: conceituação e aplicabilidade na educação; Avaliação: sujeitos envolvidos, princípios, tipos e instrumentos; A organização do trabalho coletivo como princípio do processo educativo; Currículos e programas: o currículo enquanto processo educacional e suas contribuições para o desenvolvimento do senso crítico dos sujeitos na escola; Orientação educacional, supervisão educacional e demais docentes: constantes parceiros do trabalho educacional; Gestão compartilhada: a participação no processo decisório institucional.

    6 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    Estado, Sociedade e Educação: a gênese das políticas públicas e sua relação com a realidade social objetiva. A questão da ideologia e do poder na delimitação das políticas educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas. Organização dos sistemas de ensino considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais; Políticas educacionais e legislação de ensino; estrutura e funcionamento da educação básica e do ensino superior; impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à educação. Análise das políticas educacionais modernas e de suas matrizes filosófico-políticas. Estudo das políticas educacionais recentes no Brasil. Estudo do fenômeno educacional como práxis social e do conceito de cidadania e sua pluralidade interpretativa e política. Revisão histórica das políticas educacionais no Brasil. O Sistema Educacional Brasileiro, sua Legislação e Organização. Visão histórica da legislação educacional brasileira. Questões subjacentes as políticas educacionais: o público e o privado; a democratização do ensino e a qualidade da educação. Estrutura política e organização do ensino no Brasil: o papel da União, dos Estados, dos Municípios e das instituições de ensino das redes pública e privada. Concepções e desenvolvimento histórico dos movimentos sociais no Brasil e no contexto internacional. Articulação com as políticas educacionais. Caráter educativo dos movimentos sociais. Relação escolar e movimentos sociais. Relações entre o saber da prática social e o saber escolar. Movimentos sociais, educação e cidadania. Análise crítica das políticas educacionais vigentes. Lei No. 9394/96 e sua jurisprudência. Plano Nacional de Educação. Formalismo Educacional: Lei versus Prática.

    7 - PRATICAS INCLUSIVAS EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

    Conceito de Inclusão; Adaptação Curricular para os alunos com necessidades inclusivas. Política de Educação inclusiva e o trabalho pedagógico no espaço escolar. Métodos e técnicas de inclusão e de intervenção.

    8 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

    Transição de vida intra-uterina para a vida extra-uterina - Gestação e parto: fatores de risco e prematuridade; Competências perceptivas, sensoriais e sociais do recém-nascido; As principais síndromes e suas implicações no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança; Aleitamento materno e artificial: implicações na articulação da fala. O desenvolvimento da criança no período pré-verbal - Desenvolvimento cognitivo segundo Piaget; O A vinculação mãe-filho segundo Winnicott e Spitz; Os estágios psicossociais do desenvolvimento da personalidade segundo Freud. O período pré-escolar - Os estágios, sub-estágios piagetianos e a formação da função simbólica; criança e a noção de quantidade e número; O desenvolvimento do self. A idade escolar - A infância e o desenvolvimento cognitivo: as operações concretas; As idades segundo Erikson; Os distúrbios de conduta; As dificuldades de aprendizagem e alguns testes de sondagem das mesmas: WISC, HTP, Colúmbia e Provas Piagetianas; As necessidades educacionais especiais: as altas habilidades, as várias deficiências e a inclusão; A puberdade e o desenvolvimento cognitivo - as operações formais; Os aspectos psicossociais da adolescência; O jovem, o sexo, as drogas e as DST/AIDS; Gravidez precoce e prevenção; Crianças e adolescentes em situação de risco. A idade adulta e a terceira idade: As relações humanas; Casamento e filhos; Trabalho; Separação; Doenças; Morte.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
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Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

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Documentos necessários para inscrição

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*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.