Pós-Graduação/MBA a Distância - EAD

NEUROCIÊNCIA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Objetivo

    O Curso de Especialização em NEUROCIÊNCIA COM ENFASE NA EDUCAÇÃO INFANTIL tem o objetivo formar e capacitar, profissionais de educação num contexto interdisciplinar das neurociências básicas aplicadas no cotidiano escolar da criança de 0 a 6 anos. Promovendo conhecimento que entre inúmeras capacidades, propiciarão o entendimento da maneira como o sistema nervoso central desenvolve os aspectos de aprendizagem da fala, leitura e escrita. Compreendendo a recepção de informações, interpretações e a elaboração de respostas.

    1 - HISTÓRIA DAS NEUROCIÊNCIAS

    OBJETIVO: Fundamentar os estudos pedagogicos através do contexto histórico no campo das Neurociências e da Bioética aplicada à pesquisa. EMENTA: Origem e desenvolvimento histórico das Neurociências. O encéfalo e a construção do conhecimento na Grécia, no Império Romano, no século XIX. Neurociência Hoje: Noções da Neurociência Molecular, Celular e dos Sistemas comportamentais e cognitivas. Fundamentos da Bioética e as pesquisas no campo das neurociências.

    2 - FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA DA SNC E APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: Reconhecer o desenvolvimento anatomofisiológico do sistema nervoso central, perifério, autonômo, simpático e parassimpático, bem como a relação com o processo da aprendizagem e comportamento para aceitação de uma nova maneira de entender as potencilaidades cerebrais humanas a partir de uma perspectiva científica educacional. Além disso, propiciar o aprofundamento do conceito de inclusão; identificar os aspectos legais que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e discute as finalidades da educação básica, que devem ser implementadas respeitando o direito de todos. Abordar conceitos do sistema nervoso. Proporcionar reflexão acerca da plasticidade cerebral e a memória. O estudo da filogênese do sistema nervoso. A neurobiologia do conhecimento aplicada à construção da inteligência e da afetividade. Conexão da Neurociência com aprendizagem prática. EMENTA: Estruturas embriológicas do telencéfalo e diencéfalo, Córtex cerebral e áreas do neocórtex. Células Glias e bainha de mielina.Propriedades do Potencial de Ação do neurônio na organização da aprendizagem cognitiva e comportamental. Tipos de sinapses e transmissão de neurotransmissores da aprendizagem e do comportamento(sinaptogênese). Neurônios, Compartimentos neuronais, Fibra nervosa, Sinapse, Mediadores químicos, Barreiras do SN. Medula espinhal e áreas encefálicas integradas para a aprendizagem e comportamento. Morfofuncionalmente do sistema nervoso central e periférico humano; Revestimento do SNC, nervos aferentes e eferentes, sistema nervoso autônomo/periférico somático e visceral e os princípios de vascularização encefálica. Formação da Bainha de Mielina e aprendizagem. As Estruturas do SNC e organização do encéfalo e da medula espinhal (cérebro, cerebelo,tronco encefálico) estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem e no comportamento humano. Estudo filogenético do sistema nervoso central. Evolução dos sentidos biológicos e suas conexões neurais. Bases neurais da memória, da atenção e da aprendizagem. Modulação da memória por neurotransmissores( acetilcolina, catecolaminas, glutamato, GABA) e por neuromoduladores e hormônios que interferem na aprendizagem.

    3 - FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL HUMANO

    OBJETIVO: Identificar as estruturas emocionais, relacionando a razão e a emoção no processo da aprendizagem e as diferentes habildades desenvolvidas e potencializadas. Reconhecer que a afetividade é a necessária para novas aquisições do aprendizado. EMENTA: Neocórtex e a Memória de Trabalho e o córtex pré-frontal na razão. O Córtex Cerebral. nas Funções Intelectuais. O Córtex e a criatividade. Mecanismos das estruturas neurais subjacentes aos comportamentos motivacionais do cérebro. Sistema Límbico. Hipotálamo e a filogênese da estrutura primitiva cerebral. Bases fisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo. Homeostase. Papel da Dopamina, Serotonina na motivação. Emoção e os Mecanismos no Encéfalo. Teorias da Emoção. Sistema Límbico, Medo e Ansiedade. Amigdala Cerebral. Circuitos Neurais da Agressão e Raiva. Hipotálamo e a Agressão. Reforço e Recompensa de dopamina no encéfalo. Síndrome da Negligência. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal. Formação Reticular, Habituação, Consciência caracterização e aspectos evolutivos instintivos e das emoções e suas estruturas neurais subjacentes do comportamento. Comportamento Adaptativo e Aprendizagem.

