PÓS-MBA a Distância

Resumo do Pedido

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Ver disciplinas e ementas

    Objetivo

    O curso de Educação Especial e Inclusiva a distância visa oportunizar, a profissionais já graduados que atuam ou desejam atuar na área de Educação Inclusiva, um aprofundamento crítico da dimensão sócio-histórica da Educação em sua riqueza e complexidade frente aos grandes desafios científicos e sociais do nosso tempo. Através de um enfoque interdisciplinar e uma metodologia diferenciada, pretende-se viabilizar aos profissionais de educação leituras, estudos e práticas na área da Educação Especial e Inclusiva, buscando identificar problemas e propor alternativas às grandes dificuldades enfrentadas pelos educadores que, sem a formação complementar e continuada necessárias, recebem alunos com características especiais sem o devido apoio. Nesse sentido, torna-se fundamental a discussão atualizada sobre currículos adequados, a mobilização por um planejamento que contemple aspectos diversificados, o conhecimento acerca do diagnóstico e da prevenção de sintomas e doenças mais comuns na Educação Inclusiva e a inserção de uma visão contemporânea da sociedade, da cultura e do homem.

    1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO

    Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.

    2 - PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Objetivo: Promover a discussão dos programas educacionais que devem ser adequados no ensino regular, garantindo aspectos como reformulação do PPP para atender diferentes formas de avaliação não discriminatórias. Inserindo as discussões sobre as novas tecnologias, o corpo e o movimento. Ementa: Tipos e Necessidades Educacionais Especiais; Adaptações Curriculares; O Projeto Pedagógico na Diversidade; Avaliação na Educação Inclusiva; Informática na Educação Inclusiva; Psicomotricidade na Educação Inclusiva.

    3 - ASPECTOS POLÍTICO-CULTURAIS DA INCLUSÃO

    Objetivo: Apresentar através de outros saberes os aspectos político-culturais da inclusão, dando destaque ao âmbito jurídico, antropológico e o campo das políticas públicas. Neste sentido, abordando o papel da EJA no favorecimento da inclusão social, gerando oportunidades de relação entre educação e trabalho. Ementa: Estudos Sócio-Antropológicos dos Portadores de Necessidades Especiais; Aspectos Legais das Políticas de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais; Políticas Públicas em Educação Inclusiva; Educação Inclusiva de Jovens e Adultos.

    4 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial

    5 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

    Objetivo: Discutir as diferentes perspectivas do desenvolvimento e suas vinculações às dificuldades de aprendizagem mais freqüentes que afetam o processo educacional como um todo. Destacando a importância dos componentes culturais na estruturação e formação de crianças e adolescentes. Ementa: Introdução às Dificuldades de Aprendizagem; Transtornos da Leitura e da Escrita e do Cálculo Matemático; Fracasso Escolar e Educação Inclusiva; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

    6 - PSICOPATOLOGIA INFANTO-JUVENIL

    Objetivo: Estudar os sintomas e patologias cujos professores da Educação Inclusiva e Especial estarão em contato, buscando garantir a atualização do tema que confere sempre novas formas de apresentação de problemas e necessidades nos espaços de aprendizagem. Podendo pensar em ações que sejam inibidoras da baixa-estima nos portadores de necessidades especiais Ementa: Síndrome de Down; Autismo; Abuso Sexual Infantil; Transtornos Alimentares na Adolescência.

    7 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Objetivo: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. Ementa: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Comunidade Escolar; O Ajuste da Escola para Todas as Crianças; Princípios da Cultura Inclusiva no Âmbito da Comunidade Escolar; Reflexões sobre a Formação do Professor para Educação Inclusiva; A Sala de Aula Inclusiva: o cotidiano professor-aluno na inclusão; O Envolvimento Familiar na Educação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.

    8 - LIBRAS

    Objetivo: Oportunizar ao aluno o acesso as principais legislações da área educacional, bem como os aspectos sócio-antropológicos que moldam essa realidade e as contribuições da ciência nos estudos evolutivos do cérebro. Destacando também, a relevância do preparo de seus futuros alunos para a conquista do mercado de trabalho. Ementa: Aspectos clínicos, educacionais organizacionais e sociais da surdez. A inclusão da pessoa surda. Noções básicas de Libras, com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    Resumo do Pedido do Curso de Pós-Graduação

    • Curso EAD:

      EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Valor da 1º parcela a pagar agora:

      99,00

       

Inscrições

Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
ou por Whatsapp +55 21 96486-2679

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.