Complementação Pedagógica

Cursos de Complementação Pedagógica

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  • Somente para Pós-Graduado AVM.

    Presencial - Carga horária: 120h
    Quaisquer ex-aluno de Pós Graduação AVM. O aluno deverá devolver o certificado antigo e receberá um novo com a carga horaria acrescida de 120 horas e a disciplina de Didática do Ensino Superior no histórico.

    CAPACITAR PÓS-GRADUADOS DO AVM PARA A ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA SUPERIOR ATRAVÉS DA ANÁLISE DA DIDÁTICA ESPECÍFICA DO SETOR, DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE ENSINO E PESQUISA, E DA COMPREENSÃO DO LUGAR SOCIAL DA UNIVERSIDADE E SEU PAPEL POLÍTICO NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO.

    Disciplinas

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    A Didática em perspectiva histórica: gênese e movimentos. O campo de investigação da Didática: o processo ensino/aprendizagem. Abordagens pedagógicas: elementos estruturantes, características. A prática didática no cenário universitário. A Didática Fundamental. Os sujeitos e os tempos no processo ensinar / aprender. O curriculo e a produção do conhecimento e da cultura. O planejamento educacional no âmbito universitário: especificidades, concepções, práticas e desafios. O Projeto Político-Pedagógico e o Projeto Ensino-Aprendizagem. A avaliação na universidade: concepções, fundamentos e tendências atuais. Atividade Complementar Integrada.

    • Nenhuma turma agendada.

      Documentos necessários para inscrição:
      Certificado de DFM AVM original
      Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
      1 foto 3x4 atual

    Faça a Pré-Matrícula desse curso

  • Somente para ex-aluno do curso de DFM AVM.

    Presencial - Carga horária: o aluno só precisará cursar 4 disciplinas totalizando 198h/a as demais disciplinas serão isentas pelo curso de DFM. Ao concluir esse curso o aluno além do certificado de licenciatura obtido no DFM receberá um certificado de especialista em Docência do Ensino Superior.

    CAPACITAR OS ALUNOS DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGIA PARA DOCENTES DO AVM A ADQUIRIR UMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MENOS TEMPO

    Disciplinas

    DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

    Conhecer os Processos de Aprendizagem que, através de práticas e vivências, dão relevo à dimensão da aplicabilidade daquilo que é ensinado. Eleger, nos conteúdos aplicáveis ao cotidiano, as idéias que conduzam ao desenvolvimento das Competências básicas : Pessoal, Relacional, Produtiva e Cognitiva. Por que o conhecimento fica: processos e metodologias facilitadoras da incorporação do conhecimento. Os cientistas e suas teorias: estimulação sensorial, mudança de comportamento, facilitação, andragogia, Didática crítica social dos conteúdos, múltiplas inteligências. Construção de competências para diferentes situações empresariais. Competência interpessoal e competência técnica. Entendendo a Educação à Distância.

    DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

    Conteúdo básico, que estuda o direito de forma introdutória, apresentando ao aluno os princípios, os fundamentos, as aplicações e os conceitos doutrinários do direito como ciência, além da metodologia de interpretação das leis. Inclui, ainda, um conteúdo específico, sobre direito da educação, que contempla os aspectos jurídicos da educação como um todo, aprofundando-se no direito da educação superior. Atividade Complementar Integrada.

    METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Introdução à políticas educacionais. Planos de políticas públicas. Principais pensadores. Perspectivas para uma Reforma Educacional. Atividade Complementar Integrada.

    • Nenhuma turma agendada.

      Documentos necessários para inscrição:
      Certificado de DFM AVM original
      Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
      1 foto 3x4 atual

    Faça a Pré-Matrícula desse curso

  • Somente para Pós-Graduado AVM.

    Presencial - Carga horária: 240h. Quaisquer ex-aluno de Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional AVM. O aluno deverá devolver o certificado antigo e receberá um novo com a carga horaria acrescida de 240.

    Oferecer aprimoramento do conhecimento teórico-prático acerca da atuação Psicopedagógica Clínica ( avaliação, intervenções e diagnósticos diferenciais).

