Complementação Pedagógica

Cursos de Complementação Pedagógica

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  • Somente para Pós-Graduado AVM.

    Presencial - Carga horária: 120h
    Quaisquer ex-aluno de Pós Graduação AVM. O aluno deverá devolver o certificado antigo e receberá um novo com a carga horaria acrescida de 120 horas e a disciplina de Didática do Ensino Superior no histórico.

    CAPACITAR PÓS-GRADUADOS DO AVM PARA A ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA SUPERIOR ATRAVÉS DA ANÁLISE DA DIDÁTICA ESPECÍFICA DO SETOR, DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE ENSINO E PESQUISA, E DA COMPREENSÃO DO LUGAR SOCIAL DA UNIVERSIDADE E SEU PAPEL POLÍTICO NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO.

    Disciplinas

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    A Didática em perspectiva histórica: gênese e movimentos. O campo de investigação da Didática: o processo ensino/aprendizagem. Abordagens pedagógicas: elementos estruturantes, características. A prática didática no cenário universitário. A Didática Fundamental. Os sujeitos e os tempos no processo ensinar / aprender. O curriculo e a produção do conhecimento e da cultura. O planejamento educacional no âmbito universitário: especificidades, concepções, práticas e desafios. O Projeto Político-Pedagógico e o Projeto Ensino-Aprendizagem. A avaliação na universidade: concepções, fundamentos e tendências atuais. Atividade Complementar Integrada.

    • Nenhuma turma agendada.

      Documentos necessários para inscrição:
      Certificado de DFM AVM original
      Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
      1 foto 3x4 atual

    Faça a Pré-Matrícula desse curso

  • Somente para Pós-Graduado AVM.

    Presencial - Carga horária: 240h. Quaisquer ex-aluno de Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional AVM. O aluno deverá devolver o certificado antigo e receberá um novo com a carga horaria acrescida de 240.

    Oferecer aprimoramento do conhecimento teórico-prático acerca da atuação Psicopedagógica Clínica ( avaliação, intervenções e diagnósticos diferenciais).

    Disciplinas

    AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM E PERFIL PSICOMOTOR

    Consciência fonológica. Percepção e Processamento auditivo. Coordenação motora ampla e fina. Esquema corporal. Lateralidade. Orientação espacial e temporal. Sequência. Relação dos movimentos com a comunicação, afetividade e aprendizagem.

    AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA

    Conceitos básicos do Diagnóstico Psicopedagógico. Instrumentos de avaliação clínica. Anamneses. EOCA (Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem). Avaliação Nível Pedagógico (escrita, leitura e cálculos). Diagnóstico Operatório ( Provas Piagetianas). Técnicas Projetivas( Dupla Educativa). Aspectos afetivo, social e familiar. Relatório de avaliação. Entrevista de devolução. Aplicação prática das técnicas avaliativas.

    DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

    Avaliação das dificuldades de aprendizagem secundárias. Diagnóstico diferencial para os transtornos do desenvolvimento e a avaliação neuropsicológica. Funções executivas. Protocolos investigativos. Intervenção e orientações iniciais.

    JOGOS NA CLÍNICA PSICOPEDAGÓGICA

    O jogo como instrumento diagnóstico. Intervenção clínica por meio de atividades lúdicas nas DAs. Desenho livre, dramatização e artes como recurso auto expressivo.

    SUPERVISÃO PRÁTICA

    Os encontros para supervisão prática visam à experiência prática por meio de casos clínicos apresentados e discutidos em grupo. Objetivos: levantamento de hipóteses; aplicabilidade dos instrumentos avaliativos; análise de material pedagógico; análise de sessão clínica (etapas da avaliação e entrevista operativa) por meio de vídeos; apresentação de casos diferenciados para observação e análise de comportamentos atípicos e direcionamento do caso. Encaminhamento dos casos e elaboração de seus relatórios.

    • ENSINO REMOTO 3ª NOITE
      Valor: 10 x 199,90
      Início: 03/08/2021
      Inscrições: Abertas

      Documentos necessários para inscrição:
      Certificado original AVM
      Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
      1 foto 3x4 atual

    Faça a Pré-Matrícula desse curso

  • Prover o conhecimento prático da Neurociência Pedagógica aplicada à Prática Clínica e Interdisciplinar sobre os aspectos motores, cognitivos e socioemocionais, com o propósito de oferecer ferramentas práticas para que o profissional possa avaliar e intervir na prática de acordo com as possibilidades e limites de suas respectivas abordagens profissionais, de forma interdisciplinar.

