Pós-Graduação/MBA Presencial

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O curso visa divulgar o conhecimento científico e práticas clínicas e educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA. O objetivo é apresentar as características e a heterogeneidade das alterações que acometem o desenvolvimento infanto-juvenil do escolar com TEA, bem como suas demandas de intervenção nos contextos terapêuticos, familiar e educacional. Com isso, espera-se poder contribuir com a formação dos profissionais que possam avaliar suas práticas clínicas e educacionais e sejam capazes de aprimorá-las.

    1 - ASPECTOS COMPORTAMENTAIS NO TEA

    Perfil de desenvolvimento comportamental. Inflexibilidade cognitiva: impactos práticos deste perfil de funcionamento. Interesse restrito e comportamentos repetitivos. Compulsões e obsessões. Competências e habilidades sociais. Princípio da análise comportamental. Manejo de comportamento e os reforçadores mais presentes em cada contexto (família e escola). Estratégias e desafios da prática. Recursos visuais facilitadores.

    2 - COGNIÇÃO NO TEA

    Perfil de desenvolvimento cognitivo. Hipóteses cognitivas e suas relações com o comportamento: os déficits em Teoria da Mente, Coerência Central e Atenção Compartilhada. Cognição Social. Ilhas de conhecimento. Do rebaixamento cognitivo associado ao alto funcionamento. Avaliação neuropsicológica e outras sondagens cognitivas. Identificação dos estilos de aprendizagem dentro do Espectro.

    3 - COMPORTAMENTO SENSORIAL E MOTOR

    Estereotipias vocais e motoras. Marcha e postura atípicas. Disfunções proprioceptivas e a automutilação. Alterações sensoriais de impacto nas atividades de vida diária e cuidado pessoal. Programas de integração sensorial. Benefícios das atividades físicas e esportivas no tratamento do TEA.

    4 - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

    Avaliação de funções e habilidades comunicativas na criança sem oralidade. Perfil de desenvolvimento sócio comunicativo. A definição das estratégias de intervenção. Abordagem desenvolvimentista e a importância da psicoeducação dos pais e cuidadores. A linguagem emocional (expressões faciais e a prosódia). Subgrupos do TEA com prejuízos em outros níveis linguísticos (Apraxia verbal, Desvio Fonológico, Prejuízo sintático). Perfil comunicativo no TEA nas linguagens oral, gestual e escrita. Recursos, técnicas e estratégias para comunicação aumentativa/alternativa. Habilidades conversacionais do adulto enquanto mediador do desenvolvimento comunicativo do indivíduo com TEA.

    5 - DIAGNÓSTICO

    Definição, características e manifestações clínicas. A CID-10 e o DSM-V. Os sinais de risco e a importância da identificação/intervenção precoce. As pesquisas etiológicas e prevalência do TEA. Diagnóstico diferencial. Instrumentos de avaliação. Protocolos e Escalas. Programas de Resposta à Intervenção. Comorbidades com outros transtornos e síndromes.

    6 - EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO ESCOLAR

    Concepção de Inclusão. Políticas educacionais e práticas inclusivas no Brasil. Legislação Pertinente. A escola e a família na promoção da funcionalidade adaptativa. Mediação escolar. Alfabetização do aluno com TEA. Práticas ocupacionais e a perspectiva atual de inclusão no mercado de trabalho. Plano de Ensino Individualizado e adaptação de materiais instrucionais.

    7 - EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

    O papel das especialidades na investigação diagnóstica e no acompanhamento do indivíduo com TEA. Mitos e verdades sobre as intervenções terapêuticas, educacionais e medicamentosas. Terapias convencionais e outras complementares. Abordagem terapêutico-educacional (instrumentos). Eficácia das metodologias terapêutico-pedagógicas cientificamente comprovadas (ABA, TEACCH, CAA, outras). Repensando práticas generalistas: a importância de um raciocínio clínico para definição de métodos, abordagens e condutas.

    8 - NEUROBIOLOGIA NO TEA

    Aspectos neurobiológicos da cognição social. Alterações sensório-perceptivas e de processamento. Neurônio Espelho. Neuroplasticidade e a importância de uma organização particular na apresentação dos estímulos. Os efeitos neurológicos dos alimentos. Vitaminas. Mitos e verdades da restrição do glúten e caseína segundo a ciência. Medicação no TEA. Pesquisas genéticas.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.