Pós-Graduação/MBA a Distância - EAD

NEUROCIÊNCIA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Objetivo

    O Curso de NEUROCIÊNCIA COM êNFASE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA a Distância tem por objetivo formar especialistas em nível de Pós-Graduação, proporcionando conhecimento teórico referente à aprendizagem e suas interfaces. Capacitar educadores e profissionais voltados para a educação especial e inclusiva sobre as bases neurocientíficas de como o cérebro aprende e guarda saberes. A ênfase será dada às questões que possuem implicação direta com a atualização de práticas e técnicas voltadas para o potencial do neurodesenvolvimento, bem como identificação das alterações no processo e a atuação do especialista na função dos estímulos cognitivos, afetivos e sociais. Atuar como especialista em Neurociência na educação especial e inclusiva significa analisar um processo que inclui questões metodológicas, pessoais, relacionais e socioculturais educacionais.

    1 - HISTÓRIA DAS NEUROCIÊNCIAS

    OBJETIVO: Fundamentar os estudos pedagogicos através do contexto histórico no campo das Neurociências e da Bioética aplicada à pesquisa. EMENTA: Origem e desenvolvimento histórico das Neurociências. O encéfalo e a construção do conhecimento na Grécia, no Império Romano, no século XIX. Neurociência Hoje: Noções da Neurociência Molecular, Celular e dos Sistemas comportamentais e cognitivas. Fundamentos da Bioética e as pesquisas no campo das neurociências.

    2 - FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA DA SNC E APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: Reconhecer o desenvolvimento anatomofisiológico do sistema nervoso central, perifério, autonômo, simpático e parassimpático, bem como a relação com o processo da aprendizagem e comportamento para aceitação de uma nova maneira de entender as potencilaidades cerebrais humanas a partir de uma perspectiva científica educacional. Além disso, propiciar o aprofundamento do conceito de inclusão; identificar os aspectos legais que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e discute as finalidades da educação básica, que devem ser implementadas respeitando o direito de todos. Abordar conceitos do sistema nervoso. Proporcionar reflexão acerca da plasticidade cerebral e a memória. O estudo da filogênese do sistema nervoso. A neurobiologia do conhecimento aplicada à construção da inteligência e da afetividade. Conexão da Neurociência com aprendizagem prática. EMENTA: Estruturas embriológicas do telencéfalo e diencéfalo, Córtex cerebral e áreas do neocórtex. Células Glias e bainha de mielina.Propriedades do Potencial de Ação do neurônio na organização da aprendizagem cognitiva e comportamental. Tipos de sinapses e transmissão de neurotransmissores da aprendizagem e do comportamento(sinaptogênese). Neurônios, Compartimentos neuronais, Fibra nervosa, Sinapse, Mediadores químicos, Barreiras do SN. Medula espinhal e áreas encefálicas integradas para a aprendizagem e comportamento. Morfofuncionalmente do sistema nervoso central e periférico humano; Revestimento do SNC, nervos aferentes e eferentes, sistema nervoso autônomo/periférico somático e visceral e os princípios de vascularização encefálica. Formação da Bainha de Mielina e aprendizagem. As Estruturas do SNC e organização do encéfalo e da medula espinhal (cérebro, cerebelo,tronco encefálico) estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem e no comportamento humano. Estudo filogenético do sistema nervoso central. Evolução dos sentidos biológicos e suas conexões neurais. Bases neurais da memória, da atenção e da aprendizagem. Modulação da memória por neurotransmissores( acetilcolina, catecolaminas, glutamato, GABA) e por neuromoduladores e hormônios que interferem na aprendizagem.

    3 - FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL HUMANO

    OBJETIVO: Identificar as estruturas emocionais, relacionando a razão e a emoção no processo da aprendizagem e as diferentes habildades desenvolvidas e potencializadas. Reconhecer que a afetividade é a necessária para novas aquisições do aprendizado. EMENTA: Neocórtex e a Memória de Trabalho e o córtex pré-frontal na razão. O Córtex Cerebral. nas Funções Intelectuais. O Córtex e a criatividade. Mecanismos das estruturas neurais subjacentes aos comportamentos motivacionais do cérebro. Sistema Límbico. Hipotálamo e a filogênese da estrutura primitiva cerebral. Bases fisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo. Homeostase. Papel da Dopamina, Serotonina na motivação. Emoção e os Mecanismos no Encéfalo. Teorias da Emoção. Sistema Límbico, Medo e Ansiedade. Amigdala Cerebral. Circuitos Neurais da Agressão e Raiva. Hipotálamo e a Agressão. Reforço e Recompensa de dopamina no encéfalo. Síndrome da Negligência. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal. Formação Reticular, Habituação, Consciência caracterização e aspectos evolutivos instintivos e das emoções e suas estruturas neurais subjacentes do comportamento. Comportamento Adaptativo e Aprendizagem.

    4 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO

    Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.

    5 - ASPECTOS POLÍTICO-CULTURAIS DA INCLUSÃO

    Objetivo: Apresentar através de outros saberes os aspectos político-culturais da inclusão, dando destaque ao âmbito jurídico, antropológico e o campo das políticas públicas. Neste sentido, abordando o papel da EJA no favorecimento da inclusão social, gerando oportunidades de relação entre educação e trabalho. Ementa: Estudos Sócio-Antropológicos dos Portadores de Necessidades Especiais; Aspectos Legais das Políticas de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais; Políticas Públicas em Educação Inclusiva; Educação Inclusiva de Jovens e Adultos.

    6 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial

    7 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Objetivo: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. Ementa: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Comunidade Escolar; O Ajuste da Escola para Todas as Crianças; Princípios da Cultura Inclusiva no Âmbito da Comunidade Escolar; Reflexões sobre a Formação do Professor para Educação Inclusiva; A Sala de Aula Inclusiva: o cotidiano professor-aluno na inclusão; O Envolvimento Familiar na Educação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.

    8 - NEUROCIÊNCIA APLICADA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    OBJETIVO: Elaborar e aplicar planejamento na abordagem pedagógica a luz da neurociência. Reconhecer como cérebro aprende e guarda saberes diante do novo e da motivação. Diferenciar metodologias pedagógicas. EMENTA: Como o cérebro aprende e guarda saberes, através dos métodos pedagógicos e o uso correto de recursos de ensino. Motivação e a atuação do professor como incentivador da aprendizagem. Planejamento de ensino. Importância dos objetivos de ensino e tipos de objetivos. Seleção e organização de conteúdos

    9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    • Material do Curso:

      WEB - OnLine
    • Matrícula(R$):

      40,00
    • Valor:

      13 x de 99,00

    Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD

Inscrições

Podem ser feitas por e-mail ou presencialmente Ou preenchendo o formulário da Pré-matrícula que entramos em contato - Clique Aqui.

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância

Telefone do Núcleo Central do Rio de Janeiro - (21) 3553 3762 / 3553 3416
Consulte o endereço e telefone de um Núcleo Regional de seu Estado - Núcleos Regionais.



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.