Objetivo
1 - PSICOMOTRICIDADE E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.
2 - PSICOMOTRICIDADE
OBJETIVO: Apresentar um panorama histórico sobre a Psicomotricidade, sua origem, seus conceitos, seus objetivos. Favorecer o entendimento sobre a Psicomotricidade funcional (áreas psicomotoras) e relacional (conceitos relacionais). Discutir as quatro áreas de atuação do Psicomotricista, que são: estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora, abordando as possíveis dificuldades, defasagens e instabilidades na falta de um adequado desenvolvimento da psicomotricidade humana. EMENTA: Fundamentos da psicomotricidade; Áreas de Atuação da Psicomotricidade; Psicomotricidade funcional e relacional; Desenvolvimento psicomotor humano; A criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades; Instabilidades, defasagens, perturbações psicomotoras.
3 - NEUROCIÊNCIA E PSICOMOTRICIDADE
OBJETIVO: Expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; Distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; Estudar a memória, seus tipos e funções; Demonstrar a filogênese do sistema nervoso; Discutir sobre a linguagem e seus distúrbios; Abordar as regiões encefálicas numa visão integrada; Analisar os impactos da neurobiologia no âmbito da sala de aula. EMENTA: Funções gerais do Sistema Nervoso e sua relação com a aprendizagem; Plasticidade cerebral e memória; A filogênese do sistema nervoso: linguagem e Pensamento; Estruturas neurais dos movimentos e da aprendizagem motora.
4 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO
Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.
5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial
6 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Objetivo: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. Ementa: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Comunidade Escolar; O Ajuste da Escola para Todas as Crianças; Princípios da Cultura Inclusiva no Âmbito da Comunidade Escolar; Reflexões sobre a Formação do Professor para Educação Inclusiva; A Sala de Aula Inclusiva: o cotidiano professor-aluno na inclusão; O Envolvimento Familiar na Educação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.
Material do Curso:
WEB - OnLineQuantidade de Parcelas:
6Matrícula(R$):
0,001ª Parcela:
99,00___________
Total a pagar agora:
99,00Demais Parcelas no boleto:
5 x de 99,00Os CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL oferecidos na modalidade a distância pelo AVM, com carga horária total de 240h, visam preparar o aluno para a reflexão e atuação em uma área específica de seu campo de interesse profissional. Tem por objetivo fornecer informações atualizadas na área de interesse selecionada e indicações de práticas qualificadas pertinentes à temática de aprofundamento profissional escolhida.
* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
Acesse as Unidades