    Disciplinas

    AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM E PERFIL PSICOMOTOR

    Consciência fonológica. Percepção e Processamento auditivo. Coordenação motora ampla e fina. Esquema corporal. Lateralidade. Orientação espacial e temporal. Sequência. Relação dos movimentos com a comunicação, afetividade e aprendizagem.

    AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA

    Conceitos básicos do Diagnóstico Psicopedagógico. Instrumentos de avaliação clínica. Anamneses. EOCA (Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem). Avaliação Nível Pedagógico (escrita, leitura e cálculos). Diagnóstico Operatório ( Provas Piagetianas). Técnicas Projetivas( Dupla Educativa). Aspectos afetivo, social e familiar. Relatório de avaliação. Entrevista de devolução. Aplicação prática das técnicas avaliativas.

    DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

    Avaliação das dificuldades de aprendizagem secundárias. Diagnóstico diferencial para os transtornos do desenvolvimento e a avaliação neuropsicológica. Funções executivas. Protocolos investigativos. Intervenção e orientações iniciais.

    JOGOS NA CLÍNICA PSICOPEDAGÓGICA

    O jogo como instrumento diagnóstico. Intervenção clínica por meio de atividades lúdicas nas DAs. Desenho livre, dramatização e artes como recurso auto expressivo.

    SUPERVISÃO PRÁTICA

    Os encontros para supervisão prática visam à experiência prática por meio de casos clínicos apresentados e discutidos em grupo. Objetivos: levantamento de hipóteses; aplicabilidade dos instrumentos avaliativos; análise de material pedagógico; análise de sessão clínica (etapas da avaliação e entrevista operativa) por meio de vídeos; apresentação de casos diferenciados para observação e análise de comportamentos atípicos e direcionamento do caso. Encaminhamento dos casos e elaboração de seus relatórios.

    • BARRA DA TIJUCA SÁB MANHÃ
      Valor: 10 x 310,00
      Início: 29/08/2020
      Inscrições: Encerradas
      Próx turma: OUT /20
      ENSINO REMOTO 3ª NOITE
      Valor: 10 x 310,00
      Início: 27/10/2020
      Inscrições: Abertas
      NITERÓI SÁB MANHÃ
      Valor: 10 x 310,00
      Início: 29/08/2020
      Inscrições: Encerradas
      Próx turma: OUT /20

      Documentos necessários para inscrição:
      Certificado original AVM
      Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
      1 foto 3x4 atual

    Faça a Pré-Matrícula desse curso

  • Prover o conhecimento prático da Neurociência Pedagógica aplicada à Prática Clínica e Interdisciplinar sobre os aspectos motores, cognitivos e socioemocionais, com o propósito de oferecer ferramentas práticas para que o profissional possa avaliar e intervir na prática de acordo com as possibilidades e limites de suas respectivas abordagens profissionais, de forma interdisciplinar.

    Disciplinas

    EMPREENDEDORISMO APLICADO À NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA CLÍNICA

    Possibilidades de negócios no âmbito da Neurociência Pedagógica Aplicada à Clínica e Interdisciplinar. O gerenciamento da carreira como estratégia de sucesso profissional. Características do atendimento de excelência, conquista e manutenção de clientes. Qualidade: a gestão de negócios sob o enfoque da qualidade em serviços. Marketing pessoal: habilidades técnicas e pessoais na relação com clientes. Estratégias de abertura e venda de projetos de negócios em diferentes ambientes de negócio.

    NEUROCIÊNCIA CLÍNICA E BIOÉTICA

    Bioética aplicada a Neurociência, Termo de Consentimento nas abordagens neurocientíficas, pesquisas inovadoras sobre as funções cerebrais nos apectos cognitivos, motores, emocionais da aprendizagem. Atuação e limites profssionais, e ética. Tópicos especiais.