    4 - DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS

    OBJETIVO: Conhecer o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos, sua importância e aspectos evolutivos, as habilidades representacionais e as influências genéticas, sociais e culturais. Conhecer algumas fases do desenvolvimento humano e suas progressivas conquistas a partir de Piaget, Vygotsky e Wallon e suas influências no processo de aprendizagem. EMENTA: A descoberta da criança; O desenvolvimento humano; O desenvolvimento psicossocial; A contribuição de Piaget, Vygotsky e Wallon; O desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.

    5 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

    OBJETIVO: Apresentar o mundo da linguagem e todo o processo de aquisição no desenvolvimento humano, um processo que pode envolver dificuldades e impasses comprometendo o aprendizado de crianças em idade escolar, por isso, propomos discussões na visão de diferentes teóricos da lingüística e da psicologia. EMENTA: O desenvolvimento da linguagem: definições, conceitos e características; Representação da linguagem; Dificuldades de comunicação e linguagem; Educação especial nas deficiências auditivas.

    6 - HABILIDADES MOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    OBJETIVO: Compreender a pedagogia do corpo e do movimento e conectar estas ao aprendizado da criança. Conhecer a psicomotricidade para que possa utilizá-la com os alunos no desenvolvimento e na consciência do próprio corpo. Compreender a importância do jogo e do brinquedo auxiliando o conteúdo pedagógico e a própria organização do pensamento da criança. EMENTA: Pedagogia do corpo; Pedagogia do corpo e do movimento na 1ª e na 2ª infância; Jogos e brincadeiras na aprendizagem do aluno; Psicomotricidade; Desenvolvimento motor da criança.

    7 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    OBJETIVO: Compreender as especificidades relativas à estruturação de uma creche enquanto espaço de interação social das crianças e valorizar a formação e comprometimento do profissional envolvido com creche. Conhecer e identificar o operacional das práticas educativas que conduzam e permitam à criança de 0 a 6 anos viver e conviver no mundo social. Conhecer as principais tendências pedagógicas para atendimento do planejamento curricular e das abordagens metodológicas, e destacar as mudanças significativas que se operam com o uso da Pedagogia de Projetos. EMENTA: Estrutura de uma creche, atividades e profissionais envolvidos; Estruturando as salas ambientes na Educação Infantil; Alfabetização e suas implicações relação família-escola; Construção de propostas pedagógicas: desenvolvimento de currículo, programas e atividades; O desenvolvimento de projetos em educação infantil.

    8 - NEUROCIÊNCIA APLICADA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    OBJETIVO: Elaborar e aplicar planejamento na abordagem pedagógica a luz da neurociência. Reconhecer como cérebro aprende e guarda saberes diante do novo e da motivação. Diferenciar metodologias pedagógicas. EMENTA: Como o cérebro aprende e guarda saberes, através dos métodos pedagógicos e o uso correto de recursos de ensino. Motivação e a atuação do professor como incentivador da aprendizagem. Planejamento de ensino. Importância dos objetivos de ensino e tipos de objetivos. Seleção e organização de conteúdos

    9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    • Material do Curso:

      WEB - OnLine

      Quantidade de Parcelas:

      13

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Total a pagar agora:

      99,00
    • Demais Parcelas no boleto:

      12 x de 99,00
    Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$99,00
    Demais parcelas em 12 x de R$99,00 no Boleto.

     

    Preencha o formulário para ter mais informações desse curso.

Inscrições

Podem ser feitas por e-mail ou presencialmente Ou preenchendo o formulário da Pré-matrícula que entramos em contato - Clique Aqui.

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância

Telefone do Núcleo Central do Rio de Janeiro - (21) 3553 3762 / 3553 3416
Consulte o endereço e telefone de um Núcleo Regional de seu Estado - Núcleos Regionais.



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.