    Disciplinas

    EMPREENDEDORISMO APLICADO À NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA CLÍNICA

    Possibilidades de negócios no âmbito da Neurociência Pedagógica Aplicada à Clínica e Interdisciplinar. O gerenciamento da carreira como estratégia de sucesso profissional. Características do atendimento de excelência, conquista e manutenção de clientes. Qualidade: a gestão de negócios sob o enfoque da qualidade em serviços. Marketing pessoal: habilidades técnicas e pessoais na relação com clientes. Estratégias de abertura e venda de projetos de negócios em diferentes ambientes de negócio.

    NEUROCIÊNCIA CLÍNICA E BIOÉTICA

    Bioética aplicada a Neurociência, Termo de Consentimento nas abordagens neurocientíficas, pesquisas inovadoras sobre as funções cerebrais nos apectos cognitivos, motores, emocionais da aprendizagem. Atuação e limites profssionais, e ética. Tópicos especiais.

    NEUROCIÊNCIA CLÍNICA E A PRÁTICA NA APRENDIZAGEM COGNITIVA

    Sistema nervoso no contexto das práticas na aprendizagem cognitiva. Definição. Critérios de avaliação, desenvolvimento de estímulos cognitivos, linguagem, memória, atenção na criança, adolescente, adulto e idoso. Intervenção na prática interdisciplinar.

    NEUROCIÊNCIA CLÍNICA E A PRÁTICA NA APRENDIZAGEM PSICOMOTORA

    Neurociência e o contexto do sistema nervoso na relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem psicomotora. Dificuldades de aprendizagem motora e o desenvolvimento motor em criança, adolescentes, adultos e idosos. Intervenções práticas de avaliação motora e protocolos.

    NEUROCIÊNCIA CLÍNICA E A PRÁTICA NA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

    Neurociência e a aprendizagem Sociemocional . Disrupção. O comportamento socioemocional e os diversos transtornos: de humor, de ansiedade, de alimentação, por uso de substâncias. Intervenção na prática interdisciplinar.

    NEUROCIÊNCIA CLÍNICA E PRÁTICA NOS TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

    Estudos do sistema nervoso aplicados ao reconhecimento dos aspectos e fatores genéticos, ambientais dos Transtornos de Neurodesenvolvimento, Neuroembriologia, Neurobiologia, Neuropsicofisiologia dos Transtornos mentais e alimentares relacionados. Intervenção na prática interdisciplinar.

    NEUROPSICOFARMACOLOGIA APLICADA

    Neurotransmissores e sua atuação no Sistema Nervoso. Drogas e fármacos que atuam no Sistema Nervoso: posologia, efeitos colaterais e indicações.

    SUPERVISÃO APLICADA À PRÁTICA

    Os encontros para supervisão prática visam à experiência prática por meio de apresentação de casos clínicos, artigos e discussão em grupo. Objetivos: levantamento de hipóteses; aplicabilidade dos instrumentos avaliativos; apresentação de casos diferenciados para observação, análise, direcionamento do caso e intervenção prática. Encaminhamento dos casos e elaboração de seus relatórios.

    Faça a Pré-Matrícula desse curso

  • Somente para ex-alunos.

    Quaisquer ex-aluno de Pós Graduação AVM. O aluno deverá devolver o certificado antigo e receberá um novo com a carga horaria acrescida de 120 horas e a disciplina de Didática do Ensino Superior no histórico.

    CAPACITAR PÓS-GRADUADOS DO AVM PARA A ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA SUPERIOR ATRAVÉS DA ANÁLISE DA DIDÁTICA ESPECÍFICA DO SETOR, DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE ENSINO E PESQUISA, E DA COMPREENSÃO DO LUGAR SOCIAL DA UNIVERSIDADE E SEU PAPEL POLÍTICO NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO.

