Pós-Graduação/MBA Presencial

TERAPIA DE FAMÍLIA

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Este curso é direcionado para profissionais da área de saúde mental, social e humanas interessados em adquirir/aprofundar conhecimentos sobre a dinâmica das relações familiares.

    1 - DINÂMICA DE GRUPO EM TERAPIA DE FAMÍLIA

    Perspectiva histórica da dinâmica. A ludicidade revestindo a dinâmica de grupos : possibilidade para atingir os domínios afetivo, cognitivo, psicomotor e relacional dos integrantes de grupos terapêuticos. Comunicação e comportamento grupal. Grupos terapêuticos, grupos organizacionais e equipes. O facilitador e seu papel nos diferentes grupos: comunitários, escolares, empresariais e terapêuticos. Técnicas de trabalho em grupo. As técnicas de grupo e o gerenciamento de relações. Técnicas facilitadoras e técnicas de suporte: subsídios para a atuação do terapeuta familiar.

    2 - FAMÍLIA E CONFLITOS SOCIAIS

    A contemporaneidade e as famílias: interfaces sociais. Adicção. Conflitos com a lei. Abuso sexual. Violência doméstica. Conselho tutelar. Instituições de atenção à família.

    3 - HISTÓRIA SOCIAL DA FAMÍLIA

    História social da família. Formações familiares na contemporaneidade: visão antropológica e sociológica. Psicoterapia familiar: conceitos, objetivos e finalidades.

    4 - NEUROCIÊNCIA NO CONTEXTO FAMÍLIAR

    Funções gerais do sistema nervoso: recepção de informações, interpretações, e elaboração das respostas. Noções da fisiologia do encéfalo: células nervosas, sinapses e neurotransmissores. Neurotransmissores, drogas e patologias: interação e mecanismos. Reorganização e reequilíbrio do sujeito ao meio ambiente: a neuroplasticidade. Atividade Complementar Integrada.

    5 - PSICOPATOLOGIA PARA TERAPIA DE FAMÍLIA

    O normal e o patológico. A História da Loucura. O movimento da reforma psiquiátrica e a saúde mental. Psicopatologia: definição; objetivo e origem. CID e DSM . Sinais e sintomas de transtornos mentais. Estruturas Psíquicas: Id, Ego e superego. Estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão. Atividade Complementar Integrada.

    6 - SEXOLOGIA

    Sexologia: conceitos, visão histórica e bio-psico-socio-cultural. Terapia sexual. Sexualidade e vida.

    7 - TERAPIA DE FAMÍLIA

    Terapia Familiar em perspectiva histórica. Abordagens das Escolas de Terapia de Família. Paradigma Sistêmico-Cibernético. Terapia Familiar Sistêmica. Terapia Familiar Psicodinâmica.

    8 - TÓPICOS ESPECIAIS E NOVOS PARADIGMAS SOCIAIS

    A influência da tecnologia nas relações familiares: a tecnologia na educação infantil, dificuldade de integração dos adolescentes, tecnologia e relações de diálogo, idosos e as novas tecnologias. Redefinição dos papéis da rotina familiar. Carreira profissional e os filhos. Qualidade de Tempo com a família.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.