    NEUROCIÊNCIA CLÍNICA E A PRÁTICA NA APRENDIZAGEM COGNITIVA

    Sistema nervoso no contexto das práticas na aprendizagem cognitiva. Definição. Critérios de avaliação, desenvolvimento de estímulos cognitivos, linguagem, memória, atenção na criança, adolescente, adulto e idoso. Intervenção na prática interdisciplinar.

    NEUROCIÊNCIA CLÍNICA E A PRÁTICA NA APRENDIZAGEM PSICOMOTORA

    Neurociência e o contexto do sistema nervoso na relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem psicomotora. Dificuldades de aprendizagem motora e o desenvolvimento motor em criança, adolescentes, adultos e idosos. Intervenções práticas de avaliação motora e protocolos.

    NEUROCIÊNCIA CLÍNICA E A PRÁTICA NA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

    Neurociência e a aprendizagem Sociemocional . Disrupção. O comportamento socioemocional e os diversos transtornos: de humor, de ansiedade, de alimentação, por uso de substâncias. Intervenção na prática interdisciplinar.

    NEUROCIÊNCIA CLÍNICA E PRÁTICA NOS TRANSTORNOS DE NEURODESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

    Estudos do sistema nervoso aplicados ao reconhecimento dos aspectos e fatores genéticos, ambientais dos Transtornos de Neurodesenvolvimento, Neuroembriologia, Neurobiologia, Neuropsicofisiologia dos Transtornos mentais e alimentares relacionados. Intervenção na prática interdisciplinar.

    NEUROPSICOFARMACOLOGIA APLICADA

    Neurotransmissores e sua atuação no Sistema Nervoso. Drogas e fármacos que atuam no Sistema Nervoso: posologia, efeitos colaterais e indicações.

    SUPERVISÃO APLICADA À PRÁTICA

    Os encontros para supervisão prática visam à experiência prática por meio de apresentação de casos clínicos, artigos e discussão em grupo. Objetivos: levantamento de hipóteses; aplicabilidade dos instrumentos avaliativos; apresentação de casos diferenciados para observação, análise, direcionamento do caso e intervenção prática. Encaminhamento dos casos e elaboração de seus relatórios.

    Faça a Pré-Matrícula desse curso

  • Somente para ex-alunos.

    Quaisquer ex-aluno de Pós Graduação AVM. O aluno deverá devolver o certificado antigo e receberá um novo com a carga horaria acrescida de 120 horas e a disciplina de Didática do Ensino Superior no histórico.

    CAPACITAR PÓS-GRADUADOS DO AVM PARA A ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA SUPERIOR ATRAVÉS DA ANÁLISE DA DIDÁTICA ESPECÍFICA DO SETOR, DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE ENSINO E PESQUISA, E DA COMPREENSÃO DO LUGAR SOCIAL DA UNIVERSIDADE E SEU PAPEL POLÍTICO NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO.

    Disciplinas

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    OBJETIVO: Promover uma reflexão sobre a didática e sua importância na prática do professor universitário. Analisar a relação professor-aluno. Discutir os dilemas pertinentes à prática da avaliação no cotidiano pedagógico. Oferecer alternativas metodológicas para o ensino no nível superior e refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos como estratégias educacionais. EMENTA: A docência no ensino superior e seus desafios no contexto atual. Andragogia e Didática no ensino superior: pressupostos teóricos para a prática pedagógica. Os saberes e fazeres do docente de ensino superior. Teorias e propostas curriculares em ação no Ensino Superior. O Planejamento pedagógico, elementos, etapas, instrumentos e as contribuições didáticas nas diferentes áreas do conhecimento no ensino superior. A aula no ensino superior, o processo didático, seus elementos, a relação pedagógica e a mediação docente. As metodologias de ensino na prática pedagógica do docente de ensino superior (presencial/EAD) e a construção de aprendizagens significativas. Medida e avaliação: conceituação, concepções, funções, e a construção de diferentes instrumentos avaliativos na prática pedagógica de ensino superior.

    • NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD
      Valor: 4 x R$99,00

      Inscrições: Núcleo Rio de Janeiro - Rua da Assembléia, 10 SL- 3107
      Centro - Rio de Janeiro TEL: (21) 3553 3762 / 3553 3416
      e-mail: riodejaneiro@avm.edu.br

      Documentos necessários: Certificado do Curso de DFM da AVM (cópia), Carteira de Identidade e CPF (cópia) e Foto 3 X 4.

      Ficha de Inscrição



      Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD
  • Somente para ex-alunos DFM (Docência do Ensino Fundamental e Médio).

    Oferecido na modalidade Distância - Ambiente Virtual.

    Capacitar os concluintes do Programa Especial de Formação para Docentes (Docência no Ensino Fundamental e Médio), da AVM, para a atuação na Docência Superior através da análise da Didática específica do setor, do desenvolvimento de habilidades em diferentes procedimentos de ensino e pesquisa, e da compreensão do lugar social da universidade e seu papel político no cenário contemporâneo.

    Disciplinas

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    OBJETIVO: Promover uma reflexão sobre a didática e sua importância na prática do professor universitário. Analisar a relação professor-aluno. Discutir os dilemas pertinentes à prática da avaliação no cotidiano pedagógico. Oferecer alternativas metodológicas para o ensino no nível superior e refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos como estratégias educacionais. EMENTA: A docência no ensino superior e seus desafios no contexto atual. Andragogia e Didática no ensino superior: pressupostos teóricos para a prática pedagógica. Os saberes e fazeres do docente de ensino superior. Teorias e propostas curriculares em ação no Ensino Superior. O Planejamento pedagógico, elementos, etapas, instrumentos e as contribuições didáticas nas diferentes áreas do conhecimento no ensino superior. A aula no ensino superior, o processo didático, seus elementos, a relação pedagógica e a mediação docente. As metodologias de ensino na prática pedagógica do docente de ensino superior (presencial/EAD) e a construção de aprendizagens significativas. Medida e avaliação: conceituação, concepções, funções, e a construção de diferentes instrumentos avaliativos na prática pedagógica de ensino superior.

    DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

    OBJETIVOS: Introduzir o aluno no campo do direito aplicado à Educação com ênfase no ensino superior. Oferecer uma visão geral da legislação educacional brasileira. Discutir especificamente a forma como o Ensino Superior é apresentado e discutido no texto legal. Analisar diferentes aspectos da LDB e demais leis esparsas voltadas para a estrutura e funcionamento dos cursos de ensino superior no âmbito publico e privado. Auxiliar o aluno a refletir e se posicionar criticamente sobre a instituição universitária tomando por base o Direito Educacional. EMENTA: Introdução ao Direito: princípios básicos, fundamentos, aplicações e conceitos doutrinários do direito como ciência. Metodologia de interpretação das leis. Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A educação superior e a atual legislação educacional brasileira.

    METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO SUPERIOR

    OBJETIVO: Repensar a prática docente de Ensino Superior no contexto das mudanças surgidas com a nova LDB (Lei 9394/96), dando ênfase ao Cap. IV (arts. 43 a 57) da mesma, dedicado a esta modalidade de ensino. De forma geral, pretende-se conhecer a trajetória da educação do país dando ênfase a educação superior. Discutir tendências e projeções das políticas educacionais brasileiras pertinentes ao nível superior no Brasil. Avaliar algumas das principais políticas educacionais e sua influência junto à sociedade a partir da função social da universidade. Compreender melhor o papel da OMC e do Banco Mundial na Educação. EMENTA: Histórico da educação no Brasil. Planos de políticas públicas e a exclusão social. As reformas do ensino superior. Finalidades do ensino superior nos âmbitos do Ensino, pesquisa e extensão. Parâmetros de qualidade para o ensino superior. O Programa de Desenvolvimento Institucional e a Avaliação Institucional. Formação Superior e mercado de trabalho. O papel da OMC E do Banco Mundial na Educação. Desafios atuais e futuros do Ensino Superior.

    • NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD
      Valor: 7 x R$99,00

      Inscrições: Núcleo Rio de Janeiro - Rua da Assembléia, 10 SL- 3107
      Centro - Rio de Janeiro TEL: (21) 3553 3762 / 3553 3416
      e-mail: riodejaneiro@avm.edu.br

      Documentos necessários: Certificado do Curso de DFM da AVM (cópia), Carteira de Identidade e CPF (cópia) e Foto 3 X 4.

      Ficha de Inscrição



      Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD
  • Somente para pós graduados em Supervisão Escolar ou Orientação Educacional na AVM.

    Oferecido na modalidade Distância - Ambiente Virtual.

    capacitar o aluno em gestão educacional, através de uma metodologia diferenciada, ferramentas administrativas e pedagógicas, aprimorando seus conhecimentos sobre processos educacionais. A proposta deste curso é desenvolver competências em Gestão Estratégica da Qualidade na Unidade de Negócio Educacional, oferecendo uma educação continuada, a distância, para profissionais de instituições de ensino e áreas correlatas, possibilitando, assim, resultados eficientes e eficazes durante a sua gestão.

    Disciplinas

    GESTÃO ESCOLAR

    OBJETIVO: Apresentar os desafios que o gestor educacional tem pela frente, buscando desenvolver as questões ligadas ao regimento escolar e ao plano de gestão como elementos intrínsecos à prática gestora, com foco na Gestão da Qualidade Total. EMENTA: Os Desafios do Gestor Escolar. Regimento Escolar. Plano de Gestão Escolar. Educação e Qualidade Total.

    TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

    OBJETIVO: Conhecer as competências de uma secretaria, a administração financeira e a gestão orçamentária da escola, bem como a importância do marketing educacional, de forma explicitar as ferramentas e papéis que os gestores podem utilizar e desempenhar nos estabelecimentos de ensino. Identificar as concepções, referenciais teóricos, princípios, dimensões, características e instrumentos da avaliação institucional, necessários à prática avaliativa nas escolas. EMENTA: Secretaria Escolar e as suas competências; Administração Financeira no contexto educacional; Marketing Educacional. Concepções e práticas de Avaliação Institucional.

    • NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD
      Matrícula: R$40,00
      Valor: 4 x R$99,00

      Inscrições: Núcleo Rio de Janeiro - Rua da Assembléia, 10 SL- 3107
      Centro - Rio de Janeiro TEL: (21) 3553 3762 / 3553 3416
      e-mail: riodejaneiro@avm.edu.br

      Ficha de Inscrição



      Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD
  • Somente para ex-alunos de Administração Escolar e Orientação Educacional e Pedagógica.

    Oferecido na modalidade Distância - Ambiente Virtual.

    O curso visa favorecer aos supervisores um conhecimento técnico-pedagógico que possibilite eficiência e eficácia nas ações do dia a dia do processo educacional, reavaliando crítica e reflexivamente a ação pedagógica, como agente mediador da promoção educacional. A proposta deste curso é desenvolver competências, habilidades e atitudes fundamentais à ação pedagógica, possibilitando ao supervisor, através de ferramentas, um desenvolvimento teórico e prático que respalde sua prática profissional, oferecendo uma educação continuada, a distância, para profissionais que atuem como gestores pedagógicos de instituições de ensino.

    Disciplinas

    AÇÃO SUPERVISORA

    OBJETIVO: Conhecer as competências do supervisor escolar com relação ao cotidiano da escola, identificando as relações, estratégias e desafios inerentes ao trabalho deste profissional no espaço educacional. EMENTA: Supervisão Escolar: princípios e características. A Formação do Supervisor/Gestor no contexto da atualidade. Os Desafios do Supervisor/Gestor Escolar. Estratégias da Ação Supervisora e o Conselho de Classe e a Ação Supervisora.

