PÓS-MBA a Distância

Resumo do Pedido

MBA EM GESTÃO PÚBLICA - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Ver disciplinas e ementas

    Objetivo

    Oferecer aos servidores públicos federais, estaduais e municipais, a oportunidade de refletir sobre a gestão pública e suas relações com as macro-funções da organização pública e privada, conhecer e aplicar instrumentos que potencializem a eficiência, a eficácia, a efetividade e a economicidade dos processos de trabalho.

    1 - ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA

    Objetivo: Despertar o interesse dos participantes na compreensão das transformações do Estado contemporâneo e as mudanças organizacionais nas relações entre o Estado, bem como a organização política e cultural da sociedade no processo de construção e fortalecimento da democracia e da cidadania. Ementa: Ética; Federalismo e Descentralização; Políticas Públicas e Relações públicas internacionais.

    2 - ECONOMIA E MERCADO

    Objetivo: Analisar os mecanismos de intervenção do Estado para a estabilidade econômica do mercado, desde a economia do setor público até as políticas regulatórias do mercado. Ementa: Economia do setor público; Funções do Estado; Gastos públicos; Privatização e concessão; Modelos de regulação do mercado; Agências reguladoras.

    3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Objetivo da disciplina: Esta disciplina norteia o conjunto de disciplinas e atividades que permitem: situar o debate econômico atual e as perspectivas do desenvolvimento econômico brasileiro; refletir sobre condicionantes e dificuldades para a atuação do Estado e a formulação das políticas públicas e; refletir sobre as teorias e evidências associadas ao debate sobre o desenvolvimento local sustentável. Ementa: Desenvolvimento sustentável; Dimensões da sustentabilidade; Gestão de infraestrutura local; Desenvolvimento local; Alternativas de financiamento municipal.

    4 - GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS

    Objetivo: Abordar a análise teórico-conceitual sobre a gestão de políticas sociais. Buscar uma compreensão do conceito de organizações sociais de forma a ajudar o participante a gerenciar mais eficazmente as políticas sociais para arrostar os problemas da equidade e da participação da sociedade. Ementa: Políticas sociais; OSCIPs: definições e características; Gestão de OSCIPs; Elaboração de projetos sociais; Avaliação de projetos: princípios e métodos; Avaliação de projetos sociais e de saúde.

    5 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Objetivo: Abordar o conjunto de disciplinas e atividades que permitem: conhecer e refletir sobre os principais marcos teóricos necessários a uma compreensão crítica da Administração Pública Contemporânea. Ementa: Convênios e Legislação; Lei de Responsabilidade Fiscal; Suprimento de Fundos e Legislação e Direito Administrativo.

    6 - PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA

    Objetivo: Este eixo aborda conteúdos diretamente relacionados ao exercício da profissão de gestor público, permitindo uma visão integrada do planejamento, orçamento e gestão das políticas públicas. Ementa: Previsão de receitas; fontes tradicionais de recursos municipais; fontes modernas de financiamento municipal; PPA e LDO; modernização da gestão fiscal dos municípios; Programas de modernização fiscal dos municípios e Plano diretor.

    7 - FINANÇAS PÚBLICAS

    Objetivo: Abordar vários dos itens relacionados a finanças públicas, de forma geral, enfocando a administração orçamentária e financeira de um ente público passando por todo o ciclo de Receita, Despesa, Programação Financeira e Encerramento do Exercício. Ementa: Recolhimento de tributos em SIAFI; Modalidades de pagamento; Cronogramas físico-financeiros de contratos de licitação; Programação financeira e elaboração de cronograma; Folha de pagamento de CPR (Contas a Pagar e a Receber); Orçamento.

    8 - AUDITORIA PÚBLICA

    Objetivo: Este eixo proporciona uma visão multidisciplinar e atualização do conhecimento das melhores práticas modernas de auditoria, de forma a contribuir significativamente para a melhoria do desempenho profissional dos participantes; aprofundar os conhecimentos dos profissionais a cerca da temática de auditoria e estabelecer estudos e análises de práticas de contabilidade e auditoria, no sentido amplo, nas organizações públicas e privadas. Ementa: contabilidade pública aplicada ao SIAFI; regras das despesas públicas após LRF; regras das despesas públicas aplicadas; execução orçamentária; plano de contas; legalidade de despesas públicas: A despesa autorizada; proposta para corte e racionalização dos gastos públicos; pregão/cotação eletrônica.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    10 - NEGOCIAÇÃO

    OBJETIVO: Apresentar conceitos e as etapas do processo de negociação; Instrumentalizar o aluno para realização de análise do planejamento e estratégias do processo de negociação; Analisar as opções metodológicas para implementação das fases do planejamento desde sua preparação, execução e controle no processo de negociação; Apresentar algumas Táticas e características do negociador global e relevância de competências para lidar com a diversidade cultural no processo de negociação; Mostrar a importância da avaliação e administração dos conflitos para realização de um bom negócio. EMENTA: Conceitos e características da negociação; Planejamento e Estratégias da negociação; táticas da negociação; avaliação e superação das dificuldades da negociação.

    11 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    Resumo do Pedido do Curso de Pós-Graduação

    • Curso EAD:

      MBA EM GESTÃO PÚBLICA

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Valor da 1º parcela a pagar agora:

      99,00

       

Inscrições

Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
ou por Whatsapp +55 21 96486-2679

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.