Qualificação a Distância

MD QUAL - * NEUROPSICOMOTRICIDADE APLICADAS A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Cursos que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

1 - PSICOMOTRICIDADE E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.

2 - PSICOMOTRICIDADE

OBJETIVO: Apresentar um panorama histórico sobre a Psicomotricidade, sua origem, seus conceitos, seus objetivos. Favorecer o entendimento sobre a Psicomotricidade funcional (áreas psicomotoras) e relacional (conceitos relacionais). Discutir as quatro áreas de atuação do Psicomotricista, que são: estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora, abordando as possíveis dificuldades, defasagens e instabilidades na falta de um adequado desenvolvimento da psicomotricidade humana. EMENTA: Fundamentos da psicomotricidade; Áreas de Atuação da Psicomotricidade; Psicomotricidade funcional e relacional; Desenvolvimento psicomotor humano; A criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades; Instabilidades, defasagens, perturbações psicomotoras.

3 - NEUROCIÊNCIA E PSICOMOTRICIDADE

OBJETIVO: Expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; Distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; Estudar a memória, seus tipos e funções; Demonstrar a filogênese do sistema nervoso; Discutir sobre a linguagem e seus distúrbios; Abordar as regiões encefálicas numa visão integrada; Analisar os impactos da neurobiologia no âmbito da sala de aula. EMENTA: Funções gerais do Sistema Nervoso e sua relação com a aprendizagem; Plasticidade cerebral e memória; A filogênese do sistema nervoso: linguagem e Pensamento; Estruturas neurais dos movimentos e da aprendizagem motora.

4 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO

Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.

5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial

6 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Objetivo: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. Ementa: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Comunidade Escolar; O Ajuste da Escola para Todas as Crianças; Princípios da Cultura Inclusiva no Âmbito da Comunidade Escolar; Reflexões sobre a Formação do Professor para Educação Inclusiva; A Sala de Aula Inclusiva: o cotidiano professor-aluno na inclusão; O Envolvimento Familiar na Educação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.

• Material do Curso:

WEB - OnLine

Quantidade de Parcelas:

Matrícula(R$):

1ª Parcela:

___________

Total a pagar agora:

• Demais Parcelas no boleto:

5 x de 99,00
    Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$99,00
    Demais parcelas em 5 x de R$99,00 no Boleto.

Preencha o formulário para ter mais informações desse curso.

Informações Gerais

Os CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL oferecidos na modalidade a distância pelo AVM, com carga horária total de 240h, visam preparar o aluno para a reflexão e atuação em uma área específica de seu campo de interesse profissional. Tem por objetivo fornecer informações atualizadas na área de interesse selecionada e indicações de práticas qualificadas pertinentes à temática de aprofundamento profissional escolhida.

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Xerox do Diploma do Ensino Médio + comprovante de que está cursando o último ano do curso de graduação (indispensável)
Xerox do Histórico Escolar