    SUPERVISÃO E COTIDIANO ESCOLAR

    OBJETIVO: Apresentar o papel da supervisão escolar frente às diversas questões da atualidade. Tendo como foco, os efeitos da pós-modernidade na estrutura e na organização da educação, com vistas à construção de uma escola reflexiva e favorecedora de aprendizagens significativas de seus atores. EMENTA: A pós-modernidade e a escola - um novo perfil a ser delineado junto ao trabalho do Supervisor Escolar. Cotidiano e cotidianidade - duas questões a se relacionarem no trabalho pedagógico da escola. A escola reflexiva e a ação supervisora no cotidiano. As relações interpessoais e a ação da supervisão, na busca da concretização do Projeto Político-Pedagógico na escola. A vida diária da coordenação pedagógica e o trabalho de transformação da escola. A ação da Supervisão frente às diferentes questões da atualidade: da construção do conhecimento, da ética, da participação democrática, do fracasso escolar e da inclusão social.

    • NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD
      Matrícula: R$40,00
      Valor: 4 x R$99,00

      Inscrições: Núcleo Rio de Janeiro - Rua da Assembléia, 10 SL- 3107
      Centro - Rio de Janeiro TEL: (21) 3553 3762 / 3553 3416
      e-mail: riodejaneiro@avm.edu.br

      Ficha de Inscrição



      Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD
  • Somente para pós graduados em Supervisão Escolar ou Administração Escolar na AVM.

    Oferecido na modalidade Distância - Ambiente Virtual.

    O curso visa ampliar a formação do especialista em educação aprimorando seus conhecimentos para atuar junto aos docentes, discentes e comunidade da Instituição Escolar, favorecendo a construção de um espaço concreto de ensino-aprendizagem, impulsionando todos em direção aos seus respectivos objetivos, tendo estes em comum a construção do conhecimento. Entendendo o serviço de orientação educacional como responsável pela implementação da construção do Projeto Político-Pedagógico, promoção da integração e dos meios necessários para a qualidade das relações interpessoais, buscam-se o estabelecimento dos vínculos afetivos necessários ao processo ensino-aprendizagem, as construções coletivas e a orientação para o trabalho. Sendo assim, espera-se capacitar profissionais das várias áreas de Educação, possibilitando-os a atuar enquanto mediadores na formação e no desenvolvimento biopsicossocial e afetivo dos educandos das várias redes de ensino existentes.

    Disciplinas

    MÉTODOS DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR

    OBJETIVO: Evidenciar a Orientação Educacional como um processo contínuo, sistemático, planejado, avaliado, focalizado no aluno com vistas à sua adaptação dinâmica nos aspectos pessoal, social, profissional, acadêmico, escolar, atendendo, dessa forma, aos objetivos da educação. Demonstrar, numa perspectiva ampliada, a Orientação integrada em todo o currículo escolar, encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e Profissional. EMENTA: O coordenador pedagógico e seu contexto de implantação; Orientação pedagógica: as relações de afetividade estabelecidas no cotidiano escolar; Saberes e fazeres da prática orientadora: essencialmente educacional e naturalmente pedagógica; (in) Certezas e Perspectiva da orientação educacional e pedagógica; A prática dos orientadores na atualidade.

    ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

    OBJETIVO: Contextualizar historicamente a Orientação Vocacional, apresentando suas principais transformações através do tempo, apresentando as principais teorias da psicologia que contribuem para o desenvolvimento da Orientação Vocacional. Analisar a Orientação Vocacional na Escola, situando todos os seus personagens e salientando o papel do Orientador Escolar, demonstrando como é planejado e realizado um projeto de Orientação Vocacional. Apresentar as diferenças pertinentes a cada grupo orientado, investigando grupos típicos com os quais o Orientador Escolar costuma se deparar. EMENTA: O que é Orientação Vocacional; Aspectos Psicológicos da Orientação Vocacional; Orientação Vocacional na Escola; Planejamento da Orientação Vocacional; Orientando Grupos Típicos.

    • NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD
      Matrícula: R$40,00
      Valor: 4 x R$99,00

      Inscrições: Núcleo Rio de Janeiro - Rua da Assembléia, 10 SL- 3107
      Centro - Rio de Janeiro TEL: (21) 3553 3762 / 3553 3416
      e-mail: riodejaneiro@avm.edu.br

      Ficha de Inscrição



      Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD