PÓS-MBA a Distância

Resumo do Pedido

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Ver disciplinas e ementas

    Objetivo

    De um modo geral o curso de DOCÊNCIA do ENSINO SUPERIOR a Distância tem por objetivo formar professores e especialistas - em nível de pós-graduação - para que possam, através da realização de atividades teórico-práticas, atender com excelência os requisitos necessários ao Ensino Superior nas mais diferentes áreas. A proposta não é outra senão a de subsidiar teórica e tecnicamente a prática de docência no Ensino Superior em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, sensibilizando os atuais e futuros professores para a importância do Ensino Superior em nosso país tanto com relação às exigências do mercado, quanto de sua formação profissional em geral.

    1 - TEORIAS DA APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: Favorecer o entendimento do que seja aprendizagem de forma ampla e atualizada considerando os principais postulados teóricos sobre a mesma. Analisar alguns dos principais aspectos biopsicológicos da aprendizagem. Estudar as relações bipolares entre criatividade e aprendizagem e auxiliar a compreensão dos processos volitivos e sua importância para o aprendizado e o desenvolvimento da inteligência. EMENTA: Aspectos psicológicos da aprendizagem. A intenção educativa e o conceito de inteligência. As teorias das Inteligências Múltiplas e da Inteligência Emocional e seus reflexos na educação. Afetividade e criatividade.

    2 - NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; estudar a memória, seus tipos e funções; demonstrar a filogênese do sistema nervoso;discutir sobre a linguagem e seus distúrbios e abordar as regiões encefálicas numa visão integrada. EMENTA: Sistema nervoso: neurônios - nossa galáxia interna; plasticidade cerebral e memória; a filogênese do sistema nervoso e neurobiologia na construção da inteligência e da afetividade.

    3 - DIDÁTICA GERAL

    OBJETIVOS: Refletir acerca dos pressupostos da prática pedagógica. Discutir acerca das diferentes abordagens da educação brasileira, caracterizando-as. Identificar as competências necessárias à ação docente, na perspectiva da construção de uma prática didática crítica, criativa, transformadora e inclusiva. Analisar a relação professor-aluno. Refletir sobre o cotidiano escolar, seu contexto e desafios, enfatizando a sala de aula como espaço de aprendizagem significativa e de inclusão e crítica social. Discutir acerca a importância do PPP e suas relações diretas com o processo de planejamento, execução e avaliação no ensino aprendizagem EMENTA: Educação, o conhecimento pedagógico e a Didática: conceitos e histórico da Didática. Os pressupostos da Prática Pedagógica. A formação do docente e a construção de competências humanas, políticas e técnico-pedagógica (saberes, fazeres e atitudes). As diferentes abordagens do ensino/tendências pedagógicas e implicações na prática pedagógica. A relação professor-aluno. A sala de aula como espaço de cultura: seus sentidos, dinâmicas e possibilidades de construção da aprendizagem significativa e de inclusão social: monoculturalismo, multiculturalismo, interculturalismo. A construção, organização (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade) e critérios de seleção do conhecimento.

    4 - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    OBJETIVO: Promover uma reflexão sobre a didática e sua importância na prática do professor universitário. Analisar a relação professor-aluno. Discutir os dilemas pertinentes à prática da avaliação no cotidiano pedagógico. Oferecer alternativas metodológicas para o ensino no nível superior e refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos como estratégias educacionais. EMENTA: A docência no ensino superior e seus desafios no contexto atual. Andragogia e Didática no ensino superior: pressupostos teóricos para a prática pedagógica. Os saberes e fazeres do docente de ensino superior. Teorias e propostas curriculares em ação no Ensino Superior. O Planejamento pedagógico, elementos, etapas, instrumentos e as contribuições didáticas nas diferentes áreas do conhecimento no ensino superior. A aula no ensino superior, o processo didático, seus elementos, a relação pedagógica e a mediação docente. As metodologias de ensino na prática pedagógica do docente de ensino superior (presencial/EAD) e a construção de aprendizagens significativas. Medida e avaliação: conceituação, concepções, funções, e a construção de diferentes instrumentos avaliativos na prática pedagógica de ensino superior.