    Disciplinas

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    OBJETIVO: Promover uma reflexão sobre a didática e sua importância na prática do professor universitário. Analisar a relação professor-aluno. Discutir os dilemas pertinentes à prática da avaliação no cotidiano pedagógico. Oferecer alternativas metodológicas para o ensino no nível superior e refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos como estratégias educacionais. EMENTA: A docência no ensino superior e seus desafios no contexto atual. Andragogia e Didática no ensino superior: pressupostos teóricos para a prática pedagógica. Os saberes e fazeres do docente de ensino superior. Teorias e propostas curriculares em ação no Ensino Superior. O Planejamento pedagógico, elementos, etapas, instrumentos e as contribuições didáticas nas diferentes áreas do conhecimento no ensino superior. A aula no ensino superior, o processo didático, seus elementos, a relação pedagógica e a mediação docente. As metodologias de ensino na prática pedagógica do docente de ensino superior (presencial/EAD) e a construção de aprendizagens significativas. Medida e avaliação: conceituação, concepções, funções, e a construção de diferentes instrumentos avaliativos na prática pedagógica de ensino superior.

    • NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD
      Valor: 4 x R$99,00

      Inscrições: Núcleo Rio de Janeiro - Rua do Carmo 7/5º andar
      Centro - Rio de Janeiro TEL: (21) 2531-1344
      e-mail: riodejaneiro@avm.edu.br

      Documentos necessários: Certificado do Curso da AVM (cópia), Carteira de Identidade e CPF (cópia) e Foto 3 X 4.

      Ficha de Inscrição



      Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD
  • Somente para ex-alunos DFM (Docência do Ensino Fundamental e Médio).

    Oferecido na modalidade Distância - Ambiente Virtual.

    Capacitar os concluintes do Programa Especial de Formação para Docentes (Docência no Ensino Fundamental e Médio), da AVM, para a atuação na Docência Superior através da análise da Didática específica do setor, do desenvolvimento de habilidades em diferentes procedimentos de ensino e pesquisa, e da compreensão do lugar social da universidade e seu papel político no cenário contemporâneo.

    Disciplinas

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    OBJETIVO: Promover uma reflexão sobre a didática e sua importância na prática do professor universitário. Analisar a relação professor-aluno. Discutir os dilemas pertinentes à prática da avaliação no cotidiano pedagógico. Oferecer alternativas metodológicas para o ensino no nível superior e refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos como estratégias educacionais. EMENTA: A docência no ensino superior e seus desafios no contexto atual. Andragogia e Didática no ensino superior: pressupostos teóricos para a prática pedagógica. Os saberes e fazeres do docente de ensino superior. Teorias e propostas curriculares em ação no Ensino Superior. O Planejamento pedagógico, elementos, etapas, instrumentos e as contribuições didáticas nas diferentes áreas do conhecimento no ensino superior. A aula no ensino superior, o processo didático, seus elementos, a relação pedagógica e a mediação docente. As metodologias de ensino na prática pedagógica do docente de ensino superior (presencial/EAD) e a construção de aprendizagens significativas. Medida e avaliação: conceituação, concepções, funções, e a construção de diferentes instrumentos avaliativos na prática pedagógica de ensino superior.

    DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

    OBJETIVOS: Introduzir o aluno no campo do direito aplicado à Educação com ênfase no ensino superior. Oferecer uma visão geral da legislação educacional brasileira. Discutir especificamente a forma como o Ensino Superior é apresentado e discutido no texto legal. Analisar diferentes aspectos da LDB e demais leis esparsas voltadas para a estrutura e funcionamento dos cursos de ensino superior no âmbito publico e privado. Auxiliar o aluno a refletir e se posicionar criticamente sobre a instituição universitária tomando por base o Direito Educacional. EMENTA: Introdução ao Direito: princípios básicos, fundamentos, aplicações e conceitos doutrinários do direito como ciência. Metodologia de interpretação das leis. Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A educação superior e a atual legislação educacional brasileira.

    METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO SUPERIOR

    OBJETIVO: Repensar a prática docente de Ensino Superior no contexto das mudanças surgidas com a nova LDB (Lei 9394/96), dando ênfase ao Cap. IV (arts. 43 a 57) da mesma, dedicado a esta modalidade de ensino. De forma geral, pretende-se conhecer a trajetória da educação do país dando ênfase a educação superior. Discutir tendências e projeções das políticas educacionais brasileiras pertinentes ao nível superior no Brasil. Avaliar algumas das principais políticas educacionais e sua influência junto à sociedade a partir da função social da universidade. Compreender melhor o papel da OMC e do Banco Mundial na Educação. EMENTA: Histórico da educação no Brasil. Planos de políticas públicas e a exclusão social. As reformas do ensino superior. Finalidades do ensino superior nos âmbitos do Ensino, pesquisa e extensão. Parâmetros de qualidade para o ensino superior. O Programa de Desenvolvimento Institucional e a Avaliação Institucional. Formação Superior e mercado de trabalho. O papel da OMC E do Banco Mundial na Educação. Desafios atuais e futuros do Ensino Superior.

    • NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD
      Valor: 7 x R$99,00

      Inscrições: Núcleo Rio de Janeiro - Rua do Carmo 7/5º andar
      Centro - Rio de Janeiro TEL: (21) 2531-1344
      e-mail: riodejaneiro@avm.edu.br

      Documentos necessários: Certificado do Curso de DFM da AVM (cópia), Carteira de Identidade e CPF (cópia) e Foto 3 X 4.

      Ficha de Inscrição



      Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD
  • Somente para pós graduados em Supervisão Escolar ou Orientação Educacional na AVM.

    Oferecido na modalidade Distância - Ambiente Virtual.

    capacitar o aluno em gestão educacional, através de uma metodologia diferenciada, ferramentas administrativas e pedagógicas, aprimorando seus conhecimentos sobre processos educacionais. A proposta deste curso é desenvolver competências em Gestão Estratégica da Qualidade na Unidade de Negócio Educacional, oferecendo uma educação continuada, a distância, para profissionais de instituições de ensino e áreas correlatas, possibilitando, assim, resultados eficientes e eficazes durante a sua gestão.

    Disciplinas

    GESTÃO ESCOLAR

    OBJETIVO: Apresentar os desafios que o gestor educacional tem pela frente, buscando desenvolver as questões ligadas ao regimento escolar e ao plano de gestão como elementos intrínsecos à prática gestora, com foco na Gestão da Qualidade Total. EMENTA: Os Desafios do Gestor Escolar. Regimento Escolar. Plano de Gestão Escolar. Educação e Qualidade Total.

    TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

    OBJETIVO: Conhecer as competências de uma secretaria, a administração financeira e a gestão orçamentária da escola, bem como a importância do marketing educacional, de forma explicitar as ferramentas e papéis que os gestores podem utilizar e desempenhar nos estabelecimentos de ensino. Identificar as concepções, referenciais teóricos, princípios, dimensões, características e instrumentos da avaliação institucional, necessários à prática avaliativa nas escolas. EMENTA: Secretaria Escolar e as suas competências; Administração Financeira no contexto educacional; Marketing Educacional. Concepções e práticas de Avaliação Institucional.

    • NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD
      Matrícula: R$40,00
      Valor: 4 x R$99,00

      Inscrições: Núcleo Rio de Janeiro - Rua do Carmo 7/5º andar
      Centro - Rio de Janeiro TEL: (21) 2531-1344
      e-mail: riodejaneiro@avm.edu.br

      Ficha de Inscrição



      Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD
  • Somente para ex-alunos de Administração Escolar e Orientação Educacional e Pedagógica.

    Oferecido na modalidade Distância - Ambiente Virtual.

    O curso visa favorecer aos supervisores um conhecimento técnico-pedagógico que possibilite eficiência e eficácia nas ações do dia a dia do processo educacional, reavaliando crítica e reflexivamente a ação pedagógica, como agente mediador da promoção educacional. A proposta deste curso é desenvolver competências, habilidades e atitudes fundamentais à ação pedagógica, possibilitando ao supervisor, através de ferramentas, um desenvolvimento teórico e prático que respalde sua prática profissional, oferecendo uma educação continuada, a distância, para profissionais que atuem como gestores pedagógicos de instituições de ensino.

    Disciplinas

    AÇÃO SUPERVISORA

    OBJETIVO: Conhecer as competências do supervisor escolar com relação ao cotidiano da escola, identificando as relações, estratégias e desafios inerentes ao trabalho deste profissional no espaço educacional. EMENTA: Supervisão Escolar: princípios e características. A Formação do Supervisor/Gestor no contexto da atualidade. Os Desafios do Supervisor/Gestor Escolar. Estratégias da Ação Supervisora e o Conselho de Classe e a Ação Supervisora.

