Pós-Graduação/MBA a Distância - EAD

PSICOMOTRICIDADE COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Objetivo

    O Curso de Psicomotricidade com ênfase na educação especial e inclusiva tem por objetivo capacitar educadores e profissionais das áreas afins através da promoção de fundamentos teóricos da psicomotricidade, em especial na análise do equilíbrio entre o corpo, a ação e o movimento, suas instabilidades, defasagens e perturbações psicomotoras, evidenciando a relevância da psicomotricidade funcional e relacional, além de demonstrar técnicas e avaliações psicomotoras promovendo a obtenção e a reeducação da aprendizagem desejável em crianças típicas e atípicas, sendo neste caso oferecido também fundamentos teóricos da educação especial, princípios metodológicos da inclusão e uma ação educativa voltada para a educação especial e inclusiva.

    1 - PSICOMOTRICIDADE E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

    OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.

    2 - PSICOMOTRICIDADE

    OBJETIVO: Apresentar um panorama histórico sobre a Psicomotricidade, sua origem, seus conceitos, seus objetivos. Favorecer o entendimento sobre a Psicomotricidade funcional (áreas psicomotoras) e relacional (conceitos relacionais). Discutir as quatro áreas de atuação do Psicomotricista, que são: estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora, abordando as possíveis dificuldades, defasagens e instabilidades na falta de um adequado desenvolvimento da psicomotricidade humana. EMENTA: Fundamentos da psicomotricidade; Áreas de Atuação da Psicomotricidade; Psicomotricidade funcional e relacional; Desenvolvimento psicomotor humano; A criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades; Instabilidades, defasagens, perturbações psicomotoras.

    3 - NEUROCIÊNCIA E PSICOMOTRICIDADE

    OBJETIVO: Expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; Distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; Estudar a memória, seus tipos e funções; Demonstrar a filogênese do sistema nervoso; Discutir sobre a linguagem e seus distúrbios; Abordar as regiões encefálicas numa visão integrada; Analisar os impactos da neurobiologia no âmbito da sala de aula. EMENTA: Funções gerais do Sistema Nervoso e sua relação com a aprendizagem; Plasticidade cerebral e memória; A filogênese do sistema nervoso: linguagem e Pensamento; Estruturas neurais dos movimentos e da aprendizagem motora.

    4 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO

    Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.

    5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial

    6 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Objetivo: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. Ementa: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Comunidade Escolar; O Ajuste da Escola para Todas as Crianças; Princípios da Cultura Inclusiva no Âmbito da Comunidade Escolar; Reflexões sobre a Formação do Professor para Educação Inclusiva; A Sala de Aula Inclusiva: o cotidiano professor-aluno na inclusão; O Envolvimento Familiar na Educação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.

    7 - TÉCNICAS E AVALIAÇÕES PSICOMOTORAS

    OBJETIVO: Apresentar o que constitui uma Avaliação Psicomotora; Analisar a importância de uma Avaliação Psicomotora para um adequado trabalho e desenvolvimento psicomotor; Mostrar como construir uma Anamnese e qual a sua importância no processo avaliativo; Analisar algumas defasagens, perturbações e dificuldades apresentadas por Gislene de Campos Oliveira, A. De Meur & L. Staes, entre outros; Questionar qual a importância da relação entre o observador e o observado a demanda, a devolução, como é uma sala adequada ao trabalho psicomotor, os materiais; Disponibilizar a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca e o Exame Psicomotor de Francisco Rosa Neto; EMENTA: Avaliação Psicomotora; Anamnese; Aspectos gerais da avaliação psicomotoras psicomotora e das dificuldades; Bateria psicomotora de Vítor da Fonseca e Exame motor de Francisco Rosa Neto.

    8 - PRÁTICA DE JOGOS PSICOMOTORES

    OBJETIVO: Perceber a importância das Práticas psicomotoras; entender que a Prática de Jogos Psicomotores é um recurso propício à construção do conhecimento; e avaliar a importância das relações estabelecidas pela criança, sejam escolares, familiares e sociais. EMENTA: Prática de Jogos Psicomotores; Tipos de Jogos; e a criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades.

    9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    • Material do Curso:

      WEB - OnLine
    • Matrícula(R$):

      80,00
    • Valor:

      13 x de 199,00

    Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD

Inscrições

Podem ser feitas por e-mail ou presencialmente Ou preenchendo o formulário da Pré-matrícula que entramos em contato - Clique Aqui.

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância

Telefone do Núcleo Central do Rio de Janeiro - (21) 3553 3762 / 3553 3416
Consulte o endereço e telefone de um Núcleo Regional de seu Estado - Núcleos Regionais.



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.