    5 - PRÁTICA DE ENSINO

    OBJETIVOS: Conceituar planejamento educacional e sua centralidade no processo educativo. Diferenciar planejamento educacional, de currículo e de ensino. Refletir sobre o Planejamento Participativo, seus desafios e possibilidades. Estimular a compreensão do Projeto Político-Pedagógico na estruturação de uma proposta educativa. Analisar os diferentes níveis de Planejamento Educativo: Plano de Curso, Plano de Ensino e Plano de Aula. Destacar a articulação indispensável entre os programas de curso, de ensino (disciplina) e de aula.Instrumentalizar o aluno para a elaboração de um plano de ensino e um plano de aula. EMENTA: Planejamento de Ensino - Conhecimento da realidade; Determinação dos objetivos de curso/aula, Seleção dos conteúdos, Escolha de recursos (visuais/audiovisuais), Instrumentos para avaliação dos alunos, Estruturação de um plano de ensino/plano de aula; Condições para a Prática de Ensino - O professor como um comunicador, Técnicas e estratégias para o processo de ensino-aprendizagem, Auto-avaliação (o professor reflexivo); Realização da Prática de Ensino - Elaboração e execução de planos de aula: a regência, A Prática de Ensino exercida, individualmente, pelos futuros docentes.

    6 - DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

    OBJETIVOS: Introduzir o aluno no campo do direito aplicado à Educação com ênfase no ensino superior. Oferecer uma visão geral da legislação educacional brasileira. Discutir especificamente a forma como o Ensino Superior é apresentado e discutido no texto legal. Analisar diferentes aspectos da LDB e demais leis esparsas voltadas para a estrutura e funcionamento dos cursos de ensino superior no âmbito publico e privado. Auxiliar o aluno a refletir e se posicionar criticamente sobre a instituição universitária tomando por base o Direito Educacional. EMENTA: Introdução ao Direito: princípios básicos, fundamentos, aplicações e conceitos doutrinários do direito como ciência. Metodologia de interpretação das leis. Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A educação superior e a atual legislação educacional brasileira.

    7 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    OBJETIVO: Promover ao professor um campo de reflexões sobre seu papel no cenário político-social brasileiro. Apresentar e analisar algumas das políticas que atravessam o campo educacional no Brasil. Discutir especificamente a forma como a Educação Básica e o Ensino Superior é apresentado e discutido no texto legal. Analisar a função social da universidade, no que tange às suas práticas de ensino, pesquisa e extensão. Refletir sobre o compromisso social da Universidade e seu sentido de formação para a Cidadania. EMENTA: Introdução às políticas educacionais. Políticas educacionais voltadas para a educação básica e para o ensino superior brasileiros. Finalidade e desafios da educação superior. Compromisso social da universidade. Avaliação da educação superior - SINAES.

    8 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    OBJETIVO: Analisar papel e a importância da EAD no âmbito das instituições de ensino superior a partir de uma reflexão aprofundada sobre sua história, ferramentas, recursos favorecedores do aprendizado e a produção de conhecimento nessa esfera de ensino. Visa ainda permitir ao aluno compreender os limites e potenciais dessa modalidade educativa para o fortalecimento da articulação ensino-pesquisa e extensão na universidade. Refletir sobre as novas tendências e perspectivas da EAD. EMENTA: Tecnologia e Sociedade. Educação na Sociedade da Informação. Conceitos Básicos de EAD. Docência na EAD: Autoria, Tutoria e Planejamento. Recursos digitais na Docência do Ensino Superior. EAD no Ensino Superior. Futuro da EAD: Novas tendências, possibilidades e perspectivas.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    Resumo do Pedido do Curso de Pós-Graduação

    • Curso EAD:

      DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Valor da 1º parcela a pagar agora:

      99,00

       

Inscrições

Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
ou por Whatsapp +55 21 96486-2679

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.