Objetivo
O curso de Educação especial visa compreender o processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural; Viabilizar a educação inclusiva de pessoas com necessidades especiais; Ampliar a compreensão dos processos cognitivos e dos problemas de aprendizagem, estabelecendo relações entre eles; Discutir e analisar as concepções atuais sobre a educação, a inclusão escolar e suas possibilidades educativas; Planejar a construção de métodos, técnicas e recursos com atenção à diversidade no apoio ao processo de inclusão.
1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO
Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.
2 - PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Objetivo: Promover a discussão dos programas educacionais que devem ser adequados no ensino regular, garantindo aspectos como reformulação do PPP para atender diferentes formas de avaliação não discriminatórias. Inserindo as discussões sobre as novas tecnologias, o corpo e o movimento. Ementa: Tipos e Necessidades Educacionais Especiais; Adaptações Curriculares; O Projeto Pedagógico na Diversidade; Avaliação na Educação Inclusiva; Informática na Educação Inclusiva; Psicomotricidade na Educação Inclusiva.
3 - ASPECTOS POLÍTICO-CULTURAIS DA INCLUSÃO
Objetivo: Apresentar através de outros saberes os aspectos político-culturais da inclusão, dando destaque ao âmbito jurídico, antropológico e o campo das políticas públicas. Neste sentido, abordando o papel da EJA no favorecimento da inclusão social, gerando oportunidades de relação entre educação e trabalho. Ementa: Estudos Sócio-Antropológicos dos Portadores de Necessidades Especiais; Aspectos Legais das Políticas de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais; Políticas Públicas em Educação Inclusiva; Educação Inclusiva de Jovens e Adultos.
4 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial
5 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Objetivo: Discutir as diferentes perspectivas do desenvolvimento e suas vinculações às dificuldades de aprendizagem mais freqüentes que afetam o processo educacional como um todo. Destacando a importância dos componentes culturais na estruturação e formação de crianças e adolescentes. Ementa: Introdução às Dificuldades de Aprendizagem; Transtornos da Leitura e da Escrita e do Cálculo Matemático; Fracasso Escolar e Educação Inclusiva; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
6 - PSICOPATOLOGIA INFANTO-JUVENIL
Objetivo: Estudar os sintomas e patologias cujos professores da Educação Inclusiva e Especial estarão em contato, buscando garantir a atualização do tema que confere sempre novas formas de apresentação de problemas e necessidades nos espaços de aprendizagem. Podendo pensar em ações que sejam inibidoras da baixa-estima nos portadores de necessidades especiais Ementa: Síndrome de Down; Autismo; Abuso Sexual Infantil; Transtornos Alimentares na Adolescência.
Material do Curso:
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99,00Demais Parcelas no boleto:
5 x de 99,00Os CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL oferecidos na modalidade a distância pelo AVM, com carga horária total de 240h, visam preparar o aluno para a reflexão e atuação em uma área específica de seu campo de interesse profissional. Tem por objetivo fornecer informações atualizadas na área de interesse selecionada e indicações de práticas qualificadas pertinentes à temática de aprofundamento profissional escolhida.
* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
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