Objetivo
1 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.
2 - NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM
OBJETIVO: expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; estudar a memória, seus tipos e funções; demonstrar a filogênese do sistema nervoso;discutir sobre a linguagem e seus distúrbios e abordar as regiões encefálicas numa visão integrada. EMENTA: Sistema nervoso: neurônios - nossa galáxia interna; plasticidade cerebral e memória; a filogênese do sistema nervoso e neurobiologia na construção da inteligência e da afetividade.
3 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO
Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.
4 - PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Objetivo: Promover a discussão dos programas educacionais que devem ser adequados no ensino regular, garantindo aspectos como reformulação do PPP para atender diferentes formas de avaliação não discriminatórias. Inserindo as discussões sobre as novas tecnologias, o corpo e o movimento. Ementa: Tipos e Necessidades Educacionais Especiais; Adaptações Curriculares; O Projeto Pedagógico na Diversidade; Avaliação na Educação Inclusiva; Informática na Educação Inclusiva; Psicomotricidade na Educação Inclusiva.
5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial
6 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Objetivo: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. Ementa: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Comunidade Escolar; O Ajuste da Escola para Todas as Crianças; Princípios da Cultura Inclusiva no Âmbito da Comunidade Escolar; Reflexões sobre a Formação do Professor para Educação Inclusiva; A Sala de Aula Inclusiva: o cotidiano professor-aluno na inclusão; O Envolvimento Familiar na Educação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.
Material do Curso:
WEB - OnLineQuantidade de Parcelas:
6Matrícula(R$):
0,001ª Parcela:
99,00___________
Total a pagar agora:
99,00Demais Parcelas no boleto:
5 x de 99,00Os CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL oferecidos na modalidade a distância pelo AVM, com carga horária total de 240h, visam preparar o aluno para a reflexão e atuação em uma área específica de seu campo de interesse profissional. Tem por objetivo fornecer informações atualizadas na área de interesse selecionada e indicações de práticas qualificadas pertinentes à temática de aprofundamento profissional escolhida.
* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
Acesse as Unidades