Objetivo
Instrumentalizar e promover a reflexão crítica sobre a inserção da psicologia nas questões aplicadas à justiça e ao direito. Promover a interlocução entre a Psicologia, o Direito e o Serviço Social nas questões referente à guarda, adoção. Atos infracionais, crimes, entre outras matérias. Ensino Remoto com aulas por transmissão ao vivo.
1 - ADOÇÃO
A adoção na história. Adoção e produção subjetiva. Sujeito de direito e sujeito do desejo no processo de adoção. Processo judicial de adoção na perspectiva dos direitos humanos. O ECA, a Lei Nacional de Adoção (LNA) nº 12.010/09 e a equipe interprofissional na Preparação Psicossocial e Jurídica. Os destinatários e as demandas de trabalho na adoção. Atividade Complementar Integrada.
2 - ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
O cenário social produzido após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8069/1990). História da Tutela Estatal: infância e juventude brasileiras do final do século XIX aos dias atuais. O cargo de Psicólogo do Poder Judiciário do Rio de Janeiro e as intervenções diante da temática. As complexidades da escuta psicológica: o adolescente em conflito com a lei no Estado do Rio de Janeiro e seus atravessamentos institucionais. Atividade Complementar Integrada.
3 - CRIMINOLOGIA E VITIMOLOGIA
A criminologia como ciência : conceito, método, objetivos e funções. Evolução histórica da criminologia: da fase empírica às tendências atuais. O crime: abordagem criminológica, o tipo penal e seus principais aspectos. O delinqüente : abordagens penal e criminológica. A vítima : a vitimologia como ciência. Criminalidade: tipos, causas e perspectivas. Atividade Complementar Integrada.
4 - FAMÍLIAS E PODERES
A família moderna nas sociedades ocidentais. A família no contexto brasileiro. As relações entre lei, disciplina e sexualidade. A transformação das formas de conjugalidade e das representações de infância e juventude. A atuação do psicólogo em Varas de Família. Atividade Complementar Integrada.
5 - POLÍTICAS SOCIAIS E PRÁTICAS INSTITUCIONAIS
Proporcionar o desenvolvimento crítico através da reflexão das práticas institucionais nas políticas públicas voltadas para ações de inclusão social. Atividade Complementar Integrada.
6 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
7 - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Tipos de violência doméstica : abuso sexual, violência física, negligência e violência psicológica. A violência doméstica e a legislção : o Estatuto da Criança e do Adolescente. As ações dos Conselhos Tutelares, das Varas da Infância e da Adolescência, das ONGs, dos abrigos diante da violência doméstica. Medidas preventivas para a violência doméstica. Tratamento psicológico dos agentes envolvidos em situação de violência doméstica: abordagem psicanalítica. Atividade Complementar Integrada.
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual
* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.