Pós-Graduação/MBA Presencial

NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O curso tem por objetivo formar e capacitar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais de educação num contexto interdisciplinar das neurociências básicas aplicadas no cotidiano escolar. Promovendo conhecimento que entre inúmeras capacidades, propiciarão o entendimento da maneira como o sistema nervoso central desenvolve os aspectos de aprendizagem da fala, leitura e escrita. Compreendendo a recepção de informações, interpretações e a elaboração de respostas.

    1 - DINÂMICA DAS RELAÇÕES HUMANAS E NEUROCIÊNCIA

    Promover a ação a aprendizagem através das relações individuais e grupais, a fim de valorizar a aprendizagem do cérebro social, sendo utilizado todos os contextos propostos nas outras disciplinas, perpassando nos procedimentos relacionados à memória humana, atenção, percepção, criatividade, pensamento, linguagem, expressão motora, emoção, afetividade e inteligência humana.

    2 - FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E APRENDIZAGEM

    Estruturas embriológicas do telencéfalo e diencéfalo,Córtex cerebral e áreas do neocórtex.Células Glias e bainha de mielina.Propriedades do Potencial de Ação do neurônio na organização da aprendizagem cognitiva e comportamental.Tipos de sinapses e transmissão de neurotransmissores da aprendizagem e do comportamento(sinaptogênese). Neurônios, Compartimentos neuronais, Fibra nervosa, Sinapse, Mediadores químicos, Barreiras do SN. Medula espinhal e áreas encefálicas integradas para a aprendizagem e comportamento. Morfofuncionalmente do sistema nervoso central e periférico humano; Revestimento do SNC, nervos aferentes e eferentes, sistema nervoso autônomo/periférico somático e visceral e os princípios de vascularização encefálica. Formação da Bainha de Mielina e aprendizagem. As Estruturas do SNC e organização do encéfalo e da medula espinhal (cérebro, cerebelo,tronco encefálico) estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem e no comportamento humano. Estudo filogenético do sistema nervoso central. Evolução dos sentidos biológicos e suas conexões neurais. Bases neurais da memória, da atenção e da aprendizagem. Modulação da memória por neurotransmissores( acetilcolina, catecolaminas,glutamato,GABA) e por neuromoduladores e hormônios que interferem na aprendizagem.

    3 - FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL HUMANO

    Bases filogenéticas do cérebro humano ( primitivo, emocional e intelectual). Áreas encefálicas especializadas na linguagem. Estudos da linguagem e a estimulação cerebral. Atenção. Conseqüências Comportamentais da Atenção. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal. Formação Reticular,Habituação,Consciência caracterização e aspectos evolutivos. Lateralização Hemisférica de Função. Pensamento e Ação, Sensação, Percepção e Imagens Mentais. Áreas de Associações. Criatividade. Plasticidade Cerebral. Memória. Bases Moleculares da memória. Tipos de Memórias. Lobos temporais e a Memória. Funções do Hipocampo na Memória. Neocórtex e a Memória de Trabalho e o córtex pré-frontal na razão. O Córtex Cerebral. nas Funções Intelectuais .O Córtex e a criatividade. Mecanismos das estruturas neurais subjacentes aos comportamentos motivacionais do cérebro. Sistema Límbico. Hipotálamo e a filogênese da estrutura primitiva cerebral.Bases fisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo. Homeostase. Papel da Dopamina, Serotonina na motivação. Emoção e os Mecanismos no Encéfalo. Teorias da Emoção. Sistema Límbico, Medo e Ansiedade. Amigdala Cerebral.Circuitos Neurais da Agressão e Raiva.Hipotálamo e a Agressão. Reforço e Recompensa de dopamina no encéfalo. Síndrome da Negligência. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal.Formação Reticular,Habituação,Consciência caracterização e aspectos evolutivos instintivos e das emoções e suas estruturas neurais subjacentes do comportamento.Comportamento Adaptativo e Aprendizagem.

    4 - HISTÓRIA DAS NEUROCIÊNCIAS: EVOLUÇÃO E ATUALIDADE

    Origem e desenvolvimento histórico das Neurociências. O encéfalo e a construção do conhecimento na Grécia, no Império Romano, no século XIX. Neurociência Hoje: Noções da Neurociência Molecular,Celular e dos Sistemas comportamentais e cognitivas.Fundamentos da Bioética e as pesquisas no campo das neurociências.

    5 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    6 - NEUROCIÊNCIA APLICADA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

    Como o cérebro aprende e guarda saberes, através dos métodos pedagógicos e o uso correto de recursos de ensino. Motivação e a atuação do professor como incentivador da aprendizagem. Planejamento de ensino. Importância dos objetivos de ensino e tipos de objetivos. Seleção e organização de conteúdos.

    7 - NEUROCIÊNCIA DA MOTRICIDADE E SENSORIAL

    Controle Encefálico do Movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções. Contração do Músculo Esquelético e Transmissão Neuromuscular nas ações voluntárias do corpo .A Importância da Respiração na Aprendizagem.Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração. Rítmos do Encéfalo e as Síndromes motoras.Ciclo do Sono. Vigíla, Ritmos Circadianos e Cronobiologia Movimentos Expressivos (Percepção e Comportamento).

    8 - NEUROCIÊNCIA E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

    Bases e o contexto Histórico da Educação. A Contribuição da escola no desenvolvimento cognitivo da aprendizagem. Razão e emoção no contexto escolar. Teoria da Complexidade e da Subjetividade na organização do conhecimento. A Plasticidade Cerebral e os estímulos neurais no processo da aprendizagem. Origem do Pensamento e a formação das conexões nas estruturas neurais.Teoria das Habilidades Múltiplas e os estímulos das Inteligências. Educação Emocional. Auto-estima na aprendizagem.Teoria da Aprendizagem e os Teóricos da Educação. Processos de informações e o papel do cérebro na aprendizagem.Tendências Pedagógicas Contemporâneas.

    9 - NEUROCIÊNCIAS E OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM

    Distúrbio da Atenção, Distúrbios de Memória, Distúrbios de Linguagem, Apraxias, Afasias, Agnosias, Dislexia, Disgrafias,Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Dependências Químicas, Outras funções executivas. Neurobiologia do Estresse, Fobias. Reflexos e Comportamentos Complexos. Hiperatividade e Déficit de Atenção nos comportamentos sociais. Envelhecimento neurológico. Alterações Neuropsicológicas na Criança e no Adolescente.

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.