Pós-Graduação/MBA Presencial

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Capacitar profissionais das várias áreas de Educação, possibilitando-os atuar enquanto mediadores na formação e no desenvolvimento biopsicossocial e afetivo dos educandos das várias redes de ensino existentes.

    1 - DINÂMICA DAS RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

    A competência Relacionamento Interpessoal e as Relações Profissionais: como conviver com personalidades, percepções e modelos mentais diferentes; Gestão dos Conflitos e Resolução de Problemas ligados à dinâmica do relacionamento com as pessoas.; Relações pessoais x metas profissionais para gerar resultados desejados. O Papel do Orientador Educacional e Pedagógico como líder integrador entre a escola, os alunos, a família e a comunidade. A Liderança como competência essencial na função de Orientador; Gerentes e líderes; Estilos de Liderança e Liderança Situacional -A importância do desenvolvimento da flexibilidade; A habilidade de dar e receber "feedbacks" e sua importância para o alcance dos resultados e melhoria do ambiente de trabalho. Comunicação Assertiva; Características das Equipes de Alto Desempenho; A competência Trabalho em Equipe e o estilo de trabalhar em grupo.

    2 - FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA

    Fundamentos da didática. A didática em perspectiva histórica. A didática e o processo ensino / aprendizagem: abordagens pedagógicas. A relação Professor-Aluno. Didática Fundamental: pressupostos, características. Planejamento educacional: o projeto político-pedagógico e o projeto ensino-aprendizagem. Os projetos de trabalho. A abordagem intercultural.

    3 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    4 - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA.

    História da orientação educacional e pedagógica no Brasil - Origem, desenvolvimento da orientação educacional e pedagógica no Brasil: concepções de funcionamento e formas de intervenção; A evolução da orientação educacional e pedagógica no Brasil; Aspectos legais e sua aplicabilidade na escola. O papel da Orientação Educacional/ pedagógica e os desafios enfrentados no cotidiano escolar - O trabalho docente: ações, limitações e o processo avaliativo; O educando e o processo de ensino-aprendizagem; A família, a educação, o ensinando e a escola; Planejamentos, projetos e intervenções na prática da orientação educacional e pedagógica. O Projeto Pedagógico da Escola: filosofia e construção - O modelo de educação almejada; A instituição escolar, seu perfil e seus objetivos; A construção do projeto político pedagógico. A orientação educacional e pedagógica no conselho de classe - A construção de ações coletivas em prol da comunidade escolar; A mediação de conflitos entre docentes,discentes e famílias. O currículo como instrumento de formação da cidadania - Objetivos a alcançar, a partir do currículo desenvolvido: métodos e técnicas utilizadas; A adequação do currículo ao perfil educacional dos discentes: dimensões cognitivas, afetivas e sociais; As dificuldades de aprendizagem e os transtornos de comportamento - Atuação da orientação educacional e pedagógica junto aos docentes, discentes e famílias; Adaptações curriculares às necessidades dos educandos: a inclusão; A educação de jovens e adultos.

    5 - ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL

    A disciplina se propõe a contribuir para a formação do Orientador educacional, priorizando uma maior compreensão teórico-metodológica do processo das relações de produção de um modo geral, e particularmente na sociedade brasileira. Nessa perspectiva, a disciplina pretende aprofundar os estudos que fundamentam a relação Educação e Trabalho, e o papel do educador na escola, enquanto estimulador de reflexões e ações neste âmbito. O percurso histórico da Orientação Vocacional no Brasil - Perspectiva da Orientação Vocacional na escola e suas dimensões na sociedade; Orientação Vocacional e preparação para o mundo do trabalho; Educação, trabalho e meios de produção. Os segmentos sociais e a relação de produção na sociedade brasileira. A história do trabalho e da produção no Brasil; A orientação vocacional e a questão da escolha profissional; Interesses, aptidões e habilidades; Escolha profissional na sociedade de classes.

