Pós-Graduação/MBA Presencial

PSICOMOTRICIDADE

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O curso de PSICOMOTRICIDADE tem como objetivo ressaltar a importância da descoberta e ainda aprofundar o tema “integração do corpo, ação e emoção” na área educacional. Oferece subsídios para que os alunos possam organizar as habilidades motoras da criança através de atividades trabalhando gestos, as ações e posturas enquanto sistema. Mostrar que o bom desenvolvimento psicomotor é importante para fazer com que o sujeito melhore seu desempenho e habilidades, crie confiança em si, aprimorando sua autoestima e que há essência no ser em movimento. Também é um importante instrumento para mostrar que a prática psicomotora pode ajudar qualquer profissional em todas as atividades que têm o corpo como instrumento de conhecimento. Com base no saber psicomotor leva cada um a buscar habilidades que irão transformar cada ação numa expressão cheia de intelectualidade, verdade e consciência. Fazer sabendo. Fazer pensando. Produzindo o corpo para adequar em muitos significados. Mostrar que somos o corpo construído numa totalidade de afeto e de existência humana. Também analisar a contribuição do trabalho psicomotor na construção e preservação da saúde do idoso, sua valorização e reconhecimento para uma melhor qualidade de vida. Psicomotricidade é construir, reconstruir e transformar. Também assimilar alguns conceitos e apropriar-se de alguns princípios norteadores, tendo em vista um pequeno aprofundamento no conhecimento no que tange à prática da psicomotricidade na educação inclusiva.

    1 - EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

    Condutas psicomotoras infantis. A expressão motora. Reeducação psicomotora. Deficiências psicomotoras. Conscientização da expressão motora: possibilidade para a melhoria das aptidões. A reeducação psicomotora.

    2 - GERONTOPSICOMOTRICIDADE

    O idoso e a gerontopsicomotricidade. O corpo e as perspectivas psicomotoras para o idoso. O corpo e seus símbolos (linguagens razões). A contribuição da família do idoso: convivência, conflitos, participação e interação. Intervenções psicomotoras: possibilidade de educação, reeducação e terapia. Processos Neurofuncionais: Gnosias, Praxias, Memória, Atenção, Linguagem e Pensamento. Atividades como essência de motivação.

    3 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    4 - NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E MOTORA

    Funções gerais do sistema nervoso: recepção de informações, interpretações, e elaboração das respostas. Noções da fisiologia do encéfalo: relações com os fatores biopsicosociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano. Desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e relacional. Reorganização e reequilíbrio do sujeito ao meio ambiente.

    5 - PRÁTICAS DE JOGOS PSICOMOTORES

    Intervenções psicomotoras: relevância, necessidades e propósitos. Jogos e estímulos: funções e práticas usuais.

    6 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

    Introdução à Psicologia: conceito, princípios. Pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Freud. Infância, Adolescência, Vida Adulta e envelhecimento: conceitos, características.

    7 - PSICOMOTRICIDADE

    Psicomotricidade: conceitos, características e propósitos. A intervenção psicomotora no processo de aprendizagem. Aspectos funcionais: esquema corporal, lateralidade, organização e estruturação espaço-temporal, percepção, ritmo, equilíbrio, tônus, postura, memória, respiração, relaxamento. Aspectos relacionais : a comunicação, a expressão, a agressividade, a afetividade, o limite e a corporeidade.

    8 - PSICOMOTRICIDADE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Abordagem das características e especificidades de alguns transtornos ao qual o especialista em psicomotricidade pode trabalhar; Alguns transtornos e deficiências a serem trabalhadas em sua atuação profissional; Conceitos primários dos transtornos que o profissional encontra diante de seus desafios diários na sua atuação; Conceitos de inclusão e educação especial na atuação do especialista em psicomotricidade; Promover discussão a respeito da atuação do psicomotricista na área de educação especial.

    9 - TÉCNICA E AVALIAÇÃO PSICOMOTORA

    Avaliação do Indivíduo: prática fundamrntal no atendimento psicomotor. Esquema corporal : percepção global do corpo. Relaxação generalizada e segmentar. Coordenação geral estática e dinâmica. Equilíbrio: educação e treinamento. Ritmo : adaptação e intervenção. Relações têmporo-espaciais : orientação e estruturação.

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.