PÓS-MBA a Distância

Resumo do Pedido

NEUROPSICOPEDAGOGIA - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Ver disciplinas e ementas

    Objetivo

    O Curso de Especialização em NEUROPsicopedagogiA tem o objetivo de levar o aluno a refletir, a analisar e a estudar o desenvolvimento do ser humano, assim como suas dificuldades de aprendizagens, partindo de uma abordagem neurocientífica ajudando ao profissional da educação ou da área clínica intervir de forma mais segura no seu dia a dia profissional.

    1 - HISTÓRIA DAS NEUROCIÊNCIAS

    OBJETIVO: Fundamentar os estudos pedagogicos através do contexto histórico no campo das Neurociências e da Bioética aplicada à pesquisa. EMENTA: Origem e desenvolvimento histórico das Neurociências. O encéfalo e a construção do conhecimento na Grécia, no Império Romano, no século XIX. Neurociência Hoje: Noções da Neurociência Molecular, Celular e dos Sistemas comportamentais e cognitivas. Fundamentos da Bioética e as pesquisas no campo das neurociências.

    2 - FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA DA SNC E APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: Reconhecer o desenvolvimento anatomofisiológico do sistema nervoso central, perifério, autonômo, simpático e parassimpático, bem como a relação com o processo da aprendizagem e comportamento para aceitação de uma nova maneira de entender as potencilaidades cerebrais humanas a partir de uma perspectiva científica educacional. Além disso, propiciar o aprofundamento do conceito de inclusão; identificar os aspectos legais que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e discute as finalidades da educação básica, que devem ser implementadas respeitando o direito de todos. Abordar conceitos do sistema nervoso. Proporcionar reflexão acerca da plasticidade cerebral e a memória. O estudo da filogênese do sistema nervoso. A neurobiologia do conhecimento aplicada à construção da inteligência e da afetividade. Conexão da Neurociência com aprendizagem prática. EMENTA: Estruturas embriológicas do telencéfalo e diencéfalo, Córtex cerebral e áreas do neocórtex. Células Glias e bainha de mielina.Propriedades do Potencial de Ação do neurônio na organização da aprendizagem cognitiva e comportamental. Tipos de sinapses e transmissão de neurotransmissores da aprendizagem e do comportamento(sinaptogênese). Neurônios, Compartimentos neuronais, Fibra nervosa, Sinapse, Mediadores químicos, Barreiras do SN. Medula espinhal e áreas encefálicas integradas para a aprendizagem e comportamento. Morfofuncionalmente do sistema nervoso central e periférico humano; Revestimento do SNC, nervos aferentes e eferentes, sistema nervoso autônomo/periférico somático e visceral e os princípios de vascularização encefálica. Formação da Bainha de Mielina e aprendizagem. As Estruturas do SNC e organização do encéfalo e da medula espinhal (cérebro, cerebelo,tronco encefálico) estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem e no comportamento humano. Estudo filogenético do sistema nervoso central. Evolução dos sentidos biológicos e suas conexões neurais. Bases neurais da memória, da atenção e da aprendizagem. Modulação da memória por neurotransmissores( acetilcolina, catecolaminas, glutamato, GABA) e por neuromoduladores e hormônios que interferem na aprendizagem.

    3 - FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL HUMANO

    OBJETIVO: Identificar as estruturas emocionais, relacionando a razão e a emoção no processo da aprendizagem e as diferentes habildades desenvolvidas e potencializadas. Reconhecer que a afetividade é a necessária para novas aquisições do aprendizado. EMENTA: Neocórtex e a Memória de Trabalho e o córtex pré-frontal na razão. O Córtex Cerebral. nas Funções Intelectuais. O Córtex e a criatividade. Mecanismos das estruturas neurais subjacentes aos comportamentos motivacionais do cérebro. Sistema Límbico. Hipotálamo e a filogênese da estrutura primitiva cerebral. Bases fisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo. Homeostase. Papel da Dopamina, Serotonina na motivação. Emoção e os Mecanismos no Encéfalo. Teorias da Emoção. Sistema Límbico, Medo e Ansiedade. Amigdala Cerebral. Circuitos Neurais da Agressão e Raiva. Hipotálamo e a Agressão. Reforço e Recompensa de dopamina no encéfalo. Síndrome da Negligência. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal. Formação Reticular, Habituação, Consciência caracterização e aspectos evolutivos instintivos e das emoções e suas estruturas neurais subjacentes do comportamento. Comportamento Adaptativo e Aprendizagem.

    4 - NEUROCIÊNCIA DA MOTRICIDADE SENSORIAL

    OBJETIVO: Analisar formas de aprender e ensinar visando um olhar especial A Importância da Respiração na Aprendizagem. Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração. Reconhecer que o equlíbrio é a homeostase no processo do aprendizado motor, cognitivo. Compreender o que é a Pedagogia do Corpo e o conhecimento deste corpo e de seu funcionamento no mundo. Compreender e conhecer o movimento. Analisar as conexões entre a Neurociência e o movimento favorecendo a conscientização de que é de fundamental importância trabalhar com o corpo na escola, fazendo as conexões entre o corpo/movimento/aprendizagem. EMENTA: Controle Encefálico do Movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas A Importância da Respiração na Aprendizagem.Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibraçãoe funções. Contração do Músculo Esquelético e Transmissão Neuromuscular nas ações voluntárias do corpo. A Importância da Respiração na Aprendizagem. Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração. Rítmos do Encéfalo e as Síndromes motoras. Ciclo do Sono. Vigília, Ritmos Circadianos e Cronobiologia. Movimentos Expressivos (Percepção e Comportamento).

    5 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

    OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.

    6 - ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: Analisar formas de aprender e ensinar visando um olhar especial para suas dificuldades. Para isso precisamos conhecer o histórico do enfrentamento das dificuldades de aprendizagem, as principais deficiências, sintomas e maneiras possíveis de atendimento às necessidades, potencialidades e habilidades nos espaços de aprendizagem; EMENTA: Introdução às dificuldades de aprendizagem; Transtornos da leitura, da escrita e do cálculo matemático; Fracasso escolar e educação inclusiva; Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

    7 - JOGOS NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA

    OBJETIVO: Demonstrar como trabalhar com as diversas brincadeiras e jogos para o melhor desenvolvimento do aluno, revelando a importância do lúdico no cotidiano escolar, mas para isso precisamos identificar no jogo ou no brinquedo uma melhor compreensão sobre seu conteúdo pedagógico. EMENTA: Jogos e brincadeiras: pra início de conversa; Sobre o jogo: definição e correntes; Sobre os brinquedos e brincadeiras; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; O valor do jogo e do brinquedo no desenvolvimento.

    8 - TEORIAS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

    OBJETIVO: Apresentar uma discussão geral sobre as teorias que amparam o estudo da aprendizagem humana. Construir um olhar psicopedagógico sobre o aluno/instituição. Apontar o caminho da construção do conhecimento interativo, investigando as infinitas formas de organização do pensamento sob o ponto de vista cognitivo. EMENTA: Esclarecer o que é psicopedagogia e seu objeto de estudo. Como se dá a prática psicopedagogia. Apresentar algumas atuações da prática psicopedagógica. Abordar a Teoria Psicogenética de Jean Piaget, favorecendo a conexão da teoria com a prática.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    Resumo do Pedido do Curso de Pós-Graduação

    • Curso EAD:

      NEUROPSICOPEDAGOGIA

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Valor da 1º parcela a pagar agora:

      99,00

       

Inscrições

Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
ou por Whatsapp +55 21 96486-2679

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.