    SUPERVISÃO E COTIDIANO ESCOLAR

    OBJETIVO: Apresentar o papel da supervisão escolar frente às diversas questões da atualidade. Tendo como foco, os efeitos da pós-modernidade na estrutura e na organização da educação, com vistas à construção de uma escola reflexiva e favorecedora de aprendizagens significativas de seus atores. EMENTA: A pós-modernidade e a escola - um novo perfil a ser delineado junto ao trabalho do Supervisor Escolar. Cotidiano e cotidianidade - duas questões a se relacionarem no trabalho pedagógico da escola. A escola reflexiva e a ação supervisora no cotidiano. As relações interpessoais e a ação da supervisão, na busca da concretização do Projeto Político-Pedagógico na escola. A vida diária da coordenação pedagógica e o trabalho de transformação da escola. A ação da Supervisão frente às diferentes questões da atualidade: da construção do conhecimento, da ética, da participação democrática, do fracasso escolar e da inclusão social.

    • NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD
      Matrícula: R$40,00
      Valor: 4 x R$99,00

      Inscrições: Núcleo Rio de Janeiro - Rua do Carmo 7/5º andar
      Centro - Rio de Janeiro TEL: (21) 2531-1344
      e-mail: riodejaneiro@avm.edu.br

      Ficha de Inscrição



      Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD
  • Somente para pós graduados em Supervisão Escolar ou Administração Escolar na AVM.

    Oferecido na modalidade Distância - Ambiente Virtual.

    O curso visa ampliar a formação do especialista em educação aprimorando seus conhecimentos para atuar junto aos docentes, discentes e comunidade da Instituição Escolar, favorecendo a construção de um espaço concreto de ensino-aprendizagem, impulsionando todos em direção aos seus respectivos objetivos, tendo estes em comum a construção do conhecimento. Entendendo o serviço de orientação educacional como responsável pela implementação da construção do Projeto Político-Pedagógico, promoção da integração e dos meios necessários para a qualidade das relações interpessoais, buscam-se o estabelecimento dos vínculos afetivos necessários ao processo ensino-aprendizagem, as construções coletivas e a orientação para o trabalho. Sendo assim, espera-se capacitar profissionais das várias áreas de Educação, possibilitando-os a atuar enquanto mediadores na formação e no desenvolvimento biopsicossocial e afetivo dos educandos das várias redes de ensino existentes.

    Disciplinas

    MÉTODOS DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR

    OBJETIVO: Evidenciar a Orientação Educacional como um processo contínuo, sistemático, planejado, avaliado, focalizado no aluno com vistas à sua adaptação dinâmica nos aspectos pessoal, social, profissional, acadêmico, escolar, atendendo, dessa forma, aos objetivos da educação. Demonstrar, numa perspectiva ampliada, a Orientação integrada em todo o currículo escolar, encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e Profissional. EMENTA: O coordenador pedagógico e seu contexto de implantação; Orientação pedagógica: as relações de afetividade estabelecidas no cotidiano escolar; Saberes e fazeres da prática orientadora: essencialmente educacional e naturalmente pedagógica; (in) Certezas e Perspectiva da orientação educacional e pedagógica; A prática dos orientadores na atualidade.

    ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

    OBJETIVO: Contextualizar historicamente a Orientação Vocacional, apresentando suas principais transformações através do tempo, apresentando as principais teorias da psicologia que contribuem para o desenvolvimento da Orientação Vocacional. Analisar a Orientação Vocacional na Escola, situando todos os seus personagens e salientando o papel do Orientador Escolar, demonstrando como é planejado e realizado um projeto de Orientação Vocacional. Apresentar as diferenças pertinentes a cada grupo orientado, investigando grupos típicos com os quais o Orientador Escolar costuma se deparar. EMENTA: O que é Orientação Vocacional; Aspectos Psicológicos da Orientação Vocacional; Orientação Vocacional na Escola; Planejamento da Orientação Vocacional; Orientando Grupos Típicos.

    • NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD
      Matrícula: R$40,00
      Valor: 4 x R$99,00

      Inscrições: Núcleo Rio de Janeiro - Rua do Carmo 7/5º andar
      Centro - Rio de Janeiro TEL: (21) 2531-1344
      e-mail: riodejaneiro@avm.edu.br

      Ficha de Inscrição



      Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD