Pós-Graduação/MBA Presencial

PSICOPEDAGOGIA

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Oportunizar conhecimentos aos profissionais das diversas áreas, que se mostram interessados em aprofundar seus conhecimentos acerca da aprendizagem humana, objetivando a participação no diagnóstico e no tratamento dos distúrbios da aprendizagem.

    1 - ALTERAÇÕES E TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO NA CRIANÇA E ADOLESCENTE

    Estabelecer diferença entre transtornos do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem. Alterações da memória; perceptivas(disgnosias) e motoras (dispraxias). Principais síndromes. Alterações neurológicas. Transtornos do desenvolvimento mental (Retardo Mental; TDAH; Transtornos de Desafio e Conduta; Ansiedade e Fobias; Tiques; Depressão Infantil; Transtorno do Humor; Autismo e Transtorno de Asperger). Definir características, sintomatologia e etiologias.

    2 - ASPECTOS PSICOMOTORES E APRENDIZAGEM

    Conhecimento dos marcos do desenvolvimento psicomotor e sua relação com a aprendizagem (tônus; equilíbrio; habilidades de locomoção; esquema corporal; organização espacial; estruturação espaço-temporal; lateralidade e motricidade fina). Conhecimento dos transtornos psicomotores.

    3 - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA

    Entrevista, observação e registro. Análise do material escolar. Direcionamento e encaminhamentos. Relatório escolar. Técnicas de avaliação na Escola. Atividades direcionadas. Apoio técnico-pedagógico à equipe escolar. Reuniões de pais e espaço informativo. Orientações familiares. Prática de jogos e atividades lúdicas como recurso de intervenção psicopedagógica escolar.

    4 - CONSTRUÇÃO DA LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA

    Evolução da leitura e da escrita. Processo de alfabetização. Construção do raciocínio lógico matemático. Os Transtornos da Aprendizagem Específicos: Dislexia, Discalculia e Disgrafia.

    5 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM PSICOPEDAGOGIA

    Desenvolvimento da linguagem. Alterações da linguagem (fonação; articulação da palavra; gagueira; taquilalia; dislalia; disfasias). Transtornos da Comunicação (Linguagem Expressiva e Linguagem Receptivo Expressiva). Implicações no processo de aprendizagem.

    6 - DIDÁTICA PSICOPEDAGÓGICA

    Práticas psicopedagógicas. Currículo escolar e currículo adaptado. Contextualização da aprendizagem. Conteúdos escolares e vivências práticas. Avaliação flexível. Motivação e aprendizagem, duas faces do processo: professor x aluno. Erro ou fracasso. Exame x Avaliação da aprendizagem.

    7 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    8 - NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

    Funções gerais do Sistema Nervoso e sua relação com a aprendizagem. Memória; Atenção; Percepção; Linguagem e Pensamento. Emoção e o processo de aprendizagem.

    9 - PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR

    Oferecer conhecimentos acerca de programas e técnicas psicopegagógicas específicas. Estratégias para Programa de Atenção Individualizada no ambiente escolar. Elaboração de recursos para suprir demanda teórico e prática dos profissionais da escola. Otimização das reuniões de pais com temas para debates informativos. Atuação coordenada entre escola/família/terapeutas.

    10 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E PSICOPEDAGOGIA

    Contribuição da Psicologia na atuação psicopedagógica. Oferecer base para o aprimoramento teórico acerca do desenvolvimento (concepção; gestação; expectativas familiares; cognição; afetividade e socialização) através dos pressupostos teóricos de Piaget, Freud, Wallon, Vygotsky, Mahler.

    11 - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

    Conceitos e histórico. Fundamentos teóricos. Diferença entre atuação clínica e institucional. Psicopedagogia, família e escola. Diferentes abordagens. Entrevista e anamnese. Importância da intervenção escolar na prevenção dos problemas de aprendizagem. Conceito de fracasso escolar.

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.