    6 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO

    O Projeto-Político-Pedagógico (PPP) e sua influência no planejamento educacional; Currículos e programas: o currículo enquanto processo educacional e suas contribuições para o desenvolvimento do senso crítico dos sujeitos na escola; O planejamento educacional e planejamento participativo: características, princípios, objetivos e sua importância para a instituição; O plano: características e funções na escola e para a escola; Projeto: conceituação e aplicabilidade na educação; Avaliação: sujeitos envolvidos, princípios, tipos e instrumentos; A organização do trabalho coletivo como princípio do processo educativo; Currículos e programas: o currículo enquanto processo educacional e suas contribuições para o desenvolvimento do senso crítico dos sujeitos na escola; Orientação educacional, supervisão educacional e demais docentes: constantes parceiros do trabalho educacional; Gestão compartilhada: a participação no processo decisório institucional.

    7 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    Estado, Sociedade e Educação: a gênese das políticas públicas e sua relação com a realidade social objetiva. A questão da ideologia e do poder na delimitação das políticas educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas. Organização dos sistemas de ensino considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais; Políticas educacionais e legislação de ensino; estrutura e funcionamento da educação básica e do ensino superior; impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à educação. Análise das políticas educacionais modernas e de suas matrizes filosófico-políticas. Estudo das políticas educacionais recentes no Brasil. Estudo do fenômeno educacional como práxis social e do conceito de cidadania e sua pluralidade interpretativa e política. Revisão histórica das políticas educacionais no Brasil. O Sistema Educacional Brasileiro, sua Legislação e Organização. Visão histórica da legislação educacional brasileira. Questões subjacentes as políticas educacionais: o público e o privado; a democratização do ensino e a qualidade da educação. Estrutura política e organização do ensino no Brasil: o papel da União, dos Estados, dos Municípios e das instituições de ensino das redes pública e privada. Concepções e desenvolvimento histórico dos movimentos sociais no Brasil e no contexto internacional. Articulação com as políticas educacionais. Caráter educativo dos movimentos sociais. Relação escolar e movimentos sociais. Relações entre o saber da prática social e o saber escolar. Movimentos sociais, educação e cidadania. Análise crítica das políticas educacionais vigentes. Lei No. 9394/96 e sua jurisprudência. Plano Nacional de Educação. Formalismo Educacional: Lei versus Prática.

    8 - PRATICAS INCLUSIVAS EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

    Conceito de Inclusão; Adaptação Curricular para os alunos com necessidades inclusivas. Política de Educação inclusiva e o trabalho pedagógico no espaço escolar. Métodos e técnicas de inclusão e de intervenção.

    9 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

    Transição de vida intra-uterina para a vida extra-uterina - Gestação e parto: fatores de risco e prematuridade; Competências perceptivas, sensoriais e sociais do recém-nascido; As principais síndromes e suas implicações no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança; Aleitamento materno e artificial: implicações na articulação da fala. O desenvolvimento da criança no período pré-verbal - Desenvolvimento cognitivo segundo Piaget; O A vinculação mãe-filho segundo Winnicott e Spitz; Os estágios psicossociais do desenvolvimento da personalidade segundo Freud. O período pré-escolar - Os estágios, sub-estágios piagetianos e a formação da função simbólica; criança e a noção de quantidade e número; O desenvolvimento do self. A idade escolar - A infância e o desenvolvimento cognitivo: as operações concretas; As idades segundo Erikson; Os distúrbios de conduta; As dificuldades de aprendizagem e alguns testes de sondagem das mesmas: WISC, HTP, Colúmbia e Provas Piagetianas; As necessidades educacionais especiais: as altas habilidades, as várias deficiências e a inclusão; A puberdade e o desenvolvimento cognitivo - as operações formais; Os aspectos psicossociais da adolescência; O jovem, o sexo, as drogas e as DST/AIDS; Gravidez precoce e prevenção; Crianças e adolescentes em situação de risco. A idade adulta e a terceira idade: As relações humanas; Casamento e filhos; Trabalho; Separação; Doenças; Morte.

    • CAMPO GRANDE 4ª NOITE
      Valor: 13 x 250,00
      Início: 29/08/2020
      Inscrições: Abertas
      CENTRO SÁB MANHÃ
      Valor: 13 x 250,00
      Início: 29/08/2020
      Inscrições: Abertas

      MÉIER 5ª NOITE
      Valor: 13 x 250,00
      Início: 29/08/2020
      Inscrições: Abertas

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.