Objetivo
A proposta do curso de Administração Escolar é desenvolver competências em Gestão Estratégica da Qualidade na Unidade de Negócio Educacional, oferecendo uma educação continuada, a distância, para profissionais de instituições de ensino e áreas correlatas.
1 - EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
OBJETIVO: Conhecer e compreender o papel da educação, da escola, do gestor escolar, do supervisor Escolar e do orientador escolar na construção do conhecimento. O processo operacional da escola e o exercício profissional dos gestores, supervisores e orientadores irão se constituir no alvo primordial para o entendimento pelo aluno da dinâmica educacional. EMENTA: Aspectos da Educação Brasileira; A Escola; Direção Escolar; Supervisão Escolar, Orientação Escolar e Estágios.
2 - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a correta compreensão do direito e para a adequada interpretação das leis, habilidades indispensáveis ao bom entendimento dos demais conteúdos. Esclarecer os aspectos jurídicos que envolvem a educação - sobretudo a educação básica - habilitando-o a cumprir a lei adequadamente, além de conscientizá-lo dos direitos e deveres do aluno, da escola, do professor e de todos os profissionais da educação. EMENTA: Introdução ao Estudo do Direito; Legislação Educacional: Normas Gerais; Legislação da Educação Básica e Legislação Educacional Especial.
3 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
OBJETIVO: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias a elaboração de um planejamento, visando permitir as ações gestoras e a busca de resultados. Para ser um bom gestor é imprescindível sólidos conhecimentos de planejamento e de suas ferramentas. EMENTA: Os níveis e a importância do Planejamento; O processo e os elementos essenciais do Planejamento; Projeto Político Pedagógico; Planejamento Estratégico; Planejamento Curricular/ Plano de Curso/ Plano de Ensino-Aprendizagem e Aula e, Planejamento de Projetos de Trabalho.
4 - GESTÃO DE POLÍTICAS PARTICIPATIVAS
OBJETIVO: Compreender e aplicar os conceitos básicos de Gestão nos processos educacionais nas diversas áreas de atuação profissional na escola. Pretende-se, igualmente, oferecer condições para que o gestor educacional possa capacitar-se a agir e a implantar a gestão participativa, bem como ter condições para utilizar a gestão de processo e conhecer o processo de certificação escolar. EMENTA: Aspectos Gerais da Gestão Escolar; Gestão Participativa; Gestão de Processos I; Gestão de Processos II e Certificação Escolar.
5 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA
OBJETIVO: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. EMENTA: Articulação entre os Princípios da Educação Inclusiva e do Contexto Histórico e Teórico da Educação Especial; O processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva da Educação Inclusiva; Direitos Humanos: cidadania, família, trabalho e multiculturalismo; As crianças portadoras de deficiências e suas necessidades especiais; Tecnologia e informática educativa na Educação Inclusiva e Organização da prática Educativa: Planejamento e Avaliação Educacional.
6 - RELAÇÕES HUMANAS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
OBJETIVO: Apresentar técnicas essenciais ao desenvolvimento de trabalho em equipe. A escola moderna não permite que uma gestão seja centrada no autoritarismo e no trabalho individual. Cada vez mais é importante o trabalho em equipe e, para isto, é imprescindível o conhecimento de técnicas de liderança, motivação, comunicação e de trabalho em equipe. EMENTA: Motivação; Liderança; Diferenças Individuais sobre grupos e equipes; Trabalho em equipe e Comunicação.
7 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
OBJETIVO: Conhecer as competências de uma secretaria, a administração financeira e a gestão orçamentária da escola, bem como a importância do marketing educacional, de forma explicitar as ferramentas e papéis que os gestores podem utilizar e desempenhar nos estabelecimentos de ensino. Identificar as concepções, referenciais teóricos, princípios, dimensões, características e instrumentos da avaliação institucional, necessários à prática avaliativa nas escolas. EMENTA: Secretaria Escolar e as suas competências; Administração Financeira no contexto educacional; Marketing Educacional. Concepções e práticas de Avaliação Institucional.
8 - GESTÃO ESCOLAR
OBJETIVO: Apresentar os desafios que o gestor educacional tem pela frente, buscando desenvolver as questões ligadas ao regimento escolar e ao plano de gestão como elementos intrínsecos à prática gestora, com foco na Gestão da Qualidade Total. EMENTA: Os Desafios do Gestor Escolar. Regimento Escolar. Plano de Gestão Escolar. Educação e Qualidade Total.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
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