Pós-Graduação/MBA Presencial

TRANSTORNOS MENTAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTO-JUVENIL

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O curso tem como objetivo principal promover reflexões e conhecimento acerca das alterações e desvios no desenvolvimento mental (neurobiológico) infanto-juvenil, instrumentalizando os profissionais das áreas de educação e saúde sobre conceitos, características, nomenclaturas e etiologias.

    1 - ASPECTOS NEUROBIOLÓGICOS

    Aspectos do SNC e funcionalidade. Alterações da memória, atenção e percepção. Processamento do estímulo. Funções Executivas. Epigenética. Comando e motivo. Automatização. Empatia. Neuroplasticidade.

    2 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

    Funcionamento intelectual e funcionamento adaptativo. Etiologias e prevalência. Fatores de risco. Investigação e marcadores. Condições associadas. Síndromes genéticas e DI. Atraso global do Desenvolvimento. Síndrome Alcóolica Fetal (SAF). Avaliação e instrumentos. Programas de adequação pedagógica e adaptativa (PEI).

    3 - INTRODUÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS

    Definição e características. Diferença entre transtorno mental, doença mental, síndrome e dificuldades. Nomenclaturas. Equipe multiprofissional, diagnóstico e intervenções. Fatores de risco. Abordagem terapêutico-educacional (instrumentos). Fatores preditivos (biológicos; fatores externos e estruturais). Empoderamento famíliar.

    4 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    5 - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

    Histórico e o TDAH hoje. Quadro clínico. Teorias anatomofuncionais. Apresentação e Diagnóstico. Demandas acadêmicas e manifestações do TDAH na escola. Orientação família e escola. Adaptações ao contexto escolar.

    6 - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

    Caracterização e diagnóstico. Sintomatologia. Diagnóstico diferencial. Alterações sensório-perceptivas e de processamento. Perfil de desenvolvimento e cognição. Linguagem e comunicação. Eficácia das metodologias terapêutico-pedagógicas (ABA, TEACCH, CAA, outras).

    7 - TRANSTORNOS DA FALA E LINGUAGEM

    Diferença entre alterações de fala e de linguagem. Fatores que desorganizam a aquisição da linguagem na infância. Os transtornos da comunicação verbal e não verbal. Diferença entre os prejuízos primários da linguagem e a co-ocorrência destes com transtornos maiores. Etiologias e sintomatologia. Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). Transtorno do Processamento Auditivo (TPA). Apraxia verbal. Disartria. Implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento social.

    8 - TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E OBSESSIVO COMPULSIVO

    Medo e ansiedade. Fisiologia da ansiedade. Características diagnósticas. Transtorno de Ansiedade Generalizada; Fobias Específicas; Fobia Social; Mutismo Seletivo; Ansiedade de Separação; Transtorno do Pânico e Agorafobia. Espectro Obsessivo Compulsivo. Condições associadas, comorbidades e diagnóstico diferencial.

    9 - TRANSTORNOS DEPRESSIVOS

    Características clínicas da depressão infanto-juvenil. Definição e manifestações. Diagnóstico diferencial e comorbidades. Irritabilidade crônica como transtorno de desregulação do humor. Etiologias e apresentação dos sintomas: fatores internos e externos. Incidência e suicídio.

    10 - TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO

    Definição de transtornos disruptivos (explosão, desafio e conduta). Agressividade como marcador social para o transtorno. Transtorno de Personalidade Antissocial. Sociopata ou psicopata. Interferências no contexto escolar e social.

    11 - TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM

    Dificuldade acadêmica e Transtornos da Aprendizagem: diferenças essenciais. Etiologia, características e sintomatologia. Transtornos específicos da Leitura (Dislexia) e da Escrita (disgrafia e disortografia). Diferenças fundamentais entre dificuldades nas habilidades matemáticas e a Discalculia. Adaptações e intervenções.

    12 - TRANSTORNOS MOTORES

    Alterações na motricidade (dispraxias; lateralização; instabilidade e inibição psicomotora). Transtornos de Tique (Tourette, Motor e Vocal). Transtornos da Coordenação e Movimento Estereotipado. Características diagnósticas e condições associadas. Sintomatologia clínica. Diagnóstico diferencial TT e TOC. Co-ocorrência com outros Transtornos Mentais.

    • Turmas de Maio/2020.

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Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

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