Objetivo
O curso tem como objetivo principal promover reflexões e conhecimento acerca das alterações e desvios no desenvolvimento mental (neurobiológico) infanto-juvenil, instrumentalizando os profissionais das áreas de educação e saúde sobre conceitos, características, nomenclaturas e etiologias.
1 - ASPECTOS NEUROBIOLÓGICOS
Aspectos do SNC e funcionalidade. Alterações da memória, atenção e percepção. Processamento do estímulo. Funções Executivas. Epigenética. Comando e motivo. Automatização. Empatia. Neuroplasticidade.
2 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Funcionamento intelectual e funcionamento adaptativo. Etiologias e prevalência. Fatores de risco. Investigação e marcadores. Condições associadas. Síndromes genéticas e DI. Atraso global do Desenvolvimento. Síndrome Alcóolica Fetal (SAF). Avaliação e instrumentos. Programas de adequação pedagógica e adaptativa (PEI).
3 - INTRODUÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS
Definição e características. Diferença entre transtorno mental, doença mental, síndrome e dificuldades. Nomenclaturas. Equipe multiprofissional, diagnóstico e intervenções. Fatores de risco. Abordagem terapêutico-educacional (instrumentos). Fatores preditivos (biológicos; fatores externos e estruturais). Empoderamento famíliar.
4 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
5 - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Histórico e o TDAH hoje. Quadro clínico. Teorias anatomofuncionais. Apresentação e Diagnóstico. Demandas acadêmicas e manifestações do TDAH na escola. Orientação família e escola. Adaptações ao contexto escolar.
6 - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Caracterização e diagnóstico. Sintomatologia. Diagnóstico diferencial. Alterações sensório-perceptivas e de processamento. Perfil de desenvolvimento e cognição. Linguagem e comunicação. Eficácia das metodologias terapêutico-pedagógicas (ABA, TEACCH, CAA, outras).
7 - TRANSTORNOS DA FALA E LINGUAGEM
Diferença entre alterações de fala e de linguagem. Fatores que desorganizam a aquisição da linguagem na infância. Os transtornos da comunicação verbal e não verbal. Diferença entre os prejuízos primários da linguagem e a co-ocorrência destes com transtornos maiores. Etiologias e sintomatologia. Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Transtorno do Processamento Auditivo (TPA). Apraxia verbal. Disartria. Implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento social.
8 - TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E OBSESSIVO COMPULSIVO
Medo e ansiedade. Fisiologia da ansiedade. Características diagnósticas. Transtorno de Ansiedade Generalizada; Fobias Específicas; Fobia Social; Mutismo Seletivo; Ansiedade de Separação; Transtorno do Pânico e Agorafobia. Espectro Obsessivo Compulsivo. Condições associadas, comorbidades e diagnóstico diferencial.
9 - TRANSTORNOS DEPRESSIVOS
Características clínicas da depressão infanto-juvenil. Definição e manifestações. Diagnóstico diferencial e comorbidades. Irritabilidade crônica como transtorno de desregulação do humor. Etiologias e apresentação dos sintomas: fatores internos e externos. Incidência e suicídio.
10 - TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO
Definição de transtornos disruptivos (explosão, desafio e conduta). Agressividade como marcador social para o transtorno. Transtorno de Personalidade Antissocial. Sociopata ou psicopata. Interferências no contexto escolar e social.
11 - TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM
Dificuldade acadêmica e Transtornos da Aprendizagem: diferenças essenciais. Etiologia, características e sintomatologia. Transtornos específicos da Leitura (Dislexia) e da Escrita (disgrafia e disortografia). Diferenças fundamentais entre dificuldades nas habilidades matemáticas e a Discalculia. Adaptações e intervenções.
12 - TRANSTORNOS MOTORES
Alterações na motricidade (dispraxias; lateralização; instabilidade e inibição psicomotora). Transtornos de Tique (Tourette, Motor e Vocal). Transtornos da Coordenação e Movimento Estereotipado. Características diagnósticas e condições associadas. Sintomatologia clínica. Diagnóstico diferencial TT e TOC. Co-ocorrência com outros Transtornos Mentais.
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual
* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.