Pós-Graduação/MBA Presencial

COMPLEMENTAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Oferecer aprimoramento do conhecimento teórico-prático acerca da atuação Psicopedagógica Clínica ( avaliação, intervenções e diagnósticos diferenciais).

    1 - AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM E PERFIL PSICOMOTOR

    Consciência fonológica. Percepção e Processamento auditivo. Coordenação motora ampla e fina. Esquema corporal. Lateralidade. Orientação espacial e temporal. Sequência. Relação dos movimentos com a comunicação, afetividade e aprendizagem.

    2 - AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA

    Conceitos básicos do Diagnóstico Psicopedagógico. Instrumentos de avaliação clínica. Anamneses. EOCA (Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem). Avaliação Nível Pedagógico (escrita, leitura e cálculos). Diagnóstico Operatório ( Provas Piagetianas). Técnicas Projetivas( Dupla Educativa). Aspectos afetivo, social e familiar. Relatório de avaliação. Entrevista de devolução. Aplicação prática das técnicas avaliativas.

    3 - DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

    Avaliação das dificuldades de aprendizagem secundárias. Diagnóstico diferencial para os transtornos do desenvolvimento e a avaliação neuropsicológica. Funções executivas. Protocolos investigativos. Intervenção e orientações iniciais.

    4 - JOGOS NA CLÍNICA PSICOPEDAGÓGICA

    O jogo como instrumento diagnóstico. Intervenção clínica por meio de atividades lúdicas nas DAs. Desenho livre, dramatização e artes como recurso auto expressivo.

    5 - SUPERVISÃO PRÁTICA

    Os encontros para supervisão prática visam à experiência prática por meio de casos clínicos apresentados e discutidos em grupo. Objetivos: levantamento de hipóteses; aplicabilidade dos instrumentos avaliativos; análise de material pedagógico; análise de sessão clínica (etapas da avaliação e entrevista operativa) por meio de vídeos; apresentação de casos diferenciados para observação e análise de comportamentos atípicos e direcionamento do caso. Encaminhamento dos casos e elaboração de seus relatórios.

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.