PÓS-MBA a Distância

Resumo do Pedido

SAÚDE DA FAMÍLIA - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Ver disciplinas e ementas

    Objetivo

    O curso de Saúde da Família a distância visa oportunizar, a profissionais já graduados que atuam ou desejam atuar na área de Saúde da Família, o aprofundamento e aperfeiçoamento nas temáticas principais da Promoção da Saúde, entendendo a família como elemento central numa perspectiva integral de qualidade e estilo de vida.

    1 - PROMOÇÃO DA SAÚDE

    OBJETIVO: Promover a reflexão sobre as conexões entre saúde e sociedade, numa perspectiva interdisciplinar focada na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida através da formação de uma consciência ecológica. Discutir os sentidos da integralidade e sua relação com a área da atenção básica. Compreender a importância da criação e implementação das chamadas Políticas Públicas Saudáveis (PPS) e conhecer alguns documentos associações relacionados à saúde pública como a Carta de Otawa (1986) e o Informe Lalande. EMENTA: Promoção da Saúde e Qualidade de Vida; Integralidade, Cidadania e Saúde; Saúde e Meio Ambiente: Questões Atuais; Políticas Públicas Saudáveis.

    2 - SAÚDE PÚBLICA

    OBJETIVO: Refletir sobre as diferenças culturais nas sociedades contemporâneas e como influenciam e afetam o sistema de saúde e a distribuição equânime de saúde para a população. Analisar o sistema de saúde brasileiro, nas questões específicas de gênero, e as políticas públicas voltadas para estas questões, para crianças e adolescentes, para idosos na área da saúde. EMENTA: Aspectos Culturais da Saúde Pública; Saúde e Gênero - saúde feminina e masculina; Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes na Área da Saúde; Políticas Públicas para Terceira Idade na Área da Saúde.

    3 - SAÚDE DA FAMÍLIA

    OBJETIVO: Discutir a estratégia do PSF, o papel da epidemiologia como uma disciplina básica da saúde pública voltada para a compreensão saúde-doença no âmbito das populações e da promoção da saúde. Compreender o novo caráter das ações educativas de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Analisar o conceito de comunidade, a relação entre cultura, saúde e comunidade a partir da noção de “hábitos”, refletindo sobre o papel do Agente Comunitário de Saúde no âmbito da Saúde da Família. Introduzir a ideia do trabalho em rede social como possibilidade de intervenção para superação das dificuldades do cotidiano familiar. EMENTA: Saúde da Família; Educação em Saúde da Família; Saúde e Comunidade; Rede Social e Família.

    4 - HISTÓRIA SOCIAL DA FAMÍLIA

    OBJETIVO: Embasar a discussão sobre a formação histórico-social da família em diferentes contextos, e o papel que a revolução sexual e a emancipação feminina tiveram para que surgissem novas formas de relacionamento. Particularmente, a evolução na sociedade brasileira. Apresentar o debate sobre as formas contemporâneas de sexualidade e as novas configurações familiares. Reconhecer a precariedade dos laços amorosos e de parentesco, com o impacto da mídia e da sociedade de consumo na infância e juventude. EMENTA: História Social da Família; Questões Contemporâneas sobre a Constituição Familiar; Casais Homoafetivos e Monoparentalidade.

    5 - FAMÍLIA E CONFLITOS SOCIAIS

    OBJETIVO: Identificar as novas configurações familiares como ponto de partida para as discussões atuais sobre o amor e o sexo que não são dependentes das regras do casamento. Discutir definições e funções da família nuclear bem como os dispositivos da sexualidade e a institucionalização da célula familiar. EMENTA: Família e Conflitos Sociais; As Relações Familiares e seus Aspectos Jurídicos.

    6 - DINÂMICA DE GRUPO E DAS RELAÇÕES FAMILIARES

    OBJETIVO: Apresentar as correntes teóricas e suas influências conceituais em relação ao papel dos profissionais da área de saúde e à prática da dinâmica de grupos. Identificar através de breve história, o papel das abordagens cujo foco é a dinâmica de relacionamento e comunicação do grupo familiar EMENTA: Introdução à Terapia de Grupo; Dinâmica de Grupo; Considerações da Terapia de Casal; As Principais Escolas de Terapia Familiar.

    7 - SAÚDE MENTAL E FAMÍLIA

    OBJETIVO: Discutir profundamente os principais adoecimentos familiares e individuais em diferentes enfoques, tendo em vista as alterações das práticas de atendimento dos serviços de saúde mental, principalmente, depois da reforma psiquiátrica. EMENTA: Introdução à Psicopatologia: conversando sobre Saúde Mental; Introdução ao estudos das neuroses e e Psicoses; Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental e Família;

    8 - SEXUALIDADE E FAMÍLIA

    OBJETIVO: Abordar a sexualidade infantil e adolescência, e apresentar as fases psicossexuais do desenvolvimento e padrões de comportamentos sexuais. Discutir sobre resposta sexual e gravidez, sexualidade do casal grávido e da terceira idade. Reconhecer aspectos da sexualidade na dinâmica familiar. EMENTA: Sexualidade Infantil; Sexualidade na Adolescência; Sexualidade do Casal Grávido; Sexualidade na Terceira Idade; Questões da sexualidade na dinâmica familiar.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    Resumo do Pedido do Curso de Pós-Graduação

    • Curso EAD:

      SAÚDE DA FAMÍLIA

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Valor da 1º parcela a pagar agora:

      99,00

       

Inscrições

Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
ou por Whatsapp +55 21 96486-2679

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.